Beach Tennis

Cardápio de raquetes

Conheça as principais características das raquetes de beach tennis, avalie seu estilo de jogo e opte por um modelo que lhe traga mais benefícios


COM O DESENVOLVIMENTO CONSTANTE do beach tennis e o aumento do número de jogadores, a variedade de equipamentos para a prática da modalidade não poderia ficar para trás. E hoje, quando um jogador, iniciante ou profissional, quer escolher um modelo de raquete, deve levar em consideração diversos aspectos importantes que irão influenciar diretamente em seu jogo.

Atualmente, o Brasil comercializa diversas marcas, entre elas: Power, Vision, Dranix, Drop Shot e Head. É preciso conhecer as diferenças entre os modelos para saber como escolher aquele que melhor se adapta ao seu estilo de jogo.

Comprimento

Segundo as regras da ITF (Federação Internacional de Tênis), a raquete não pode exceder 50 cm de comprimento, medidos do limite inferior do cabo até a ponta da cabeça da raquete.

Normalmente a diferença de comprimento está no tamanho do cabo. Portanto, avaliaremos as opções “cabo curto” e “cabo longo”:

Cabo curto: o manuseio da raquete é facilitado pela diminuição do objeto (raquete) e é possível ter mais controle e precisão nos golpes. Deve-se levar em consideração a perda de alcance, o que dificulta a rebatida de bolas mais distantes do corpo.

Cabo longo: o manuseio da raquete é um pouco mais difícil, mas traz benefícios importantes como maior alcance e potência nos golpes.

  Manuseio Controle Potência Alcance
Cabo curto Fácil Maior Menor Menor
Cabo longo Difícil Menor Maior Maior

Peso

Não existem regras sobre o peso mínimo ou máximo de uma raquete. Porém, essa é uma característica que, além de ter impacto direto no estilo de jogo, é de extrema importância para a saúde do braço do jogador. As raquetes mais pesadas têm, como maior benefício, o aumento da potência dos golpes, enquanto as mais leves exigem mais aceleração do braço para gerar tal potência.

Em síntese, as principais diferenças entre uma raquete leve e outra pesada são:

  Manuseio Controle Potência Aceleração
do braço
Risco de lesão
Mais leve Fácil Maior Menor Maior Menor
Mais pesada Difícil Menor Maior Menor Maior

Equilíbrio

Diretamente ligado ao peso, avaliamos o equilíbrio de uma raquete de beach tennis de acordo com a distribuição do seu peso. Considerando-se que ela é formada por cabo, coração e cabeça, temos três tipos de equilíbrio:

Deslocado para a cabeça da raquete: por imprimir mais velocidade à bola, há uma consequente perda de controle. De maneira geral, raquetes com essa característica são usadas por jogadores principiantes, intermediários e, principalmente, veteranos, já que não é preciso fazer muito esforço para que a bola ganhe velocidade.

Deslocado para o cabo da raquete: imprime menos velocidade à bola, resultando em maior controle. Como exigem maior esforço na rebatida da bola, raquetes com essa característica são normalmente usadas por jogadores intermediários e avançados.

Equilibrada: são consideradas raquetes equilibradas aquelas em que o cabo e a cabeça têm os pesos semelhantes. As caraterísticas são mistas, mas nenhuma garante imprimir o grau máximo de velocidade ou grande controle de bola. Raquetes equilibradas podem ser usadas por todos os níveis de jogadores.

  Controle Potência Aceleração do braço
Peso na cabeça Menor Maior Menor
Equilibrada Médio Média Média


Raquetes parecem iguais, mas variam. Então, é importante avaliar os diferentes aspectos antes de optar por uma

Material e Flexibilidade

As raquetes de beach tennis utilizam fibra de vidro, grafite, carbono ou kevlar em sua composição. É justamente a combinação da flexibilidade e do peso desses materiais que determina o controle e a velocidade da bola. Ainda, são características que determinam o esforço que o jogador terá que fazer para golpear uma bola.

A maioria das pessoas acredita que as raquetes mais flexíveis geram maior potência nos golpes. Entretanto, são as mais rígidas que proporcionam mais velocidade, pois a bola permanece menos tempo em contato com a raquete, havendo, consequentemente, menor absorção de impacto.

  Flexibilidade Controle Potência Peso
Fibra de vidro Alta Maior Menor Menor
Grafite Intermediária Intermediário Intermediária Intermediário
Carbono/Kevlar Baixa Menor Maior Maior

Características da cabeça da raquete

Segundo as regras da Federação Internacional de Tênis (ITF), a superfície de impacto, definida como a área plana da cabeça da raquete, não deve exceder 30 cm de comprimento e 26 cm de largura.

Furos

É permitido fazer furos de até 13 mm na cabeça da raquete, com a finalidade de reduzir a resistência do ar e facilitar a rebatida.

Porém, raquetes com muitos furos tendem a diminuir a potência dos golpes e são excelentes para jogadores que gostam de dar toques com maior sensibilidade e pouca força (bolas curtas).

  Resistência do ar Exigência de força Potência
Mais furos Menor Maior Menor
Menos furos Maior Menor Maior

Espessura

A ITF determina que a distância entre as duas superfícies de impacto (grossura da raquete) deve ser constante e não pode exceder 38 mm.

Raquetes com o perfil mais largo são mais confortáveis por imprimirem mais velocidade à bola, porém, oferecem pouco controle. Raquetes mais finas exigem mais força por parte dos jogadores e oferecem um elevado grau de controle.

  Conforto Potência Controle
Mais larga Maior Maior Menor
Mais fina Menor Menor Maior

Textura

Raquetes fabricadas com materiais mais ásperos tendem a imprimir mais efeito na bola. Aliás, alguns jogadores do circuito colam lixas em suas raquetes para garantir mais efeito nos golpes, principalmente no saque.

Mais informações: marcela@crabbt.com.br

Por Marcela Evangelista

Publicado em 25 de Novembro de 2013 às 00:00


Beach Tennis raquete beach tennis modelo raquete Power Vision Dranix Drop Shot Head ITF cabo curto cabo longo

Artigo publicado nesta revista