Por onde a bolinha quica

Que arrancada / Tetracampeãs / Copa Guga Kuerten / Nova final / Empolgando


Que arrancada

A romena Simona Halep confirmou a excelente fase em 2013 e conquistou, no começo de novembro, o Torneio das Campeãs de Sofia, torneio que reuniu as melhores jogadoras dos eventos International na temporada. A jogadora de 22 anos derrotou grandes rivais como Ana Ivanovic e Samantha Stosur e encerrou o ano com 100% de aproveitamento nas finais – seis troféus em seis decisões. Com a campanha invicta na Bulgária, Halep, que começou o ano na 47ª colocação, alcançou o 11º lugar do ranking da WTA, ficando próxima de entrar pela primeira vez no top 10.

 

Tetracampeãs

Com força total, a Itália confirmou o favoritismo em Cagliari e conquistou o tetracampeonato da Fed Cup ao vencer a desfalcada Rússia por 4 a 0. Liderada por Sara Errani e Roberta Vinci, a Azurra se aproveitou do esquadrão enfraquecido de Shamil Tarpischev, que não contou com nenhuma jogadora top 100, e repetiu os títulos de 2006, 2009 e 2010.  O capitão Corrado Barazzutti exaltou o forte espírito de equipe das atletas como ponto fundamental para tal hegemonia. “As jogadoras têm o espírito correto para isso. Elas gostam de jogar pelo seu país, gostam de jogar em equipe e gostam umas das outras, são amigas que se apoiam. Acho que este é o segredo para ganhar a Fed Cup”, encerrou.

Copa Guga Kuerten

A tradicional Copa Guga Kuerten agitou as quadras do Jurerê Sports Center, em Florianópolis, no mês de outubro, e grandes revelações do tênis brasileiro se destacaram à frente do “manézinho da ilha”. Na categoria 18 anos feminino, a paulista Letícia Garcia Vidal (foto) recebeu o troféu das mãos do próprio Guga ao bater a compatriota Isabela Camargo na final por 6/3 e 6/0. No masculino, o francês Corentin Moutet derrotou o paranaense Fernando Yamacita por 7/6(7) e 6/3 e ficou com o caneco. Nos 16 anos, os gaúchos Orlando Luz e Luiza Braghini foram os vencedores. Uma grande surpresa foi o tricampeonato da argentina Anfisa Danilchenko. Após ser campeã nas categorias 9 e 10 anos nos últimos anos, dessa vez a hermana voltou para Buenos Aires com o troféu nos 14 anos.

Nova final

Em novembro, o Brasil conquistou o vice-campeonato do Campeonato Sul-Americano na categoria 12 anos masculino em Assunção, no Paraguai. O time, composto por Herick Isago (foto), Jackson Xavier e Victor Batista, foi derrotado pela Argentina na final por 2 a 0, em uma reedição da decisão de 2012, quando a equipe verde-amarela havia prevalecido na ocasião. No feminino, a equipe, formada por Alexandra Silva, Andressa Gomes e Laura Wayerbacher, fechou sua participação na sétima colocação.

 

Empolgando

Após enfrentar terrível série de derrotas, Thomaz Bellucci tentou a sorte nos Challengers pela América do Sul nessa reta final de temporada, em busca de confiança e pontos para o ranking. Em Montevidéu e Bogotá, ele jogou um tênis consistente e conquistou o título no Uruguai e vice na Colômbia para ingressar novamente no top 130. As novas promessas do tênis brasileiro acompanharam Bellucci e também fizeram bonito. O carioca Wilson Leite, 21 anos, fez dobradinha nos Futures de Belém e Porto Alegre, além do vice em Itajubá, e é um bom nome para ficar de olho em 2014. Número 1 do País no juvenil, o paulista Marcelo Zormann conquistou o primeiro título profissional, aos 17 anos, em Montes Claros, enquanto que Carolina Meligeni Alves, sobrinha de Fininho, disputou sua primeira decisão no profissional, em São José do Rio Preto. A jovem também de 17 anos foi derrotada apenas no terceiro set para a gaúcha Gabriela Cé.

RESULTADOS

Future de Montes Claros (Brasil) – 14 a 20 de outubro
Final de simples: Marcelo Zormann (BRA) v. Caio Silva (BRA) 6/3 e 6/3
Final de duplas: Gabriel Hocevar e Rafael Matos (BRA) v. Luís Britto e Marcelo Zormann (BRA) 7/5 e 7/5
ATP 500 de Valência (Espanha) – 21 a 27 de outubro
Final de duplas: Alexander Peya (AUT) e Bruno Soares (BRA) v. Bob Bryan e Mike Bryan (USA) 7/6(3), 6/7(1) e 13/11
Future de Belém (Brasil) – 21 a 27 de outubro
Final de simples: Wilson Leite (BRA) v. Thales Turini (BRA) 5/7, 6/1 e 6/2
Challenger de Montevidéu (Uruguai) – 28 de outubro a 3 de novembro
Final de simples: Thomaz Bellucci (BRA) v. Diego Sebastian Schwartzman (ARG) 6/4 e 6/4
Future de Porto Alegre (Brasil) – 28 de outubro a 3 de novembro
Final de simples: Wilson Leite (BRA) v. Caio Zampieri (BRA) 2/6, 6/2 e 6/4
Final de duplas: Fabrício Neis e Caio Zampieri (BRA) v. Oscar Gutierrez e Osni Júnior (BRA) 6/0 e 6/1
Challenger de Bogotá (Colômbia) – 4 a 10 de novembro
Final de simples: Victor Estrella (DOM) v. Thomaz Bellucci (BRA) 6/2, 3/0 e desistência.
Future de Itajubá (Brasil) – 4 a 10 de novembro
Final de simples: Ricardo Hocevar (BRA) v. Wilson Leite (BRA) 6/3 e 6/1
Final de duplas: Pedro Sakamoto e Alexandre Tsuchiya (BRA) v. Gustavo Guerses (BRA) e Facundo Mena (ARG) 7/5, 6/7(1) e 10/8
ITF US$10.000 de São José do Rio Preto (Brasil) – 4 a 10 de novembro
Final de simples: Gabriela Cé (BRA) v. Carolina Meligeni Alves (BRA) 6/2, 4/6 e 7/5
Final de duplas: Gabriela Cé e Nathália Rossi (BRA) v. Carolina Meligeni Alves e Juliana Cardoso (BRA) 6/3 e 6/4
Da redação

Publicado em 25 de Novembro de 2013 às 00:00


Quadras Simona Halep Torneio das Campeãs de Sofia Tetracampeãs Copa Guga Kuerten Herick Isago Thomaz Bellucci

Artigo publicado nesta revista