Regras

Entenda a contagem do placar no tênis

15, 30, 40. A contagem no tênis é mais simples do que parece


Foto: AELTC/Joel Marklund

MUITOS QUE TEM O PRIMEIRO contato com o tênis às vezes se sentem um pouco perdidos para acompanhar os placares dos jogos. Se esse é o seu caso, calma. Não é tão difícil quanto parece. Então, vamos explicar desde o começo,

Leia mais:
+ Confira a Biografia dos principais tenistas do mundo
+ Veja dicas para aprender a jogar tênis

As partidas de tênis são divididas em pontos, games e sets. Quando um jogador vence quatro pontos, ele ganha um game. Quando ele vence seis games, ele ganha o set. Simples? Simples. Agora duas complicações:

1- Caso cada um dos tenistas faça três pontos no mesmo game, é preciso que um deles vença dois pontos para definir o ganhador do game.

2- Caso ambos os tenistas cheguem a seis games (sem que nenhum deles abra dois games de diferença para o adversário), joga-se um tiebreak, ou desempate. Aí, quem vencer sete pontos (sempre pensando que é preciso estar, no mínimo, a dois de vantagem do oponente para vencer), ganha o set.

Enfim, se for um jogo comum do circuito ATP, em melhor de três sets, quem vencer dois sets, ganha. Se for uma partida masculina de Grand Slam, em melhor de cinco sets, quem vence três, ganha. Um detalhe: em alguns Grand Slams (como Australian Open, Wimbledon e Roland Garros), caso os tenistas empatem em dois sets, o último set não tem tiebreak, ou seja, eles ficam jogando até alguém abrir dois games de vantagem.

Veja também:
+ Confira o ranking da ATP atualizado
+ Saiba quais são os prêmios e pontuação nos torneios da ATP

Porque se diz Love no tênis?

POR QUE 15, 30, 40?

Uma das coisas que mais intriga quem nunca viu tênis são os números da contagem dos games. Contudo, é muito mais simples do que parece. Se você faz o primeiro ponto do game, tem 15 a 0. Se faz o segundo, 30 a 0. O terceiro, 40 a 0. Se fizer mais um, fecha o game. De onde veio 15, 30, 40? Do relógio. Mas então não seria 45 ao invés de 40? Sim, mas, seguramente, com o passar do tempo, as pessoas adotaram 40, pois seria mais fácil de dizer do que 45. Ou seja, abreviaram.

E quando dois tenistas empatam em 40? Como explicado antes, um deles terá de vencer dois pontos para ganhar o game. No caso de empate em 40, geralmente diz-se 40 iguais, ou somente iguais. Caso o sacador faça o ponto seguinte, diz-se "Vantagem a favor". A favor de quem? Do sacador. Se quem ganha o ponto seguinte é o recebedor, diz-se: "Vantagem contra". Contra quem? O sacador.

Aliás, todos os pontos são "cantados" em relação ao sacador. Então, se você estiver sacando e fizer o primeiro ponto, diz-se: 15 a 0, ou 15/0. Se quem fez o ponto foi o adversário que está recebendo, diz-se: 0 a 15, ou 0/15. Da mesma maneira em relação aos games. Caso você esteja sacando e esteja perdendo por 3 games a 2, dirá: 2 a 3, ou 2/3.

Contagem de placar em jogos de duplas

Atualmente, os jogos de duplas da ATP possuem um formato de contagem um pouco diferente do convencional. São dois os pontos divergentes:

1- Quando as duas duplas estão empatadas em 40 em um game, a dupla que está recebendo o saque escolhe o jogador receberá. Aí, quem fizer esse ponto ganha o game.
2- Caso as duplas empatem em 1 set a 1, joga-se - ao invés de um novo set - um match-tiebreak, que nada mais é do que um tiebreak até 10 pontos. A parceria que fizer 10 primeiro (sempre com dois de vantagem), ganha a partida.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 5 de Janeiro de 2017 às 12:00


Notícias contagem tênis 15 30 40 tiebreak Regras do Tênis

Artigo publicado nesta revista