Que tal fazer parte de um ranking de beach tennis?

Entenda como funcionam os rankings e se prepare para alcançar a colocação desejada


Dentro da comunidade do beach tennis, os últimos meses foram muito movimentados com a divulgação de inúmeros torneios por todo o Brasil. Os jogadores terão a oportunidade de, praticamente, participar de um torneio por fim de semana nos próximos meses. O interesse por parte de diversas praias, clubes e parques em sediar eventos aumenta em resposta ao empenho e vontade dos beach tenistas em competir.

Como consequência desse cenário, muitas federações e confederações estão inserindo novos rankings de beach tennis em seus departamentos. Então, se antes você era apenas um jogador amador de beach tennis, hoje existe a possibilidade e oportunidade de fazer parte de um ranking da modalidade.

Nesse momento, surgem algumas dúvidas: “Mas como funcionam os rankings de beach tennis? Como faço para pontuar? Todos os torneios computam pontos e a mesma quantidade? Jogo categoria de idades, vou concorrer com jogadores de classes?”.

Regras

Cada entidade tem autonomia para escolher suas regras, mas alguns critérios são seguidos em todas elas. Como, por exemplo:

  • Todos os jogadores que tiverem interesse em fazer parte de um ranking, devem fazer um cadastro na entidade de interesse.
  • Ao fazer o cadastro, o jogador receberá um código de identificação, que deverá ser informado no ato da inscrição em torneios que computem pontos para a entidade escolhida.
  • O ranking será dividido em categorias e cada jogador apenas pontuará em sua respectiva categoria.
  • A pontuação é individual mesmo em competições disputadas em duplas.
  • Existem níveis diferentes de torneios e pontuação. Torneios mais importantes, seja pela distribuição de prêmios, seja pela indicação da entidade, distribuem mais pontos.
  • A entidade define um número máximo de torneios computados durante um determinado tempo e serão considerados os seus melhores resultados dentro desse limite de torneios e tempo. Exemplo: serão considerados apenas os seus melhores quatro resultados em um período de um ano. Ou seja, se você tiver cinco títulos de campeão, apenas quatro serão levados em consideração. Dessa maneira, jogadores que participam de um número maior de torneios não têm privilégios.
  • Atualizações de rankings são feitas em grande quantidade e a periodicidade é determinada pela entidade. Exemplo: a ITF (Federação Internacional de Tênis) divulga rankings atualizados toda segunda-feira e, os pontos conquistados em um torneio, passam a ser computados três semanas após a data de início do torneio em questão.
  • Jogadores melhores ranqueados são colocados automaticamente como cabeças de chave nos torneios.
Por Marcela Evangelista

Publicado em 16 de Julho de 2015 às 00:00


Beach Tennis regras como funciona ranking

Artigo publicado nesta revista

A vez das meninas!

Revista TÊNIS 142 · Julho/2015 · A vez das meninas!

Brasileiras têm a chance de se consagrar jogando em Floripa + guia para aproveitar o melhor do Brasil Tennis Cup