Beach Tennis

Duelos na areia

Quais os principais torneios e jogadores de Beach Tennis do mundo?


PÉ NA AREIA JÁ NÃO É SINÔNIMO apenas de férias e diversão. Com o aumento da popularidade do Beach Tennis, cresce também o número de jogadores que encaram o esporte como uma profissão e constroem uma carreira profissional no circuito de torneios realizado em diversos países do mundo. Em busca de títulos e da liderança no ranking, os profissionais de Beach Tennis se multiplicam, tornando o esporte cada vez mais competitivo e atrativo para fãs.

TORNEIOS NO BRASIL

No Brasil, os estados que realizam torneios com mais frequência são São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará. As confederações, federações e associações são responsáveis pela realização desses torneios e atualizam constantemente o calendário com novos eventos. Estima-se que, em 2012, o número de torneios será superior aos mais de 40 eventos realizados em 2011.

Apesar de muitas competições oferecerem premiação em dinheiro direcionadas à categoria profissional, o jogador iniciante ou de nível intermediário também tem a oportunidade de participar do mesmo torneio, porém, em categorias distintas, determinadas por nível técnico.

Os torneios do circuito mundial da ITF realizados no Brasil têm grande importância no calendário mundial e atraem estrangeiros por oferecerem premiações que chegam a US$ 15 mil. Exemplo disso foi a presença de alguns dos principais jogadores da Itália no torneio de Florianópolis, realizado em dezembro de 2011.

CIRCUITO MUNDIAL

O circuito de Beach Tennis da ITF (Federação Internacional de Tênis) é o que mais atrai os jogadores por ser mais ativo e pelo elevado grau de competitividade. Para o ano de 2012, 106 torneios estão programados em mais de 20 países. A maior concentração de torneios está na Europa, entre junho e agosto, justamente durante o verão do hemisfério norte. Os nossos beach-tenistas já podem contar com cinco torneios em areias brasileiras, lembrando que esse calendário é atualizado regularmente e outros eventos ainda podem ser adicionados ao longo do ano.

PRINCIPAIS TORNEIOS NO MUNDO

Os torneios mais importantes são aqueles que distribuem mais pontos para o ranking ao qual estão vinculados. No circuito da ITF, até o ano passado, o torneio com maior pontuação havia sido disputado durante três anos consecutivos no Foro Itálico, durante o ATP Masters 1000 de Roma. Em junho deste ano e com os mesmos 250 pontos para cada um dos integrantes da dupla campeã, foi a vez da Bulgária sediar o torneio mais importante do circuito.

Se por um lado os torneios de maior pontuação são os mais relevantes para aqueles em busca da liderança do ranking, os torneios que atraem o maior número de participantes e possuem as maiores estruturas são os que oferecem maior premiação em dinheiro. Em dezembro de 2011, a cidade de Florianópolis sediou o - até então - maior torneio do circuito da ITF, com US$ 15 mil de premiação. Em junho deste ano, entretanto, a Itália superou essa marca com um torneio de premiação igual a 20 mil euros.

Independentemente da premiação ou pontuação oferecida no torneio, existem ainda aqueles eventos que atraem beach-tenistas do mundo todo por diversos motivos: o torneio realizado na cidade italiana de Cervia já foi eleito inúmeras vezes como o melhor do mundo no Oscar italiano do Beach Tennis, realizado pela Associação dos Jogadores de Beach Tennis (AGB, na sigla em italiano). Além disso, torneios realizados em locais paradisíacos, como Aruba e Bermuda, estão entre os mais procurados por jogadores.

RANKING MUNDIAL DA ITF
(09/07/2012)

Masculino
1º Marco Garavini (ITA)
1º Paolo Tazzari (ITA)
3º Michele Cappelletti (ITA)
3º Luca Carli (ITA)
5º Matteo Marighella (ITA)
5º Luca Meliconi (ITA)

Feminino
1ª Simona Briganti (ITA)
1ª Laura Olivieri (ITA)
3ª Simona Bonadonna (ITA)
3ª Eva D’Elia (ITA)
5ª Federica Bacchetta (ITA)
5ª Giulia Spazzoli (ITA)

Para mais informações sobre o circuito de Beach Tennis da ITF, calendários e rankings, visite: www.itftennis.com/beachtennis

 

divulgaçãoOs principais jogadores do mundo são italianos, mas franceses, norte-americanos, japoneses e também brasileiros têm posições de destaque no ranking

PRINCIPAIS JOGADORES DO BRASIL E DO MUNDO

O ranking de Beach Tennis da ITF é formado pelos quatro melhores resultados do jogador no ano e é atualizado a cada três semanas. Apesar de ser uma modalidade que vem ganhando novos praticantes e competidores mundialmente, apenas 11 países têm representantes entre os top 50 do ranking feminino e masculino, e apenas cinco são representados em ambas as listas: Itália, Estados Unidos, Japão, França e Brasil.

Confirmando a tradição, são da Itália os cinco primeiros colocados no ranking masculino e feminino, assim como mais da metade dos jogadores e jogadoras ranqueados entre os 50 melhores do mundo. O Brasil, além de ser um dos cinco países que têm representantes entre os top 50 no masculino e feminino, também se destaca por, juntamente com a Itália, formar o seleto grupo dos 25 melhores jogadores do mundo. Ou seja, até a 25ª colocação do ranking masculino, a lista é formada apenas por brasileiros e italianos.

Os top 5 beach tenistas brasileiros no ranking mundial da ITF, de acordo com a lista divulgada em 9 de julho, são:

Feminino

Joana Cortez e Samantha Barijan (empatadas na 7ª colocação)
Paula Cortez e Flávia Muniz (empatadas na 16ª colocação)
Mônica Capelli (50ª posição)

Masculino

Vinícius Font e Guilherme Prata (empatados na 14ª colocação)
Thales Santos e Marcus Vinícius Ferreira (empatados na 22ª colocação)
Luís Pedreira (41ª colocação)

Marcela Evangelista
Ex-top 350 da WTA, 3º lugar no Mundial de Beach Tennis em Ravenna 2008, Incentivadora do Beach Tennis no Brasil
www.crabbt.com.br
Marcela Evangelista

Publicado em 19 de Julho de 2012 às 09:19


Beach Tennis

Artigo publicado nesta revista