Por onde a bolinha quica

Por onde a bolinha quica

Ron C. Angle/TPL

BRASIL NAS OLIMPÍADAS

Felizmente para o Brasil, Thomaz Bellucci recebeu o tão sonhado convite da Federação Internacional de Tênis (ITF) para a chave de simples dos Jogos Olímpicos de Londres. Além da competição individual, Bellucci também vai jogar duplas, ao lado de André Sá. O Brasil também contará com Marcelo Melo e Bruno Soares - que atuarão juntos em uma edição das Olimpíadas pela primeira vez.

GANHOU NA ALEMANHA

Buscando acumular pontos para ganhar posições no ranking, Thomaz Bellucci executou perfeitamente sua estratégia no challenger de Braunschweig, jogado no saibro da Alemanha. O paulista venceu, na final, o atleta da casa Tobias Kamke e conseguiu mais 125 pontos no ranking, chegando à 64ª posição. Este foi o primeiro título de Bellucci desde 2012, quando ganhou o ATP 250 de Santiago.

RESULTADOS
CHALLENGER DE BRAUNSCHWEIG – DE 02 A 07/07
Thomaz Bellucci (BRA) v. Tobias Kamke (GER) 7/6(4) e 6/3

TRÊS VEZES BRASIL

Nos últimos quatro Futures que tivemos em território nacional, saímos vencedores de dois e ainda conseguimos todos os troféus de duplas. Em Lins, as finais foram totalmente nacionais, e Fernando Romboli (simples) e os duplistas Henrique Cunha e Bruno Semenzato foram os campeões. No nordeste brasileiro, em Fortaleza, também conseguimos as taças, com Leonardo Kirche nas simples, e André Miele e Fabrício Neis nas duplas. Em seguida, partimos para a cidade mineira de Divinópolis, onde Daniel Dutra da Silva e Caio Silva levaram a melhor sobre os também brasileiros Alex Blumenberg e Eduardo Dischinger. Por fim, em Jundiaí, ficamos com as duplas, com Diego Matos e Caio Silva, que fizeram final verde-amarela com Augusto Laranja e Thales Turini.

RESULTADOS
FUTURE DE LINS (SP) – DE 11 A 17/06
Simples: Fernando Romboli (BRA) v. Bruno Semenzato (BRA) 6/2 e 6/4
Duplas: Henrique Cunha (BRA) e Bruno Semenzato (BRA) v. Idio Escobar (BRA) e Marlon Oliveira (BRA) 7/5 e 6/3
FUTURE DE FORTALEZA (CE) – DE 18 A 24/06
Simples: Leonardo Kirche (BRA) v. Fabrício Neis (BRA) 6/4, 6/7 (5) 5 7/5
Duplas: Andre Miele (BRA) e Fabrício Neis (BRA) v. Maximiliano Estevez (ARG) e Leonardo Kirche (BRA) 6/3, 6/7 (3) e 10/7

FUTURE DE DIVINÓPOLIS (MG) – DE 25/06 A 01/06
Simples: Maximiliano Estevez (ARG) v. Leonardo Kirche (BRA) 6/3 e 6/2
Duplas: Daniel Dutra da Silva (BRA) e Caio Silva (BRA) v. Alex Blumenberg (BRA) e Eduardo Dischinger (BRA) 6/2 e 6/2

FUTURE DE JUNDIAÍ (SP) – DE 02 A 08/07
Simples: Nicolas Gustavo Kauer (CHI) v. Daniel Dutra da Silva (BRA) 6/2 e 6/1
Duplas: Diego Matos (BRA) e Caio Silva (BRA) v. Augusto Laranja (BRA) e Thales Turini (BRA) 6/4 e 6/2

CAMPEÕES EM WIMBLEDON

A Revista TÊNIS saiu com um título em Wimbledon. Durante o domingo, 1o de julho, dia de descanso dos tenistas no Aberto inglês, foi realizado seu tradicional torneio de imprensa - organizado por Rob Castorri, ex-tenista profissional. Disputado já há quase 20 anos, o troféu Roy McKlevie - jornalista inglês especialista em tênis, que faleceu em 1996 - desta vez foi empunhado pelo editor da Revista TÊNIS, Arnaldo Grizzo. Ele venceu a competição, que ocorreu nas quadras de Wimbledon Park, um clube anexo ao All England, onde ocorrem os jogos do Grand Slam. O torneio contou com a participação de 18 jornalistas do mundo todo, que disputaram partidas de duplas revezando parceiros entre si. Ganhava quem acumulasse mais games vencidos. Entre os participantes, uma "celebridade" do mundo do jornalismo: Colin Mackenzie, que foi quem encontrou Ronald Biggs, o prisioneiro britânico foragido que participou do famoso assalto ao trem pagador.

 

NOVO PRESIDENTE

Depois de quase 20 anos, a Federação Paulista de Tênis mudou de grupo político. No dia 5 de julho, a chapa "Novo Tênis Paulista", encabeçada por Luiz Fernando Balieiro, venceu o pleito do qual participaram 87 clubes com direito a voto. "Foi uma vitória apertada, mas que representa um novo momento. Agora vamos trabalhar para reerguer o tênis de São Paulo, conquistar o espaço que perdemos, ouvindo as pessoas que queiram ajudar", afirmou Balieiro, que terá como vice-presidentes Aimar Matarazzo Ribeiro, Milton Barbosa Júnior e Renato Bernasconi Zuccari.

COPA DAS FEDERAÇÕES

A maior competição por equipes do tênis brasileiro, a Copa das Federações reuniu os melhores tenistas do país nas quadras do Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba, nos dias 8, 9 e 10 de julho. O evento reuniu 18 federações brasileiras, um total de 70 equipes e cerca de 220 tenistas, nas categorias 12, 14,16 e 18 anos, masculino e feminino. Com duas vitórias, São Paulo - que jogou todas as finais - terminou na primeira colocação, seguido do Rio Grande do Sul e Paraná.

RESULTADOS

12 anos feminino
Campeão: Santa Catarina – vice: São Paulo
12 anos masculino
Campeão: São Paulo – vice: Paraná
14 anos feminino
Campeão: Paraná – vice: São Paulo
14 anos masculino
Campeão: Rio Grande do Sul – vice: São Paulo
16 anos feminino
Campeão: Rio Grande do Sul – vice: São Paulo
16 anos masculino
Campeão: Rio Grande do Sul – vice: São Paulo
18 anos feminino
Campeão: Paraná – vice: São Paulo
18 anos masculino
Campeão: São Paulo – vice: Rio Grande do Sul

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º São Paulo – 136 pontos
2º Rio Grande do Sul – 120 pontos
3º Paraná – 112 pontos
4º Santa Catarina – 68 pontos
5º Distrito Federal e Goiás – 52 pontos
7º Pernambuco – 46 pontos
8º Bahia – 32 pontos
9º Espírito Santo – 30 pontos
10º Ceará – 21 pontos
11º Rio de Janeiro – 20 pontos
12º Rondônia – 12 pontos
13º Acre, Piauí e Tocantins – 10 pontos
16º Pará – 8 pontos
17º Alagoas – 5 pontos
18º Sergipe – 2 pontos

Ron C. Angle/TPL

SET DE OURO

Na terceira rodada da chave feminina de Wimbledon ocorreu um fato extremamente raro no tênis, um "golden set". A cazaque Yaroslava Shvedova venceu a finalista de Roland Garros, Sara Errani, da Itália, por 6/0 e 6/4 e, no primeiro set, ganhou 24 pontos seguidos. Tal fato não acontecia desde 1983, quando Bill Scanlon havia derrotado o brasileiro Marcos Hocevar em Delray Beach por 6/2 e 6/0.


Quadras

Artigo publicado nesta revista