Golpe

Spin alto

Deixe de preconceito e use esse recurso para defesa, ataque e movimento


Ron C. Angle/TPL

Os spins altos são, muitas vezes, confundidos com os ditos "balões", bolas apelativas, sem pretensões, usadas covardemente apenas para esperar que a iniciativa do oponente fracasse. Mas não se deixe enganar, os balões são bolas sem efeito, fracas, altas, como lobes defensivos, para não serem voleadas ou interceptadas no meio do caminho. Já os spins altos são bolas "venenosas", cheias de efeito, batidas com confiança e objetividade. Ou você acha que as cruzadas de forehand altas do Rafael Nadal são defensivas?

Sem dúvida, elas são a melhor opção técnica, tática e estratégica do rei de Roland Garros. Capaz de desgastar jogadores como o número um do mundo, Novak Djokovic, física e mentalmente e de fazer com que Roger Federer dê dois passos para trás, além de anular seu slice de esquerda, uma de suas melhores armas.

Lembre-se que tênis é um esporte de técnico, mental e de tempo e espaço. Dessa forma, há quatro maneiras de agredir seu adversário. Atacando sua técnica, desgastando sua mente, diminuindo seu tempo e aumentando seu espaço. E o spin alto, no mínimo, ataca a técnica e a mente, além de ser uma ótima opção de defesa. Dessa forma, vamos lembrar de três excelentes opções para usar os spins altos que tornarão seu jogo mais eficiente e vencedor.

Use o spin alto para minar a resistência de seus adversários

1. Spin alto "inside out"

Esta opção será usada algumas vezes quando você fugir da esquerda (backhand) para bater a direita. Ao fugir do backhand para bater um forehand, você está assumindo uma postura ofensiva, em que, se você buscar definir o ponto, a melhor opção será uma paralela. A cruzada de dentro para fora, ou inside out, na maioria das vezes deve ser usada induzindo um erro ou uma falha, para poder atacar a bola mais de dentro da quadra novamente com o forehand. Sendo assim, um spin alto e rápido, na posição 3/4 de quadra (jogadores que batem o forehand na maior parte da quadra), obtém, muitas vezes, uma bola curta e mal cruzada, no meio da quadra, perfeita para um ataque definitivo. Então, fuja e ataque alto em inside out. Essa jogada diminui as chances de contra-ataque e provoca uma maior atenção para essa cruzada, causando um certo descuido com a paralela por parte do adversário e melhora também sua eficiência. Esse mesmo golpe pode ser usado com devoluções de saque e para anular ataques inside out.

2. Spin alto na paralela

Muitas vezes, você se vê pressionado a bater na cruzada - evitando ataques cruzados com a quadra totalmente aberta - e acaba deixando seu adversário parado em um ponto da quadra mandando totalmente no ponto. Vire o jogo sem ser atacado com uma boa e firme paralela com o spin alto. Novamente, você poderá ter como resultado uma ótima oportunidade de definir o ponto a seu favor, colocando seu adversário para trás ou forçando-o a golpear a bola na subida, reduzindo a precisão e dificultando golpes com bons ângulos.

3. Defenda-se com spin alto na cruzada

Normalmente, você se defende quando é deslocado para as extremidades da quadra. Nesses pontos, a última opção seria defender-se com uma bola curta e em boa altura. Então, prefira uma bola de defesa que lhe proporcionará mais tempo para a recuperação do equilíbrio e posicionamento, que seja profunda o suficiente para forçar seu adversário a mover-se para trás, inibindo-o de arriscar na sequência. Será uma bola que facilite o posicionamento de cobertura da quadra e ainda provocará erros, funcionando como um contra-ataque.

Esses golpes são eficientes e difíceis de serem bem executados, por isso requerem treino e prática nos jogos. Lembre-se que eles oferecem mais um requinte ao seu jogo, que é a variação de golpes. E quebram o ritmo do adversário quando ele está mais ofensivo que você.
Carlos Omaki

Publicado em 19 de Julho de 2012 às 08:01


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista