Nutrição

Ser orgânico

Realidade x Ficção. Os reais benefícios dos orgânicos para o organismo


Photoxpress.com

FATO 1

ALIMENTOS ORGÂNICOS PODEM SER MELHOR PARA O SEU CORPO

Alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, que não são apenas protetores contra doenças. Um estudo recente da Universidade da Flórida descobriu quem pessoas que consomem mais antioxidantes têm menores índices de massa corporal, menor circunferência de quadril e menor porcentagem de gordura no corpo do que aqueles que consomem menos. Além disso, a pesquisa mostrou que resíduos de pesticidas dos alimentos produzidos tradicionalmente podem ser um fator de aumento dos níveis de obesidade. Ratos expostos a pesticidas ganharam consideravelmente mais peso e um estudo mais aprofundado vinculou a exposição a pesticidas a obesidade nas crianças.

FATO 2

ALIMENTOS ORGÂNICOS FORNECEM MAIS NUTRIENTES

Um relatório da agência francesa para segurança dos alimentos diz que os produtos orgânicos contêm mais minerais e antioxidantes, que são considerados "bons fatores", e muito menos nitratos, que estão vinculados a problemas de saúde como diabetes e Alzheimer. Um estudo que compara o conteúdo nutricional de francos orgânicos e não-orgânicos descobriu que as amostras orgânicas eram mais magras e continham mais ácidos saudáveis Ômega-3. Uma análise de leite orgânico relatou que ele tem 75% mais betacarotenos, assim como 50% mais vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda na imunidade.

DE ACORDO COM UM RELATÓRIO recente da Organic Trade Association, mais de 75% dos norte-americanos escolhem alimentos orgânicos ao menos ocasionalmente e cerca de 30% têm optado por comprar produtos orgânicos ultimamente. Mas há muito debate sobre o mérito de ser orgânico e separar a realidade da ficção pode ser perigoso. Aqui vai a verdade sobre a terminologia e os benefícios nutricionais e para a saúde de escolher opções orgânicas mais frequentemente.

FATO 3

ALIMENTO ORGÂNICO TEM GOSTO MELHOR

43% dos consumidores de alimento orgânico citam o "gosto melhor" como a principal razão para comprarem frutas e vegetais desse tipo, e há uma pesquisa que confirma essa vantagem. O termo "organoléptico" refere-se às propriedades sensoriais de um alimento em particular - seu sabor, aparência, cor, aroma, tamanho, firmeza, textura e até mesmo som (por exemplo: o "crac" de morder uma maçã). Diversos estudos publicados têm mostrado que versões orgânicas de alimentos têm melhor ranking de características organolépticas. Uma pesquisa com maçã comparou cinco pares de uma fazenda orgânica e outra próxima, de agricultura convencional. Sem saber qual era qual, degustadores avaliaram as orgânicas como tendo melhor gosto.

FATO 4

BENEFÍCIOS DOS ORGÂNICOS VÃO ALÉM DA NUTRIÇÃO

Por lei, alimentos produzidos organicamente não podem receber antibióticos. Essa é a chave, pois essas substâncias contaminam o solo e a água, ativando um efeito dominó insalubre que pode lhe impactar caso você fique doente ou machucado. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e a Organização Mundial da Saúde, o uso de antibióticos na agricultura animal tem contribuído para o aumento de germes resistentes a medicamentos. O órgão de controle de alimentos e medicamentos norte-americano (FDA) agora diz que 70% das bactérias que causam infecções hospitalares são resistentes a pelo menos um dos remédios comumente usados para o tratamento desses problemas.

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 19 de Julho de 2012 às 08:47


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista