Por onde a bolinha quica

Mais um título / A melhor da história? / Acompanhando a filha / Sênior / Adeus com Federer / Vice / Colômbia / Ganhou o carro! / De volta! / Sorte na grama


André Sá

 

Mais um título

Nos últimos anos, quando se fala em duplista mineiro, poucos lembram de André Sá, já que Bruno Soares e Marcelo Melo andam roubando a cena. No entanto, nesta temporada, o tenista de 38 anos já ganhou dois títulos e voltou ao top 50. Sua última conquista foi no ATP de Nottingham, na Inglaterra, ao lado do australiano Chris Guccione. Na final, eles derrotaram o uruguaio Pablo Cuevas e o espanhol David Marrero por 6/2 e 7/5. Duas semanas antes, Sá e Guccione haviam conquistado outro título na grama, no Challenger de Manchester.

A melhor da história?

Serena Williams está a dois Grand Slams de igualar o recorde de 22 conquistados por Steffi Graf em simples. Para muitos, mesmo sem ela alcançar esse feito, pode ser considerada a melhor tenista da história. “Para mim, ela é a melhor”, aponta John McEnroe. Chris Evert confirma: “Quando ela está no seu melhor, não tem para ninguém”.

Serena Williams

 

Alex

 

Acompanhando a filha

A etapa de Natal do Circuito Juvenil Correios teve uma presença ilustre na plateia. O ex-jogador de futebol, Alex esteve acompanhando a filha, Maria Eduarda Mauad durante as disputas no Aeroclube do Rio Grande do Norte. “Sou apaixonado por tênis, mas nunca peguei numa raquete. Eu brinco, mas todo errado, descoordenado. Mas a minha mulher, Daiane, sempre praticou quando eu jogava na Turquia. Ela fazia aulas quase que diariamente. Minha filha começou a acompanhá-la, pegou gosto pela coisa e começou a bater bola”, explica. Maria Eduarda ainda está começando a competir e o pai admite que fica um pouco nervoso nos jogos: “É divertido, um ambiente muito bom, mas, na hora do jogo, realmente é tenso porque você fica pensando na cabecinha dela, na emoção dela. Mas, até agora, estou bem satisfeito, porque ela está se divertindo, gostando do ambiente, gostando cada vez mais de tênis e isso, para um pai, é o que basta”, finaliza Alex.

Sênior

A equipe brasileira de veteranos formada por Givaldo Barbosa, João Soares, Galba Couto e Henrique Avancine, disputou a Copa Von Cramm (campeonato mundial por equipes acima de 60 anos realizado em La Baule, na França) e ficou em quarto lugar. O time venceu seus primeiros três confrontos, contra Finlândia, Áustria e Reino Unido, mas, acabou derrotado pelos Estados Unidos na semifinal e depois novamente pela França na disputa pelo terceiro lugar.

Givaldo Barbosa, João Soares, Galba Couto e Henrique Avancine

 

Jarkko Nieminen

 

Adeus com Federer

Aos 33 anos, o finlandês Jarkko Nieminen revelou que vai se aposentar no fim desta temporada. Seu último torneio será o ATP de Estocolmo, na Suécia, em outubro. No entanto, ele teria convidado o amigo Roger Federer para um duelo de despedida. Em 15 partidas contra o suíço, Nieminen venceu apenas um set. O jogo-exibição ainda não foi confirmado, mas há boatos de que Federer já aceitou. Com apenas dois títulos na carreira, o finlandês detém o recorde de vitória mais rápida no circuito, quando venceu o australiano Bernard Tomic por 6/0 e 6/1 em 28 minutos, no Masters 1000 de Miami, no ano passado.

Bruno Soares e seu parceiro Alexander Peya

Vice

Depois de um começo de ano abaixo das expectativas, o mineiro Bruno Soares e seu parceiro Alexander Peya voltaram a encontrar seu melhor tênis e chegaram à final do ATP de Stuttgart. Na decisão, porém, eles perderam para o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florian Mergea, por 5/7, 6/2 e 10-7.

 

Colômbia

O jovem Wilson Leite, de 23 anos, sagrou-se campeão de simples e duplas no Future de Pereira, na Colômbia, no final de maio. Na decisão de simples, ele passou pelo argentino Facundo Mena por 2/6, 7/6(11) e 6/3 após salvar dois match-points. Nas duplas, fez parceria com o brasileiro João Pedro Sorgi e ganhou dos colombianos Felipe Mantilla e Juan Montes por duplo 6/4. Na semana anterior, também na Colômbia, eles também haviam sido campeões de duplas.

Wilson Leite

 

 

Ganhou o carro!

O Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, recebeu uma sequência de três torneios Future em junho. A EGA Series se propunha a dar um carro para quem vencesse as três competições – mesmo que em anos alternados. No entanto, os organizadores não precisaram esperar muito para surgir um campeão. Caio Zampieri teve três semanas mágicas, venceu 15 jogos seguidos e ficou com os três troféus. No primeiro, derrotou Daniel Dutra Silva por 7/6(3), 5/7 e 7/6(4) na decisão. Depois, venceu Thales Turini em duas finais seguidas, a primeira por 6/2 e 6/4 e a segunda por duplo 6/4. Com a vitória, ele ficou próximo do top 300 e ganhou um carro UP. “Foram três semanas perfeitas para mim”, resumiu.

De volta!

Andy Roddick, um dos tenistas mais carismáticos do circuito, está aposentado desde 2012, mas resolveu que vai jogar duplas com o amigo Mardy Fish no ATP de Atlanta. Roddick aceitou o convite para ajudar o colega a superar os transtornos de ansiedade que o impedem de atuar no circuito desde 2013. “Sempre quisemos jogar juntos uma última vez”, afirmou o norte-americano, que não tem planos de voltar a jogar profissionalmente.

Andy Roddick

 

Sorte na grama

O gaúcho Marcelo Demoliner, especialista em duplas, conquistou seu primeiro título na grama durante o Challenger de Ilkley, na Inglaterra. Na semana anterior, em Surbinton, ele e o parceiro, Marcus Daniell, da Nova Zelândia, haviam ficado com o vice-campeonato ao perderem para os irmãos britânicos Ken e Neal Skupski, por 6/3 e 6/4. Em Ilkley, porém, eles deram o troco e venceram por 7/6(3) e 6/4. Com as campanhas, Demoliner voltou ao top 100 da modalidade.

Marcelo Demoliner

 

Da redação

Publicado em 16 de Julho de 2015 às 00:00


Quadras André Sá ATP de Nottingham Serena Williams Grand Slams Circuito Juvenil Correios Maria Eduarda Mauad Jarkko Nieminen

Artigo publicado nesta revista

A vez das meninas!

Revista TÊNIS 142 · Julho/2015 · A vez das meninas!

Brasileiras têm a chance de se consagrar jogando em Floripa + guia para aproveitar o melhor do Brasil Tennis Cup