Por onde a bolinha quica

Feijão Tennis Day / Cadeirantes / Arroz / Masters / Reis do Challenger / Felicidade / Era o que faltava! /


Feijão Tennis Day

No dia 29 de novembro, o tenista João Olavo Souza, o Feijão, participou de um evento beneficente em sua cidade-natal, Mogi das Cruzes. O 1° Feijão Tennis Day contou com cerca de 100 crianças que passaram o dia ao lado do número 2 do Brasil no ranking ATP. O evento serviu ainda para arrecadar brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para instituições de caridade da cidade. “Foi muito especial para mim. Uma experiência nova. Espero fazer ano após ano. A intenção, que era ajudar, a gente conseguiu. Agora vamos procurar melhorar a cada ano para trazer mais pessoas e ajudar a massificar o tênis não somente em Mogi, mas em todo o país”, disse Souza.

 

Cadeirantes

O primeiro Torneio de Tênis de Cadeirantes - Estado de São Paulo, realizado no clube Esperia durante a segunda semana de novembro, terminou com vitória do mineiro Daniel Rodrigues. Ele venceu Carlos “Jordan” Santos na final por 6/0 e 6/3. Curiosamente, este foi o mesmo placar da decisão feminina entre Natália Mayara, que bateu Rejane Cândida. Rodrigues e Mayara são os brasileiros melhores colocados no ranking da ITF, em 21o e 27o lugar, respectivamente.

 

Arroz

No domingo, 16 de novembro, o projeto WimBelemDon, promoveu o sexto “Rolando Arroz”, um evento beneficente que reúne centenas de pessoas dispostas a apoiar a ação social idealizada por Marcelo Ruschel e que atende mais de 100 crianças de Porto Alegre. Neste ano, as atividades contaram com a presença de Fernando Meligeni e Orlando Luz, além do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti. O dia foi repleto de atividades, com competições, palestras e o tradicional risoto para matar a fome do pessoal. “Agradeço a todos que vêm contribuindo e participando dos nossos eventos. Qualquer apoio é sempre bem-vindo e as crianças são o nosso combustível para continuarmos trabalhando com total dedicação”, disse Ruschel. O projeto oferece aulas de tênis, oficinas pedagógicas de inglês, matemática, português, artes, cinema etc.

 

Masters

Assim como há o torneio de fim de ano da ATP e da WTA que reunem os oito melhores homens e mulheres profissionais, desde 1994 também é disputado o Masters de cadeirantes. E, pela terceira vez, o japonês Shingo Kunieda, número um do ranking masculino, ficou com o título da competição ao derrotar o francês Nicolas Peifer, por duplo 6/1 na final. No feminino, a vitória foi da holandesa Aniek van Koot, que bateu a compatriota Jiske Griffioen de virada por 3/6, 6/4 e 6/1.

Reis do Challenger

Se o ATP Finals reúne os oito melhores tenistas da temporada, o Challenger Tour Finals, em sua quarta edição, congrega os jogadores com melhor desempenho no nível de torneios denominado Challenger (acima dos Futures, mas abaixo dos ATPs). Entre os participantes geralmente estão tenistas promissores, que tentam alavancar suas carreiras, e alguns veteranos, que buscam a redenção. O sistema de disputa é o mesmo do ATP Finals. Neste ano, pela primeira vez, houve dois brasileiros participando: João Souza e Guilherme Clezar, que recebeu um convite. Além deles, estavam os argentinos Diego Schwartzman e Maximo Gonzalez, o dominicano Victor Estrella Burgos, o italiano Simone Bolelli, o austríaco Andreas Haider-Maurer e o esloveno Blaz Rola. As disputas foram intensas e a final contou com Clezar e Schwartzman. Na semifinal, o brasileiro precisou salvar três match-points contra Burgos em partida decidida em três tiebreaks depois de mais de três horas de duração. Com o cansaço do oponente, o argentino levou a melhor e ficou com o título ao vencer por 6/2 e 6/3. Com a vitória, Schwartzman, de 22 anos, terminou a temporada na 61a colocação do ranking, sua melhor até hoje.

Felicidade

A quinta edição do Torneio de Tênis do Bourbon Atibaia, realizada durante o feriado de 15 de novembro, foi um sucesso. Mais do que disputas de duplas e simples entre os participantes dos mais diversos níveis técnicos, o evento ainda distribuiu prêmios como Revelação, Simpatia, Nível Técnico e Fairplay. Um verdadeiro incentivo para quem gosta do esporte e de todos os benefícios que ele envolve.

 

Era o que faltava!

Roger Federer pode até ter dito que não se importava muito em ganhar ou não a Copa Davis, mas a verdade é que ele nunca se dedicou a essa competição da forma como fez neste ano. Sua vontade era tanta que, ao sentir um problema nas costas, não titubeou ao desistir da final do ATP Finals contra Novak Djokovic para tentar se resguardar para o duelo contra a França na semana seguinte. Assim, ele e Stan Wawrinka puderam superar a equipe francesa no saibro coberto de Lille, mesmo depois da derrota avassaladora imposta a Federer por Gael Monfils no primeiro dia. Apesar das dúvidas sobre suas condições, o número 1 da Suíça foi impecável nas duplas e passou por cima de Richard Gasquet para garantir o primeiro título de seu país na competição.

 

RESULTADOS
Stan Wawrinka (SUI) v. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 6/1, 3/6, 6/3 e 6/2
Gael Monfils (FRA) v. Roger Federer (SUI) 6/1, 6/4 e 6/3
Roger Federer e Stan Wawrinka (SUI) v. Julien Benneteau e Richard Gasquet (FRA) 6/3, 7/5 e 6/4
Roger Federer (SUI) v. Richard Gasquet (FRA) 6/4, 6/2 e 6/2
Da redação

Publicado em 12 de Dezembro de 2014 às 00:00


Quadras João Olavo Souza 1° Feijão Tennis Day Cadeirantes Daniel Rodrigues Rolando Arroz Masters Challenger Tour Finals Bourbon Atibaia

Artigo publicado nesta revista

Implacável

Revista TÊNIS 135 · Dezembro/2014 · Implacável

Djokovic dominou o circuito novamente. Analisamos sua principal arma: o backhand na paralela