A bola é sua

Sugestões, críticas, dúvidas. Escreva para: redacao@revistatenis.com.br


"Todos os meses, Leio a Revista TÊNIS, mas a deste mês (edição 133) está excelente. Com táticas de simples e duplas e a direita do Cilic, além da matéria “Cara e coroa”, as dicas da Suzana Silva e a matéria sobre a Na Li, todas maravilhosas. Parabéns."

Andrea Bopp Meister

Projeto “Raquete para Todos”

Admiro muito a revista. Sou leitor há anos. Parabéns pelas ótimas matérias sobre nosso esporte. Sou professor de Educação Física, especialista na modalidade tênis de campo e administro o Projeto Social “Raquete para Todos”, no qual ofereço aulas gratuitas para a comunidade que me procura. Atualmente, participam das aulas 200 pessoas de três a 70 anos. Meu objetivo é facilitar o acesso da comunidade à prática de atividade física saudável através do tênis. Com a participação das pessoas, é promovido a união familiar, pois, participam do projeto todos os segmentos: crianças, jovens, adultos e idosos. O desenvolvimento social é promovido através da participação nos eventos esportivos, torneios que acontecem em diferentes localidades, permitindo aumento da sociabilização. Já passaram pelo projeto, em sete anos, mais de mil pessoas. Atualmente, o tênis no Brasil é pouco acessível à comunidade, só praticado por pessoas com boa condição financeira. A demanda para a prática é grande e a oferta é pequena. Esse meu trabalho com aulas gratuitas é um dos únicos da região de Campinas e colabora com a popularização do tênis no Brasil. Como o principal objeto do jogo é a raquete, esta é cobiçada por todas as crianças, principalmente as carentes. Então, surgiu a ideia de premiá-las com raquetes. Criei uma lei com meus alunos em fase escolar: “Boletim acima de 7 ganha uma raquete”. Todas as crianças que participam do projeto têm que me trazer uma cópia do boletim escolar e vou acompanhando e monitorando o desempenho de todos e presenteando com uma raquete quem faz por merecer. Como resultado disso, nenhum aluno do projeto foi reprovado na escola em 2012 e 3013 e já distribuí cerca de 150 raquetes doadas por amigos e empresários. Dentro desse grupo, tenho uma equipe de competição de 100 pessoas de várias categorias, de oito a 60 anos, que participam de torneios pela região com o apoio da prefeitura, que paga as inscrições, transporte e alimentação durante o ano, e estou colhendo bons frutos, descobrindo muitos talentos. Sou neto e filho de professores de tênis, portanto o esporte está no meu sangue. Sou apaixonado pelo meu trabalho e sempre estou procurando apoio de empresários, amigos e tenistas que podem ajudar. A página do projeto é www.facebook.com/raqueteparatodos.
Pedro Stucchi

Regra do let

A ausência do let é uma boa no tênis, assim o jogo fica mais dinâmico.
Emília Angélica Horta

Prêmio TÊNIS

Parabéns aos vencedores e ao tênis brasileiro!
Hildete Cortez

Perde o ponto?

Quando você bate na bola perto da rede, faz winner, e encosta na rede após o primeiro quique da bola no chão, perde o ponto?
Tadeu Carvalho

Sim, Tadeu, perde. Só não perderia se encostasse na rede depois do segundo quique da bola no chão. Ou seja, quando o ponto já está definido. Enquanto a bola estiver em jogo, você não pode encostar na rede.

Da redação

Publicado em 12 de Dezembro de 2014 às 00:00


Saque do Leitor Suzana Silva Projeto Social Raquete para Todos let Prêmio TÊNIS

Artigo publicado nesta revista

Implacável

Revista TÊNIS 135 · Dezembro/2014 · Implacável

Djokovic dominou o circuito novamente. Analisamos sua principal arma: o backhand na paralela