Por onde a bolinha quica

Ano proveitoso / Voltamos para o Zonal / Uruguay Bowl / Novo CEO / Acabou / Tricampeões / Capitão Noah / Copa Davis e Fed Cup Junior / Novo presidente da ITF / Agora com tiebreak


Ano proveitoso

O mineiro André Sá, de 38 anos, vem provando ao longo deste ano que está longe de deixar as quadras. Ele disputou o ATP de Shenzhen, na China, ao lado do australiano Chris Guccione e ficou com o vice-campeonato ao perder para Colin Fleming e Jonathan Erlich por 6/1, 6/7 (3) e 10/6. Esta foi a quarta final em ATPs de Sá no ano, sendo que ele havia vencido as três anteriores. Se estivesse jogando com um parceiro fixo, ele estaria entre as top 15 duplas da temporada.

  

 

Voltamos para o Zonal

Depois da suada derrota para a Argentina na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis neste ano, o Brasil voltou a perder, desta vez no Play-off, e terá que disputar o Zonal Americano em 2016. Jogando em casa, a equipe de Thomaz Bellucci, João Souza, Bruno Soares e Marcelo Melo foi derrotada pela Croácia, que trouxe o jovem prodígio Borna Coric (que venceu suas duas partidas de simples), Ivan Dodig, Franko Skugor e Mate Delic. O Brasil até começou bem a disputa, com vitória de Bellucci sobre Delic, mas, em seguida, Coric empatou o confronto ao vencer Feijão. Nas duplas, Melo e Soares, que não perdiam desde 2010 na Davis (sua única derrota foi contra a Índia), fizeram uma partida abaixo do esperado e os croatas abriram vantagem. Para sacramentar a vitória, Bellucci não foi páreo para Coric e acabou desistindo no quarto set devido a problemas físicos. O Brasil só volta a atuar pela Davis em julho de 2016 e aguarda o vencedor do confronto entre Equador e o ganhador de Uruguai e Barbados.

Uruguay Bowl

O jovem Felipe Meligeni Alves, sobrinho do ex-jogador Fernando Meligeni, conquistou o título do Uruguay Bowl, torneio do circuito Cosat, seu primeiro na carreira desta categoria. Na final, ele venceu o italiano Andres Ciurletti por 6/4 e 6/1. Com o resultado, ingressou pela primeira vez no top 100 do ranking ITF juvenil.

  

Novo CEO

Dias depois do término do US Open, a CEO da WTA Stacey Allaster anunciou que estava deixando o cargo – que ocupou desde 2009. Segundo ela, o afastamento se deve por razões pessoais. Então, na primeira semana de outubro, os diretores da entidade que rege o tênis feminino logo nomearam um novo presidente. Steve Simon, diretor do Masters 1000 de Indian Wells desde 2004, assumiu o lugar de Allaster. Tenistas do naipe de Maria Sharapova, Caroline Wozniacki e Serena Williams (que depois de vários anos voltou a competir em Indian Wells nesta temporada) gostaram da escolha e deram depoimentos favoráveis ao estilo de comando do novo CEO.

   

Acabou

A marca esportiva Adidas anunciou que vai acabar com seu programa de desenvolvimento de tenistas ao final desta temporada. Até então, a iniciativa mantinha treinadores e preparadores físicos que ajudavam jogadores patrocinados pela marca, entre eles Darren Cahil (que atualmente está dando apoio a Simona Halep) e Mats Merkel, assim como Gil Reyes, que trabalha direto em uma instalação da Adidas em Las Vegas pela qual já passaram Andrea Petkovic, Sorana Cirstea, Daniela Hantuchova, Marcos Baghdatis e Fernando Verdasco. Em 2008, durante sua campanha para o título de Roland Garros, Ana Ivanovic usou o programa, que na época contava com o técnico Sven Groeneveld.

  

 

Tricampeões

Em setembro, o Clube Esperia sediou o campeonato Pan-Americano de Beach Tennis. Jogando em casa, os brasileiros novamente levaram a melhor e ficaram com o tricampeonato. O domínio dos atletas nacionais foi completo, com todas as categorias tendo finais somente entre brasileiros. Na decisão das duplas masculinas, Marcus Ferreira e Thales Santos venceram Raffael Agulha e Vinicius Font, por 6/4 e 6/2. Nas duplas feminina, Joana Cortez e Samantha Barijan (acima) ganharam de Sofia Kelbert e Flávia Muniz, por 6/4 e 6/1. Nas duplas mistas, Joana Cortez e Vinicius Font derrotaram Flávia Muniz e Diogo Carneiro, por 6/2 e 6/1.

Capitão Noah

Depois da derrota da França para a Grã-Bretanha na semifinal da Copa Davis, a federação francesa de tênis anunciou que Yannick Noah assumirá o cargo de capitão no lugar de Arnaud Clement – que estava à frente da equipe desde 2013 e chegou à final no ano passado, quando perdeu para a Suíça de Roger Federer e Stan Wawrinka, em casa. Esta será a terceira vez de Noah como capitão. Em 1991 e 1996, ele levou o time francês ao título.

  

 

Copa Davis e Fed Cup Junior

Os times de até 16 anos do Brasil disputaram as versões juvenis da Copa Davis e a Fed Cup realizadas em Madri, na Espanha. O time formado por Marcelle Cirino, Nathalia Gasparin e Thaísa Pedretti terminou a competição em nono lugar. Depois de vencer Taipei no primeiro jogo de seu grupo, a equipe feminina acabou perdendo o confrontos seguintes contra Itália e Rússia. Depois, contudo, superou a Nova Zelândia e a Grã-Bretanha. Já os meninos ficaram em 11o lugar. Na fase de grupos, Enzo Kohn, Gabriel Bugiga e Gabriel Décamps venceram a Espanha e acabaram derrotados por Estados Unidos e Japão. Em seguida, perderam novamente para a Colômbia, mas ganharam de Taipei no final. Canadá e República Tcheca venceram a competição entre garotos e garotas, respectivamente.

Novo presidente da ITF

Depois de 16 anos sob o comando do italiano Francesco Ricci Bitti, a Federação Internacional de Tênis (ITF) tem um novo presidente. Em pleito realizado no final de setembro, no Chile, o norte-americano David Haggerty, ex-presidente da USTA (federação de tênis dos Estados Unidos) foi eleito com 200 votos, apenas oito a mais do que o indiano Anil Khanna. “É um privilégio e uma honra ser eleito. Tênis é a linguagem comum que une todas as nações membro”, afirmou Haggerty.

   

Agora com tiebreak

Na mesma reunião que definiu o novo presidente da entidade, a ITF também determinou que, a partir de 2016, os jogos de Copa Davis não mais terão quinto set longo (vence quem abre diferença de dois games a partir do 6/6), que passarão a ser definidos no tiebreak. A medida certamente vai impedir jogos como o de João Souza contra Leonardo Mayer neste ano, que durou 6 horas e 42 minutos, e levou o confronto a ser definido somente na segunda-feira.

Da redação

Publicado em 23 de Outubro de 2015 às 00:00


Quadras André Sá ATP de Shenzhen Copa Davis Uruguay Bowl Felipe Meligeni Alves US Open Stacey Allaster Beach Tennis

Artigo publicado nesta revista