O que rola fora das quadras

As melhores do ano / Sobrevivente / Tchau, Pato / Banido / Nadal vence de novo / Agora vai / Ameaça / The Bachelor? / Não faça isso, Mirka!


Serena Williams

As melhores do ano

Terminada a temporada, a WTA divulgou a lista com as melhores tenistas do ano. Pela sexta vez, Serena Williams foi eleita a principal atleta. “Foi um ano incrível. Sou realmente abençoada por estar jogando nesse nível nessa altura da minha carreira”, comentou a norte-americana, que recebeu 36 dos 58 votos possíveis na eleição entre representantes da mídia. Mas ela não foi a única contemplada. A WTA indicou a suíça Belinda Bencic como a novata do ano, a canadense Eugenie Bouchard como a tenista que se aprimorou mais, a croata Mirjana Lucic-Baroni como a que teve melhor retorno após afastamento, e a parceria das italianas Sara Errani e Roberta Vinci como a melhor dupla de 2014.

 

Sobrevivente

Sunny Logan, de apenas 10 anos, viveu um dos momentos mais felizes de sua vida recentemente. A menina começou a jogar tênis aos cinco anos, foi diagnosticada com um raro tipo de câncer, mas conseguiu superar a doença. De volta às quadras, ela teve uma grande surpresa. Convidada a visitar a IMG Academy, na Flórida, Logan treinava alguns saques quando recebeu a visita de ninguém menos que Maria Sharapova. A russa bateu bola com a garota e a incentivou a continuar no tênis.

Maria Sharapova

 

Tchau, Pato

Apesar de ter conseguido retornar ao top 100, a parceria entre Thomaz Bellucci e o treinador espanhol Francisco Clavet chegou ao fim depois de um ano de trabalho. O tenista brasileiro anunciou que “foi uma decisão de comum acordo”. “O Pato tem alguns projetos pessoais para o ano que vem na Espanha que o impossibilitaria de viajar a temporada inteira. Eu quero um técnico que me acompanhe o circuito. Então, finalizamos amigavelmente o que havíamos combinado há um pouco mais de um ano. Nosso acordo era até o final deste ano”, apontou Bellucci que disse ter preferência por um treinador brasileiro.

Thomaz Bellucci

Banido

Um árbitro francês foi banido definitivamente do esporte por violações ao código de integridade. Morgan Lamri, ex-tenista que chegou a atuar como juiz de cadeira em alguns Futures e Challengers, recebeu a sentença por supostamente ter apostado em jogos nos quais arbitrou, além de tentar influenciar o resultado de partidas. O francês de 22 anos nega as acusações e diz que apostava somente por diversão e nunca em jogos nos quais estava envolvido.

 

Nadal vence de novo

Como teve que encerrar a temporada mais cedo devido a uma apendicite, Rafael Nadal aproveitou para participar de diversas ações promocionais, entre elas uma nova partida de pôquer contra o ex-futebolista Ronaldo. A partida foi realizada em Londres e novamente o brasileiro acabou derrotado. Como prêmio pela vitória, o espanhol levou 50 mil euros para sua fundação beneficente.

Nadal Ronaldo

 

Agora vai

A temporada 2014 de Andy Murray foi bastante abaixo das expectativas. Depois de trocar Ivan Lendl por Amelie Mauresmo, o britânico não manteve o nível e quase saiu do top 10. Para piorar, teve uma atuação lamentável diante da torcida no ATP Finals. No entanto, nada melhor do que o amor para recuperar o ânimo. Assim, ele aproveitou o fim de ano e pediu a namorada Kim Sears em casamento. Eles estão juntos desde 2005.

Ameaça

O tenista romeno Marius Copil disse que foi ameaçado de morte depois de se negar a participar de um esquema de apostas. Ele alega que foi contatado (através de sua conta no Facebook) para armar um resultado, mas, como não aceitou, passou a receber ofensas e mensagens ameaçadoras. “Ofereceram 30 mil euros para que eu perdesse um set. Imediatamente avisei as autoridades”, declarou o romeno, que apagou seu perfil e disse esperar que os envolvidos possam ser encontrados e banidos do esporte.

Kei Nishikori

The Bachelor?

Em entrevista recente, Kei Nishikori, um dos grandes destaques do circuito neste ano, comentou que inveja seus colegas que conseguem viajar ao lado das esposas e namoradas. “Tenistas estão sempre viajando e viajar com suas parceiras deve ajudar a diminuir o estresse. Seria legal ter alguém do meu lado um dia”, afirmou o japonês. Segundo boatos, contudo, ele tem um affair com a compatriota Honami Tsuboi, ginasta.

 

Não faça isso, Mirka!

A amizade entre Roger Federer e Stan Wawrinka quase foi por água abaixo devido a uma atitude de Mirka na partida semifinal entre eles no ATP Finals, em Londres. Durante o tenso terceiro set do jogo, Wawrinka virou-se para o local onde os parentes de Federer estavam e reclamou de alguma atitude da esposa de seu adversário. A televisão captou o áudio de uma mulher, supostamente Mirka, dizendo: “Bebê chorão!” Stan ficou indignado e precisou ser contido pelo árbitro, que chamou sua atenção. Depois da partida, houve uma longa discussão entre os dois tenistas no vestiário devido ao ocorrido. Dias depois, porém, Federer e Wawrinka fizeram questão de mostrar que tudo estava em paz entre eles.

 

Da redação

Publicado em 12 de Dezembro de 2014 às 00:00


Gente Serena Williams WTA Sunny Logan Maria Sharapova IMG Academy Thomaz Bellucci Morgan Lamri Rafael Nadal Marius Copil Ronaldo

Artigo publicado nesta revista

Implacável

Revista TÊNIS 135 · Dezembro/2014 · Implacável

Djokovic dominou o circuito novamente. Analisamos sua principal arma: o backhand na paralela