Por onde a bolinha quica

Ouro / Boa sequência / Vice / Primeira final / Sétimo / Recorde do quali / Masters 1000 e Premier na América do Norte / Connors e azar / Honra ao mérito


Ouro

Se o Brasil não conseguiu nenhuma medalha no tênis durante os Jogos Pan-Americanos, os cadeirantes, por sua vez, assumiram os lugares mais altos do pódio durante o Parapan, em Toronto. No fim, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro (simples e duplas femininas), uma de prata (duplas masculinas) e uma de bronze (simples masculino). Essa foi a melhor campanha do país na história dos jogos. Natália Mayara foi o grande destaque, conquistando ouro em simples e também em duplas ao lado de Rejane Candida. Entre os homens, Daniel Rodrigues ficou com o bronze em simples e depois fez parceria com Carlos “Jordan” Santos para ficar com a prata nas duplas. Jordan se tornou o atleta do tênis em cadeira de rodas com mais medalhas em Jogos Parapan-Americanos ao obter a quarta da carreira.

   

Boa sequência

O carioca Carlos Eduardo Severino, de 24 anos, teve uma boa sequência de resultados em Futures no Brasil nas duas últimas semanas de agosto. Ele venceu 10 partidas seguidas e, com isso, conquistou os títulos dos torneios de Belém e São José do Rio Preto. Em ambos, derrotou o paulista Daniel Dutra Silva na final, sempre em jogos duros, decididos no terceiro set. Com os resultados, entrou no top 500 pela primeira vez na carreira.

    

Vice

A equipe brasileira de 12 anos, formada por Pedro Boscardin e João Loureiro esteve muito próxima de sagrar-se campeã da Coupe Le Blanc, disputada no Quebec, no Canadá, considerado o Mundial da categoria. O time do capitão Ricardo Schlachter acabou derrotado na final para os Estados Unidos depois de uma grande campanha, tendo derrotado França, Espanha e a seleção do Quebec para atingir a final. O time feminino, de Camilla Bossi e Lorena Cardoso, por sua vez, conseguiu apenas uma vitória na fase de grupos e terminou em oitavo.

    

Primeira final

O jovem Orlando Luz, uma das promessas do tênis brasileiro, vem mesclando torneios profissionais e juvenis nesta temporada, com sucesso nas duas frentes. Pouco antes de partir para a disputa do US Open juvenil (em que perdeu na segunda rodada), ele foi finalista do Future realizado em Este, na Itália. Esta foi a primeira final profissional de sua carreira. Na decisão, o garoto de 17 anos acabou derrotado pelo italiano Francisco Bahamonde por 6/4 e 6/3. O resultado fez com que ele ingressasse no top 500 do ranking da ATP.

    

Sétimo

O Brasil terminou sua participação no ITF World Junior Tennis Finals, o Campeonato Mundial da categoria 14 anos, em sétimo lugar. João Pedro Ferreira, Mateus Alves e Matheus Almeida, além de Natan Rodrigues (reserva) conseguiram duas vitórias nas primeiras partidas, contra China e França, mas acabaram derrotados pelo Canadá e, em seguida, pela Argentina. Com isso, foram para a disputa do sétimo contra os australianos. E saíram com a vitória. Alves venceu a primeira partida contra o australiano Mason Naumovski por 6/1, 4/6 e 6/3. Depois, Ferreira perdeu para Tristan Schoolkate por 6/4 e 6/3. Nas duplas, Almeida e Ferreira venceram Schoolkate e Dane Sweeny por 6/2 e 6/4.

Recorde do quali

Segundo os organizadores do US Open, neste ano, o torneio bateu mais um recorde de público, desta vez, antes mesmo de o evento começar “oficialmente”. Durante os quatro dias de disputa de jogos do qualifying, o USTA Billie Jean King National Tennis Center recebeu 46.894 visitantes, o maior em toda a história da competição. No entanto, o número ainda é pouco se comparado com os mais de 60 mil que costumam estar em um único dia da primeira semana.

   

Masters 1000 e Premier na América do Norte

Os Masters 1000 e os Premier disputados em agosto na América do Norte foram intensos e tiveram algumas surpresas. A principal certamente foi a vitória da suíça Belinda Bencic, de 18 anos, em Toronto. A garota venceu adversárias de peso em sua vitoriosa campanha, como Ana Ivanovic, Sabine Lisicki, Caroline Wozniacki, Serena Williams e, por fim, Simona Halep na final. Com isso, se aproximou do top 10. Em Montreal, entre os homens, a vitória ficou com Andy Murray. Na semana seguinte, Roger Federer levantou seu sétimo troféu em Cincinnati. Ambos derrotaram Novak Djokovic na final. Entre as mulheres, Serena venceu pela terceira vez seguida. Halep, assim como Djoko, ficou com o vice em ambos os torneios.

 

Connors e azar

A canadense Eugenie Bouchard foi a grande sensação do tênis feminino no ano passado, mas, em 2015, vem tendo uma temporada abaixo da crítica. Para tentar recuperar a confiança e o bom momento, pouco antes do US Open, a jovem decidiu recorrer a Jimmy Connors, com quem treinou alguns dias depois de terminar sua parceria com o técnico Sam Sumyk. A princípio, a parceria – que não foi confirmada – parece que deu certo e Bouchard alcançou as oitavas do Grand Slam norte-americano. No entanto, a sorte parece que não está mesmo ao seu lado neste ano. Depois de vencer Dominika Cibulkova, ela escorregou no vestiário, caiu e bateu a cabeça. Isso fez com que precisasse desistir do torneio. Haja azar.

    

Honra ao mérito

Dias antes de embarcar para o US Open, Marcelo Melo recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O mineiro ganhou o diploma de honra ao mérito por seus feitos, que incluem o título de duplas de Roland Garros nesta temporada. “Foi realmente muito significativo receber esse diploma. Dou o melhor de mim para representar minha cidade e meu país e não há nada mais gratificante do que ser reconhecido por isso. Agradeço a todos que me ajudaram durante minha carreira e àqueles que seguem me apoiando e torcendo por mim”, afirmou Melo.

  

Resultados

Masters 1000 Montreal
Andy Murray (GBR) v. Novak Djokovic (SRB) 6/4, 4/6 e 6/3

Premier Toronto
Belinda Bencic (SUI) v. Simona Halep (ROU) 7/6(5), 6/7(4),
3/0 e desis.

Masters 1000 Cincinnati
Roger Federer (SUI) v. Novak Djokovic (SRB) 7/6(1) e 6/3

Premier Cincinnati
Serena Williams (USA) v. Simona Halep (ROU) 6/3 e 7/6(5)

Da redação

Publicado em 28 de Setembro de 2015 às 00:00


Quadras Natália Mayara Rejane Candida ouro duplas Carlos Eduardo Severino Futures no Brasil Pedro Boscardin João Loureiro Coupe Le Blanc

Artigo publicado nesta revista

A inovação de Federer

Revista TÊNIS 144 · Setembro/2015 · A inovação de Federer

“SABR” – o golpe que surpreendeu o mundo - Veja como você pode usar essa tática em seu jogo