Por onde a bolinha quica

Campeonato Mundial de Beach Tennis / Despedida de Gala / Deu certo! / Terceiro / 14 anos / Sem medalha / Tecnologia / Maratona / Mais um prodígio / Go Fish!


Campeonato Mundial de Beach Tennis

Pela primeira vez desde 2012, quando foi instituído, o Campeonato Mundial de Beach Tennis realizou a categoria juvenil até 14 anos, além da profissional. O time de jovens foi composto por Isabella Costa Dalmagro, Eduarda Schuck Silva, Pedro Henrique da Silva Bragança e Antônio Vitor Ferreira Tremura. E os garotos brasileiros fizeram ótima campanha, vencendo quatro confrontos e perdendo apenas para os italianos, que se sagraram campeões. A Itália, aliás, conquistou seu terceiro título em quatro anos entre os profissionais. Eles perderam um único jogo durante toda a competição (os confrontos são em melhor de três), na final, contra a Rússia. O time brasileiro, composto por Samantha Barijan, Joana Cortez, Flávia Muniz, Marcus Ferreira, Thales Santos e Vinicius Font, acabou em quarto lugar depois de perder para os russos na semifinal e novamente para os espanhóis na disputa do terceiro lugar. Esta foi a primeira vez que os brasileiros ficaram fora da final.

 

Despedida de Gala

Dias antes do duelo entre Espanha e Rússia pelo zonal europeu da Copa Davis, a capitã Gala León decidiu renunciar ao cargo depois de muita pressão dos tenistas espanhóis. Em seu lugar, assumiu provisoriamente a ex-tenista Conchita Martinez. A mudança, no entanto, não foi suficiente para que a equipe da Espanha superasse a má fase (que vem desde a derrota para o Brasil no ano passado). O time perdeu de virada para os russos e agora precisará jogar um Play-off contra os dinamarqueses para não ser rebaixados mais uma vez.

Deu certo!

Depois de uma campanha de crowdfunding que mobilizou mais de 1.200 pessoas, o projeto social focado no tênis WimBelemDon finalmente conseguiu confirmar a compra de sua sede, localizada no bairro do Belém Novo, em Porto Alegre. O programa idealizado pelo fotógrafo Marcelo Ruschel conseguiu arrecadar mais de R$ 400 mil, valor próximo do que os donos do terreno estavam pedindo. A campanha de arrecadação de fundos contou com a ajuda dos maiores nomes do tênis brasileiro e mundial, incluindo Guga, Nadal, Murray, os irmãos Bryan, Marcelo Melo e Bruno Soares, entre outros.

Terceiro

Com Marcelo Melo e Bruno Soares entre os 15 melhores duplistas do mundo, por vezes André Sá acaba relegado a um segundo plano, mas, o veterano vem tendo ótimos resultados em 2015. Em Umag, levantou seu terceiro título na temporada, desta vez ao lado do argentino Máximo Gonzalez. A última vez que Sá havia conquistado três troféus em um mesmo ano havia sido em 2008, quando era parceiro de Melo. Com a boa fase, está de volta ao top 50.

    

14 anos

A equipe brasileira de 14 anos disputou o Mundial da categoria em Prostejov, na República Tcheca, e terminou em sétimo lugar. Depois de vencer seus dois primeiros confrontos contra China e França na fase de grupos, o time formado por João Pedro Ferreira, Mateus Alves e Matheus Almeida, além de Natan Rodrigues (reserva) e o capitão Mario Mendonça, foi derrotado pelo Canadá, terminando em segundo em seu grupo. Com nova derrota para a Argentina, o Brasil terminou a campanha vencendo os australianos para ficar em sétimo.

    

Sem medalha

O Brasil decidiu levar um time de jovens promessas para disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto. A equipe contou com Beatriz Haddad Maia, Paula Gonçalves, Gabriela Cé, Orlando Luz, João Menezes e Marcelo Zormann. O melhor desempenho individual foi de Menezes, que conseguiu alcançar as quartas. Ao lado de Cé, ele também fez quartas nas mistas. A melhor chance de medalha, porém, estava nas mãos da dupla formada por Bia e Paula, que estreou na semifinal. Devido a uma lesão no ombro de Bia, elas porém perderam o primeiro jogo e sequer entraram em quadra para disputar o bronze. Esta é a primeira vez desde 1987, no Pan de Indianápolis, que o tênis brasileiro não leva uma única medalha.

   

Tecnologia

Desde 2008, a WTA autoriza que treinadores entrem em quadra para dar instruções às suas jogadoras quando solicitados. Porém, agora, a entidade decidiu autorizar que eles tenham acesso a estatísticas em tempo real, que serão fornecidas pela própria WTA, para poderem transmitir a suas atletas. A novidade começou a ser testada no Premier de Toronto deste ano.

     

Maratona

O indiano Somdev Devvarman colocou o seu nome na história do tênis mundial ao conquistar o título do Challenger de Winnetka, em Illinois, nos Estados Unidos. O tenista de 30 anos precisou de 3h31min para vencer Daniel Nguyen por 7/5, 4/6 e 7/6 (5), registrando a final mais longa da história da série Challenger. A partida precisou ser interrompida por cinco vezes devido à chuva e só acabou 1h30 da madrugada.

        

Mais um prodígio

Pouco tempo depois de o canadense Feliz Auger Aliassime, de apenas 14 anos, surpreender o mundo e conquistar seus primeiros pontos na ATP, o francês Rayane Roumane também conseguiu a proeza. Disputando apenas seu quarto torneio profissional na vida, o garoto também de 14 anos alcançou a semifinal do Future de Saint-Gervais e marcou seus primeiros oito pontos no ranking. O jovem de impressionantes 1,91 m é uma das promessas do tênis francês.

      

Go Fish!

O norte-americano Mardy Fish bem que tentou voltar às quadras depois dos problemas cardíacos e dos ataques de pânico que vem sofrendo desde 2012, contudo, afirmou que não pretende continuar atuando no circuito. Ele disse que fará sua última participação no US Open e, depois disso, vai se aposentar. Ex-número 7 do mundo, Fish realizou grandes temporadas em 2010 e 2011, mas, devido aos nervos, não consegue mais viajar ou, em dias ruins, sequer entrar em quadra.

Da redação

Publicado em 23 de Agosto de 2015 às 00:00


Quadras Campeonato Mundial de Beach Tennis Gala León crowdfunding WimBelemDon Marcelo Melo Bruno Soares Prostejov

Artigo publicado nesta revista

Guerreira!

Revista TÊNIS 143 · Agosto/2015 · Guerreira!

Vitória em Florianópolis coloca Teliana no top 50