Instrução Saúde

Síndrome Metabólica e tênis

O que é a Síndrome Metabólica e como o tênis pode ajudar a tratá-la


A Síndrome Metabólica (SM) é caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovascular, como circunferência abdominal elevada, altos índices de colesterol HDL e triglicerídeos etc (veja a tabela). No Brasil, cerca de 33,5% dos homens e 36,6% das mulheres apresentam essa síndrome, sendo que, nos Estados Unidos, o número é de 27% da população. Vale lembrar que os portadores apresentam um aumento de 78% do risco de eventos cardiovasculares e morte.

Entre os principais fatores que contribuem para o surgimento da SM estão: predisposição genética, alimentação inadequada e inatividade física. Nesse contexto, estudos têm mostrado que o baixo condicionamento cardiorrespiratório, a pouca força muscular e o sedentarismo aumentam sua prevalência de três a quatro vezes.

Tratamento

O tratamento da SM envolve medicamentos, mas também dieta hipocalórica e prática regular de exercícios físicos. A dieta é fundamental no tratamento, devendo o indivíduo portador da síndrome procurar um nutricionista. Mas o exercício mostrou-se igualmente importante.

Vários estudos mostram que a prática regular de exercícios físicos de intensidade moderada proporciona melhora da capacidade física, juntamente com melhora nos fatores de risco cardiovascular da SM – como a diminuição da pressão arterial, redução dos lipídeos sanguíneos, do controle glicêmico e melhora da composição corporal em obesos.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), o treinamento inicial deve ser realizado com exercícios aeróbios de intensidade moderada, com duração de, no mínimo, 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Por causa da alta probabilidade de sobrepeso e de obesidade, a maioria dos indivíduos com SM poderá ser beneficiada ao aumentar gradualmente seus níveis de atividade física para aproximadamente 50 a 60 minutos em cinco dias por semana.

Tênis

Dessa forma, o tênis pode ser utilizado como ferramenta para o tratamento da SM. Se você estiver iniciando no esporte, é recomendado procurar um local onde se utiliza o método “Play & Stay”. Nesse sistema de ensino, os materiais e o tamanho da quadra são proporcionais ao nível de jogo do praticante, fazendo com que o indivíduo consiga realizar os golpes mais facilmente, jogar pontos desde o primeiro dia de aula e realizar exercícios dinâmicos com bastante movimentação. Com isso, além do aprendizado mais rápido, o praticante terá um grande gasto calórico nas aulas, otimizando o tratamento da SM.

Vale ressaltar que, antes de iniciar a prática de tênis ou qualquer outra modalidade esportiva, é de extrema importância fazer uma avaliação com seu médico cardiologista para que ele ateste a aptidão.

Tabela

O indivíduo é diagnosticado com a Síndrome Metabólica quando possui três dos cinco fatores de risco cardiovascular mostrados abaixo:

Componentes Níveis
HDL Colesterol  
  • Homens
< 40 mg/dL
  • Mulheres
< 50 mg/dL
Circunferência abdominal elevada 
  •  Homens
> 102 cm
  •  Mulheres
>  88 cm
 Triglicerídeos  ≥ 150 mg/dL
 Pressão arterial  ≥ 130 mmHg ou ≥ 85 mmHg
 Glicemia de jejum  ≥ 100 mg/dL
 Componentes da síndrome metabólica segundo a NCEP-ATPIII
Por Jefferson Cabral

Publicado em 27 de Outubro de 2014 às 00:00


Saúde/Nutrição Síndrome Metabólica tratamento risco cardiovascular circunferência abdominal elevada colesterol HDL triglicerídeos

Artigo publicado nesta revista

A geometria do Tênis

Revista TÊNIS 133 · Outubro/2014 · A geometria do Tênis

Saiba como se posicionar em cada situação de jogo