Especial

As 20 maiores musas do tênis

Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos


Divulgação

"Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer", já dizia Carlos Drummond de Andrade em um de seus mais famosos versos. Loiras, morenas, ruivas. De pele clara, escura. Brancas, negras, orientais. As mulheres, como descreveu Drummond, são capazes de levar os homens à loucura. Enchem os olhos, mexem com os sentidos. Fazem homens agirem como meninos, meninos tentarem agircomo homens.

Poucos esportes apresentaram tantas belas mulheres ao mundo como o tênis.
Dentre elas, algumas se destacaram. Gabriela Sabatini, Anna Kournikova, Maria Sharapova, Ana Ivanovic. Nomes que marcaram e ainda marcam suas gerações, que viraram sinônimos de beleza, glamour e simpatia. Nomes emprestados às coleções de roupas, fragrâncias de perfumes. Mas, ao mesmo tempo, nomes que sempre causaram polêmicas e discussões entre críticos e torcedores. Seja para discutir se estariam deixando as raquetes de lado para reinar nas passarelas, seja para medir o quanto os holofotes atrapalham os seus rendimentos, seja pela saborosa e sempre discutível tarefa de apontar quais são as mais belas de todos os tempos.

Sem querer incorrem em críticas, já que esta discussão volta à tona após os maus resultados de Ana Ivanovic, a Revista Tênis se dá ao luxo e se arrisca a escolher entre tantos inesquecíveis rostos os mais belos que já desfilaram nas quadras do tênis profissional. Nas próximas páginas, o leitor terá o prazer e o privilégio de relembrar tenistas que deixaram saudades no circuito. Terá, também, a sorte de poder apreciar a beleza de estrelas que reinam atualmente pelos torneios mundo afora. E, porque não, se surpreenderá com alguns nomes desconhecidos para o grande público, mas que certamente (e você entenderá o porquê) não poderiam ter ficado de fora dessa lista.

Para chegar a algumas difíceis conclusões, tivemos o árduo e prazeroso trabalho de escolher as 20 maiores musas da história recente do tênis. Para isso, foram "recrutados" todos os homens de nossa equipe, empenhados em passar algumas horas analisando centenas de fotos, novas e antigas, para listar cada um as suas preferidas.

Computados os votos, chegamos ao nosso top 20. Certamente você, leitor, pode discordar de um ou outro nome e deve ter algumas "prediletas" que não foram lembradas. Pode, também, discordar da posição das beldades na lista, acreditando que algumas deveriam estar melhores posicionadas na votação. O importante é entender que os números são o que menos importa neste momento. O grande objetivo, em primeiro lugar, é homenagear não só as 20 tenistas lembradas, mas, sim, a todas as mulheres que se arriscam nas quadras de tênis deste planeta, seja profissionalmente ou como "simples" tenistas amadoras.

1 - Anna Kournikova

Nascimento: 07/06/1981 (29 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,73m
Peso: 56kg
Melhor ranking de simples: 8ª (novembro de 2000)
Melhor ranking de duplas: 1ª (novembro de 1999)
Destra
Aposentada desde 2003
Fotos: Ron C. Angle

A primeira colocada desta lista definitivamente não poderia ser outra. A "loirinha" que fez história no tênis juvenil norte-americano chegou com pompa de revelação ao tênis profissional, estreando ainda com 14 anos em um torneio de Moscou. Logo seu ranking subiu consideravelmente e ela ganhou precocemente o status de "estrela". Muito pelos seus fulminantes golpes de fundo de quadra, surpreendentes para uma tenista de seu porte físico, mas, em grande parte pela sua incomparável beleza.

Porém, na mesma medida em que seu corpo ganhava curvas dignas de uma modelo, seu tênis caiu de nível, assim como seus resultados. Embora tenha chegado ao top 10, jamais conquistou um título como profissional em simples. Nas duplas, pelo menos, chegou a liderar o ranking mundial e escreveu sua história dentro de quadra. Fora delas, porém, seu sucesso é indiscutível. Em 2003, ainda com 22 anos e sofrendo com problemas de contusão, a russa abandonou o circuito e deixou (e ainda deixa) saudades.

2 - Maria Kirilenko

Nascimento: 25/01/1987 (23 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,73m
Peso: 57kg
Melhor ranking de simples: 18ª (julho de 2008)
Melhor ranking de duplas: 13ª (fevereiro de 2010)
Destra
Em atividade
Fotos: Ron C. Angle

Uma das grandes surpresas de nossa votação foi esta bela russa de apenas 23 anos, longos cabelos loiros, pele delicada e um sorriso que encanta os amantes de tênis desde 2001, ano em que se tornou profissional. Dona de cinco títulos de simples na carreira, sempre se destacou não só pelo bom jogo, mas também pela beleza que só faz honrar a "tradição" do tênis e das mulheres de seu país.

Como profissional, ainda não repetiu o sucesso que teve como juvenil, quando foi campeã do US Open em 2002. Porém, uma bela campanha no Australian Open deste ano recolocou a bela Kirilenko entre as tenistas mais respeitadas do circuito. Seu lugar entre as mais belas, porém, sempre esteve garantido, e ela prova mais uma vez seu status ocupando a segunda posição em nossa lista.

3 - Maria Sharapova

Nascimento: 19/04/1987 (23 anos);
Nyagan, Rússia
Altura: 1,88m
Peso: 59kg
Melhor ranking de simples: 1ª (agosto de 2005)
Melhor ranking de duplas: 41ª (junho de 2004)
Destra
Em atividade
Fotos: Ron C. Angle

Com uma história de vida que só as mais fortes mulheres conseguiriam superar, Sharapova, mesmo com um rosto de menina, sempre foi um verdadeiro exemplo de raça e superação. Sua ida ainda menina aos Estados Unidos para treinar na academia do lendário Nick Bollettieri, quando teve de deixar a mãe sozinha na Rússia, mostra que nada veio fácil para esta "experiente" tenista de 23 anos. Porém, ao mesmo tempo em que foi trabalhoso, seu sucesso foi meteórico. Em 2004, ainda com 17 anos, conquistou o torneio de Wimbledon e mostrou que não era apenas mais um rostinho bonito. No ano seguinte, alcançou a liderança do ranking e coroou ainda cedo sua trajetória no tênis. Considerada por muitos a sucessora de Kournikova, sempre lidou com as críticas por também realizar seus trabalhos como modelo, mas certamente não deve se arrepender.

Hoje Sharapova é uma das atletas mais conhecidas e mais bem pagas do mundo, e seu nome - embora os críticos temessem o contrário - é sinônimo não só de beleza, mas também de sucesso no esporte.

4 - Ana Ivanovic

Nascimento: 06/11/1987 (22 anos);
Belgrado, Sérvia
Altura: 1,86m
Peso: 69kg
Melhor ranking de simples: 1ª (junho de 2008)
Melhor ranking de duplas: 50ª (setembro de 2006)
Destra
Em atividade

Fotos: Ron C. Angle

Assim como Sharapova, Ana Ivanovic também teve de lidar com o "efeito Kournikova" durante sua carreira. Porém, talvez até inspirada pela colega, chegou à liderança do ranking mundial, venceu um título de Grand Slam (Roland Garros 2008) e garantiu definitivamente seu lugar entre as grandes vencedoras da história do tênis.

Sua trajetória no esporte começou logo cedo, aos cinco anos, assistindo a uma partida da compatriota Monica Seles pela tevê. Daí em diante, pegou gosto pela coisa, passou a treinar na Alemanha e se destacou desde os tempos de juvenil. É considerara, além de bela, uma das tenistas mais simpáticas do circuito. Suas formas contrariam um pouco o "perfil" de atleta, com um corpo repleto de curvas e um sorriso que deixa qualquer marmanjo de queixo caído. Hoje vive fase instável dentro das quadras e chegou a ficar fora do top 60 melhores do planeta, o que gerou diversas discussões e análises sobre sua carreira.

5 - Daniela Hantuchova

Nascimento: 23/04/1983 (27 anos);
Poprad, Eslováquia
Altura: 1,81m
Peso: 62kg
Melhor ranking de simples: 5ª (janeiro de 2003)
Melhor ranking de duplas: 5ª (agosto de 2002)
Destra
Em atividade

Mais uma desta lista que treinou, quando juvenil, na academia de Bollettieri, mostrando que, além de um celeiro de talentos, o local parece criar também belas mulheres. Brincadeiras à parte, Hantuchova é mais um exemplo de tenista que fez sucesso quando garota, comprovou o talento no profissional e atingiu status de estrela no circuito graças à sua indiscutível beleza. O rosto de criança e o corpo de mulher podem muito bem ser confundidos com o de uma modelo, profissão que costuma realizar nas "horas vagas".

Fã de Roger Federer, Pete Sampras, Michael Jordan e Michael Schumacher, esta eslovaca de lindos olhos verdes certamente almeja ainda mais para sua carreira, tanto dentro como fora das quadras. Torcida para isso certamente não faltará, e se já lhe serve de consolo, acaba de garantir a última vaga no top 5 entre as maiores musas.

Fotos: Ron C. Angle

6 - Jelena Dokic

Nascimento: 12/04/1983 (27 anos);
Osijek, Croácia
Altura: 1,75m
Peso: 60kg
Melhor ranking de simples: 4ª (agosto de 2002)
Melhor ranking de duplas: 10ª (fevereiro de 2002)
Destra
Em atividade

Com uma história de vida nada agradável (há quem diga que apanhava do pai após algumas derrotas), esta loira com rosto de menina, mas força de mulher, sempre chamou atenção por onde passou. Mesmo mais baixa do que boa parte de suas rivais, impressionou pela força e solidez de seus golpes de fundo, sua marca registrada. Problemas familiares a fizeram cair de rendimento e passar um bom tempo longe do circuito, para onde só voltou no ano passado, com a comovente campanha no Australian Open. Natural da Croácia, joga hoje pelas cores da Austrália, em transição que causou polêmica e chegou a conturbar sua carreira. O sorriso na cara, mesmo nos piores momentos, somado a um corpo que realmente impressiona pelas curvas e "fartura", sempre lhe garantiu a simpatia do público.

Fotos: Ron C. Angle

7 - Kristina Antoniychuk

Nascimento: 04/09/1990 (19 anos);
Kolomiya, Ucrânia
Altura: 1,70m
Peso: 56kg
Melhor ranking de simples: 163ª (março 2010)
Melhor ranking de duplas: 275ª (abril de 2010)
Destra
Em atividade

Uma "descoberta" da reportagem da Revista TÊNIS durante a cobertura do Australian Open deste ano, esta bela ucraniana de apenas 19 anos tem todos os requisitos para brilhar no circuito. Golpes sólidos, velocidade, muita vontade e, por que não, uma beleza digna das maiores estrelas da modalidade. Não à toa, suas partidas pelo qualifying do torneio atraíram centenas de curiosos, quase sempre do sexo masculino, que não perdiam nenhum detalhe de seus movimentos e seu curto vestido. No momento em que atingia o auge de sua ainda curta carreira, porém, Antoniychuk recebeu uma notícia nada agradável: foi testada positivo no exame antidoping. Sua punição é válida por um período de um ano e, no momento, ela segue aguardando uma redução da pena imposta pela ITF. Caso contrário, só poderemos ver esta bela loira em ação em maio de 2011.

Fotos: Ron C. Angle

8 - Caroline Wozniacki

Nascimento: 11/07/1990 (21 anos);
Odense, Dinamarca
Altura: 1,77m
Peso: 58kg
Melhor ranking de simples: 2ª (março de 2010)
Melhor ranking de duplas: 52ª (setembro de 2009)
Destra
Em atividade

Mais uma bela loira que se caracteriza pelo simpático sorrido dentro e fora de quadra. A sempre sorridente Caroline Wozniacki, porém, tem um perfil um pouco diferente de suas contemporâneas Sharapova e Kirilenko, por exemplo. Os cabelos encaracolados e as formas mais curvadas remetem mais a uma Ana Ivanovic, ainda mais se levarmos em conta o jeito e o rosto de menina. Por enquanto, vem provando que não é só mais um rostinho bonito, chegando a ameaçar a liderança de Serena Williams no ranking mundial. A vice-campeã do US Open de 2009 ainda segue em busca de seu primeiro Grand Slam, mas já pode se considerar uma campeã por estar entre tantas belas mulheres.

Ron C. Angle, Marcelo Ruschel

9 - Dominika Cibulkova

Nascimento: 06/05/1989 (21 anos);
Bratislava, Eslováquia
Altura: 1,61m
Peso: 55kg
Melhor ranking de simples: 12ª (julho de 2009)
Melhor ranking de duplas: 116ª (julho de 2010)
Destra
Em atividade

Fugindo de um perfil que virou padrão no tênis feminino, a baixinha Dominika Cibulkova segue contrariando tendências no circuito mundial. Primeiro, mostra que não necessariamente é preciso ter mais de 1,80m para se destacar, o que ela provou com a surpreendente semifinal em Roland Garros no ano passado. Segundo, vai contra a tese de que as mulheres mais altas fazem sucesso com os homens, o que é comprovado com as centenas de curiosos que se aglomeram nas quadras de treinos para acompanhar de perto as curvas e a beleza da eslovaca - que já era notável quando ela passou pelas quadras brasileiras para a disputa do Banana Bowl de 2006. Certamente a simpática tenista ficaria muito feliz em ver seu nome em nossa lista, principalmente porque, segundo relata em seu perfil no site da WTA, considera o nove seu número da sorte.

10 - Gabriela Sabatini

Nascimento: 16/05/1970 (40 anos);
Buenos Aires, Argentina
Altura: 1,75m
Peso: 59kg
Melhor ranking de simples: 3ª (fevereiro de 1989)
Melhor ranking de duplas: 116ª (julho de 1988)
Destra
Aposentada desde 1996

Demorou, mas finalmente uma legítima latina apareceu em nossa lista. A "rainha" do tênis argentino e ex-pupila do brasileiro Carlos Alberto Kirmayr é uma precursora do que hoje chamamos de "musas do tênis". Bela e cheia de personalidade, inovou e se tornou uma das primeiras tenistas a usar, e bem, sua beleza para se promover fora das quadras. Dá nome até hoje a uma linha de perfumes que segue entre as mais vendidas do planeta, além de "emprestar" sua imagem para diversas campanhas publicitárias. Entre seus feitos dentro de quadra, destacam-se o título do US Open de 1990 e a incrível marca de semifinalista mais jovem na história, em de Roland Garros, aos 15 anos. Mesmo quarentona, Gabi conserva uma beleza e um charme portenho estonteantes.

Foto: Ron C. Angle

11 - Elena Dementieva

Nascimento: 15/10/1981 (28 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,80m
Peso: 64kg
Melhor ranking de simples: 3ª (abril de 2009)
Melhor ranking de duplas: 5ª (abril de 2003)
Destra
Em atividade

Poucas vezes uma medalha de ouro olímpica vestiu uma atleta tão bela. Uma das tenistas mais regulares dos últimos anos, Dementieva coroou sua vitoriosa carreira com o título das Olimpíadas de Pequim, em 2008, o maior feito de seus 12 anos como profissional. Mas, embora seja cruelmente conhecida como uma tenista que sempre chega longe, mas nunca ganha um Grand Slam, o nome desta russa ficará eternamente gravado na história do tênis. Se não como uma das melhores, como uma das mais belas.

Foto: Ron C. Angle

12 - Ashley Harkleroad

Nascimento: 02/05/1985 (25 anos);
Rossville, Estados Unidos
Altura: 1,65m
Peso: 54kg
Melhor ranking de simples: 39ª (junho de 2003)
Melhor ranking de duplas: 5ª (janeiro de 2007)
Destra
Em atividade

Ashley Harkleroad sempre foi um nome de respeito no tênis juvenil, e chegou ao profissional com status de promessa do tênis norte-americano. Alguns bons resultados, somados à sua já notável beleza, fizeram com que ganhasse fama no país. Após atingir seu auge em 2003, passou por problemas de contusão e caiu consideravelmente de rendimento e de ranking. Em 2008, já sem muitas aspirações como tenista, ganhou ainda mais destaque ao posar para a edição de agosto da revista Playboy. A bela loira de sorriso encantador e silhuetas estonteantes ainda tenta, na maioria das vezes sem sucesso, voltar a se destacar no circuito.

Foto: Ron C. Angle

13 - Tatiana Golovin

Nascimento: 25/01/1988 (22 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,75m
Peso: 60kg
Melhor ranking de simples: 12ª (fevereiro de 2008)
Melhor ranking de duplas: 91ª (agosto de 2007)
Destra
Em atividade

Nascida em Moscou, mas criada e radicada em Lyon, na França, Tatiana Golovin é mais um exemplo que mostra que há algo na "água que se bebe" na capital russa. Esta jovem e promissora francesa tinha tudo para ser mais uma boa representante de seu país entre as melhores do mundo. Uma grave lesão nas costas, porém, a incomoda desde 2008. No ano passado, ela deixou a entender que estava prestes a se aposentar. Se confirmado o fato, certamente milhares de fãs lamentarão perder a beleza e o charme de Golovin nas quadras, características comprovadas pelo inesquecível ensaio que realizou ao lado de Kirilenko e Hantuchova para a revista Sports Illustrated em 2009.

Foto: Ron C. Angle

14 - Alona Bondarenko

Nascimento: 13/08/1984 (25 anos);
Kryvyi Rig, Ucrânia
Altura: 1,68m
Peso: 59kg
Melhor ranking de simples: 19ª (abril de 2008)
Melhor ranking de duplas: 11ª (setembro de 2008)
Destra
Em atividade

Poucos sabem, mas Alona Bondarenko já foi capa da edição 66 da Revista TÊNIS. Na foto, aparecia de costas, exibindo sua bela e provocante tatuagem, ressaltada pela trança bem penteada em seus longos cabelos loiros. Foto que chamou atenção dos leitores, curiosos para saber quem seria a responsável pela bela imagem. Sem grandes feitos na carreira, a ucraniana se destaca pela regularidade, tanto no ranking como em seu jogo. Versátil, tem bons resultados tanto nas simples como nas duplas, quando costuma jogar ao lado de sua irmã mais nova. Mais uma loira e mais uma representante do leste europeu em nossa lista.

Foto: Ron C. Angle

15 - Gisela Dulko

Nascimento: 30/01/1985 (25 anos);
Buenos Aires, Argentina
Altura: 1,70m
Peso: 56kg
Melhor ranking de simples: 26ª (novembro de 2005)
Melhor ranking de duplas: 7ª (julho de 2010)
Destra
Em atividade

Os brasileiros mais fanáticos podem até ficar bravos, mas somos obrigados a colocar mais uma argentina em nossa lista. Sucessora de Sabatini, Dulko está longe de ter o mesmo sucesso de sua compatriota, mas certamente chega perto, no quesito beleza. Suas curvas já deixaram "bobos" alguns nomes como Fernando Verdasco, Fernando Gonzalez e Tommy Robredo, galãs do circuito e que, segundo os "fofoqueiros de plantão", foram alguns de seus "paqueras" no circuito.

Foto: Ron C. Angle

16 - Flavia Pennetta

Nascimento: 25/02/1982 (28 anos);
Brindisi, Itália
Altura: 1,72m
Peso: 58kg
Melhor ranking de simples: 10ª (agosto de 2009)
Melhor ranking de duplas: 8ª (julho de 2010)
Destra
Em atividade

A ex-namorada de Carlos Moyá não mede as palavras para falar sobre detalhes de sua vida íntima. Em entrevista, confessou que os dois já chegaram a fazer sexo nos vestiários e que não via problema algum em realizar tal ato antes das partidas. As declarações, somadas à sua beleza e sensualidade, fizeram dela uma das tenistas mais desejadas. Esta típica italiana, que já confessou ter sido paquerada por um tenista brasileiro (que ela fez questão de manter sob sigilo), certamente não poderia ter ficado de fora desta lista.

Foto: Ron C. Angle

17 - Sorana Cirstea

Nascimento: 07/04/1990 (20 anos);
Bucareste, Romênia
Altura: 1,76m
Peso: 59kg
Melhor ranking de simples: 23ª (agosto de 2009)
Melhor ranking de duplas: 35ª (março de 2009)
Destra
Em atividade

O objetivo da jovem Sorana Cirstea é atingir o top 10. Promissora, é apontada entre as boas revelações do circuito, e comprovou isso atingindo as quartas de Roland Garros no ano passado, ainda com 19 anos. Mas há quem diga que ela pode fazer ainda mais sucesso graças a seus belos olhos verdes, longos cabelos morenos e corpo digno das melhores atletas. O rosto de menina e a inocência natural da idade ainda não causaram o alarde de qual tem potencial no circuito, mas em breve o nome de Cirstea estará entre as estrelas da modalidade.

Foto: Ron C. Angle

18 - Nicole Vaidisova

Nascimento: 23/04/1989 (21 anos);
Nuremberg, Alemanha
Altura: 1,83m
Peso: 63kg
Melhor ranking de simples: 7ª (maio de 2007)
Melhor ranking de duplas: 128ª (outubro de 2006)
Destra
Aposentada desde 2009 Aposentada

Infelizmente, Nicole Vaidisova é mais um exemplo de tenista que surgiu cedo, se destacou, foi apontada como promessa e largou precocemente as quadras. A vida fácil fora do esporte, possibilitada graças à sua beleza e à carreira como modelo, provavelmente falou mais alto e a bela e promissora tcheca (viveu na Alemanha até os seis anos antes de seu mudar para Praga) preferiu seguir seu destino longe do tênis. Casou-se recentemente com o compatriota Radek Stepanek e agora promete se dedicar só à família.

Foto: Ron C. Angle

19 - Amanda Coetzer

Nascimento: 22/10/1971 (38 anos);
Hoopstad, África do Sul
Altura: 1,58m
Peso: 54kg
Melhor ranking de simples: 3ª (novembro de 1997)
Melhor ranking de duplas: 15ª (setembro de 1993)
DestraDestra
Aposentada desde 2004

Assim como Cibulkova, Amanda Coetzer teve de provar durante toda sua carreira que podia fazer sucesso no tênis mesmo sendo muito baixa em comparação com as rivais. Porém, a loira fez isso com proeza e se destacou no circuito nos anos 1990, não só pelo seu tênis regular como também por sua beleza e simpatia. A sul-africana, assim como Sabatini, estreava um mercado hoje já comum para as estrelas da modalidade, atuando como modelo e emprestando seu belo rosto para campanhas publicitárias. Não colocar esta "loirinha" inesquecível na lista certamente seria uma grande injustiça.

Gilberto Haider

20 - Vanessa Menga

Nascimento: 20/10/1976 (33 anos);
São Paulo, Brasil
Altura: 1,73m
Peso: 60kg
Melhor ranking de simples: 163ª (fevereiro de 1999)
Melhor ranking de duplas: 93ª (junho de 1999)
Destra
Aposentada desde 2003

Em um país conhecido por belas mulheres, não era justo que não tivéssemos uma representante brasileira entre as maiores musas da história do tênis. Patriotismo à parte, a posição de Vanessa Menga na lista é bem merecida, haja visto que sua beleza chamou atenção até da Playboy, que lhe colocou na capa em 2001. A bela loira se aposentou em 2003 e deixou saudades aos amantes de tênis em todo o Brasil.

por José Eduardo Aguiar

Publicado em 19 de Agosto de 2010 às 12:51


Especial Musas do Tênis Gabriela Sabatini Anna Kournikova Maria Sharapova Ana Ivanovic Tênis Tennis

Artigo publicado nesta revista

Top 20 - as mais belas

Revista TÊNIS 83 · Setembro/2010 · Top 20 - as mais belas