Proteja-se do sol

Saiba o que fazer para não tomar uma queimada


Foto: Ron C. Angle / TPL

VERÃO SIGNIFICA mais partidas, menos roupas e mais tempo de treinamento. infelizmente, também significa aumento da exposição ao sol, do risco de queimaduras e das chances de passar mal devido ao calor. Mas, se seguir as regras para uma exposição solar mais segura, você poderá continuar treinando duro como sempre, sem sair queimado.


PROTEJA SUA PELE
Passar protetor solar é fundamental para atletas, já que o suor da pele queima mesmo nos menores índices de raios uV. "Jogadores de tênis devem utilizar, no mínimo, protetor com fator 30 e reconhecer que mesmo as marcas de qualidade comprovada devem ser reaplicadas constantemente uma vez por hora durante o período de suor intenso", diz o dr. Brian adams, professor associado de dermatologia na universidade de cincinnati e consultor da WTA.

Mais dicas para aprimorar a parte física...

+ Maximize seu metabolismo

+ Fisioterapia preventiva

+ Abra suas vias

+ Torne-se mais rápido

Adams recomenda usar roupas com tecidos de evaporação rápida e um spray protetor para evitar que a pele fique gordurosa. confira com seu médico se você está consumindo antibióticos, remédios para acne, ou outras prescrições que podem resultar em sensibilidade extrema à luz.

OLHAR ATENTO
Você acha que bonés e viseiras são proteções suficientes para os olhos? Não de acordo com o dr. samir a. shah, especialista em doenças na córnea do Henry Ford oftalmologia. Ele alerta que deixar os olhos desprotegidos pode "levar ao desenvolvimento de doenças oculares como pinguécula, pterígio, catarata e degeneração macular".

Para proteger os olhos das quadras mais reluzentes e das olhadelas para o sol durante o saque, shah recomenda aos jogadores usar óculos de proteção esportivos mais resistentes, que bloqueiam a maior parte da alta energia visível, da luz e 100% dos raios UVA e UVB.


#Q#

MANTENHA-SE FRIO
Os danos à pele e aos olhos não são os únicos riscos que advém dos exercícios ao sol. Você também precisa atentar para questões como desidratação, ondas de calor e exaustão devido ao calor. Para prevenir esses problemas, faça pausas paulatinas para esfriar o corpo e não espere até ficar com sede para repor os líquidos e eletrólitos.

Michael Bergeron, consultor de hidratação da aTP, aconselha beber um litro de bebidas esportivas, como isotônicos, e meio litro de água para cada hora de tênis. "sede intensa pode ser o sinal de que você já está 2 ou 3% desidratado", diz ele. "cada unidade na porcentagem de desidratação pode afetar negativamente o desempenho atlético; 3% pode colocar você em uma zona de alto risco".

Mais importante que isso, ouça seu corpo - pare de jogar imediatamente se você se sentir mal e evite o sol entre as 10h e as 16h, quando os raios estão mais agressivos.

Geneviev P. Charet

Publicado em 19 de Agosto de 2010 às 14:44


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista

Top 20 - as mais belas

Revista TÊNIS 83 · Setembro/2010 · Top 20 - as mais belas