Preparo

Dê um mergulho!

Nade para melhorar seu preparo físico


 

 

A Natação é um treinamento adequado para dar ao seu corpo um descanso após estafantes horas de tênis. "É uma atividade sem peso, mas você pode melhorar seu preparo físico aeróbico e anaeróbico - o que você necessita no tênis", diz Mel Goldstein, diretor do serviço de treinamento e desenvolvimento do US Masters Swiming Club, de Indianápolis, Estados Unidos. Nadar "alonga os músculos e torna-os mais resistentes, o que pode melhorar seu desempenho em quadra", complementa. Se você não sabe nadar, nunca é tarde para aprender. Muitas academias oferecem aulas para adultos.

Nesses exercícios sugeridos por Goldstein, você nada 2 mil metros (a maioria das piscinas de clubes são de 25 metros; as olímpicas, de 50). O aquecimento e o relaxamento do corpo melhoram a condição aeróbica, e a ação de nadar pode ser tanto anaeróbica, quanto recheada de explosões, se você quiser. Deve demorar entre 45 e 60 minutos.

EXERCÍCIOS
AQUECIMENTO DE 350 METROS
Utilize qualquer estilo de natação que você prefira.

8 X 50 METROS
Tente completar 50 metros entre 45 e 60 segundos, descanse 15 segundos, e repita a série sete vezes. Para variar, alterne pernadas rápidas, de movimentos curtos, com pernadas chicoteadas, de movimentos longos.

10 X 100 METROS - MEDLEY
Depois de 100 metros, descanse 15 segundos, e repita a série nove vezes. Tente completar cada 100 metros com o mesmo tempo. Alterne entre os estilos crawl, peito, e costas. E se você conseguir nadar borboleta, vá fundo.

400 METROS - RELAXAMENTO
Finalize utilizando o estilo que preferir.

 

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Mais dicas para aprimorar a parte física...

+ Maximize seu metabolismo

+ Fisioterapia preventiva

+ Abra suas vias

+ Torne-se mais rápido

+ Cuide das suas juntas

Dana Sullivan

Publicado em 19 de Agosto de 2010 às 12:27


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista

Top 20 - as mais belas

Revista TÊNIS 83 · Setembro/2010 · Top 20 - as mais belas