Premio Tênis 2013

Para comemorar

Mais uma vez Bruno Soares foi considerado o melhor tenista do ano pelos jurados da quinta edição do Prêmio TÊNIS



Cerimônia de premiação reuniu a nata do tênis brasileiro como Bruno Soares, Rogério Silva, Teliana Pereira, André Sá, Thomaz Bellucci e Marcelo Melo, entre outros

UM BOM ANO DEVE SER comemorado e a quinta edição do Prêmio TÊNIS serviu para deixar gravado o quão especial foi a temporada 2013 para o tênis brasileiro. Foi um ano em que terminamos com dois top 10, dois vice-campeonatos em Grand Slam, dois títulos de Masters 1000, um tabu de mais de 20 anos encerrado no tênis feminino e mais outras grandes conquistas. Ou seja, um ano para ser lembrado e servir de inspiração.

Assim, no dia 14 de dezembro, a elite do tênis nacional se reuniu na Costa do Sauípe, na Bahia, para a principal premiação do esporte – realizada pela Revista TÊNIS em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis – feita por um júri de especialistas como Alexandre Cossenza, do portal UOL, Chiquinho Leite Moreira, do canal Bandsports, Dácio Campos, do canal Sportv, Erick Castelhero, do portal Gazeta Esportiva, Fábio Aleixo, do jornal Lance, Fernando Sampaio, da rádio Jovem Pan, José Nilton Dalcim, do portal Tenisbrasil, Nathalia Garcia Domingues da Costa, do jornal Estado de S. Paulo e Paulo Cleto, do portal IG. O voto deles se somou ao voto recebido pelos eleitos pelo público que participou pela internet.

Mais uma vez, a festa do Prêmio TÊNIS foi transmitida ao vivo pelo canal Bandsports e o grande protagonista foi Bruno Soares, considerado o melhor tenista de 2013, além de melhor duplista, repetindo o prêmio recebido no ano passado, assim como Teliana Pereira, que, depois de uma temporada excepcional em que terminou no top 100, foi eleita novamente a melhor, tanto em simples quanto em duplas.

Os representantes dos melhores torneios profissionais de 2013

Mas não foi somente Bruno e Teliana que repetiram prêmios passados. A juvenil Beatriz Maia, por exemplo, pode dizer que é “pentacampeã”, pois venceu como melhor juvenil desde a primeira edição do Prêmio TÊNIS, em 2009. Entre os meninos, quem levou foi Marcelo Zormann. No “ponto oposto”, entre os veteranos, destaque para André Cury – o mais votado na internet, quarto no ranking ITF de tenistas com idade até 40 anos, semifinalista do Mundial de sua categoria – e para Teresinha Acioly – mãe do treinador Ricardo Acioly, que, aos 81 anos, ainda compete fervorosamente – um exemplo a ser seguido.

Entre os cadeirantes, Carlos Santos e Natália Mayara foram os vencedores. O árbitro de cadeira Carlos Bernardes novamente foi o escolhido em sua categoria, assim como o treinador João Zwetsch, que, para levar o prêmio pela quarta vez superou forte concorrência de Larri Passos, Daniel Melo, Renato Pereira e Carlos Omaki – o mais lembrado pelos internautas.

Novidades

Neste ano, o Prêmio TÊNIS contemplou novas categorias: melhor clube e melhor academia para a prática do tênis, além de os melhores tenistas de beach tennis – um grande reconhecimento para essa modalidade que, em 2013, deu tantas alegrias para o Brasil, com a conquista inédita do Mundial por equipes. Dessa forma, os novos premiados foram Vinicius Font e Joana Cortez, além do Minas Tênis Clube – berço dos duplistas brasileiros – e da academia Larri Passos Tennis Pro – centro de excelência para tantos talentos.

Por fim, elegeram-se os melhores torneios da temporada e não podemos deixar de citar a primeira edição do Brasil Tennis Cup, o WTA de Florianópolis, que foi um sucesso, assim como seu par, o Brasil Open, que contou com a presença de ninguém menos que Rafael Nadal. Certamente um ano inesquecível para os fãs que acompanharam de perto alguns dos melhores tenistas do mundo de pertinho. E o mais legal é que, em 2014, as categorias “melhor ATP” e “melhor WTA” terão concorrência com os eventos do Rio de Janeiro.

Lista dos premiados de 2013

Melhor Tenista – Geral – Bruno Soares
Melhor Tenista –Simples Masculino - Rogério Silva
Melhor Tenista – Simples Feminino – Teliana Pereira

Melhor Tenista – Duplas Masculino – Bruno Soares
Melhor Tenista – Duplas Feminino – Teliana Pereira

Melhor Tenista – Juvenil Masculino – Marcelo Zormann
Melhor Tenista – Juvenil Feminino – Beatriz Haddad Maia

Melhor Tenista – Sênior Masculino – André Cury
Melhor Tenista – Sênior Feminino – Teresinha Acioly

Melhor Tenista – Cadeirante Masculino – Carlos Santos
Melhor Tenista – Cadeirante Feminino – Natália Mayara

Melhor Tenista – Beach Tennis Masculino – Vinicius Font
Melhor Tenista – Beach Tennis Feminino – Joana Cortez

Melhor Treinador – João Zwetsch
Melhor Árbitro – Carlos Bernardes

Melhor Torneio – ATP – Brasil Open
Melhor Torneio WTA – Brasil Tennis Cup
Melhor Torneio – Challenger – Aberto de São Paulo
Melhor Torneio – Future – Circuito Feminino Future de Tênis – Etapa Ribeirão Preto
Melhor Torneio – Juvenil Nacional – Copa São Paulo 2013 - Troféu Marilia Silberberg
Melhor Torneio – Juvenil Internacional – Campeonato Internacional Juvenil de Tênis “Copa Gerdau/Itaú”
Melhor Torneio – Veteranos – XXVIII Seniors Internacional de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias

Melhor clube para a prática do tênis – Minas Tênis Clube
Melhor academia para a prática do tênis – Larri Passos Tennis Pro

Melhor projeto social vinculado ao tênis - WimBelemdon

Da redação

Publicado em 26 de Dezembro de 2013 às 00:00


Especial Prêmio TÊNIS Grand Slam Confederação Brasileira de Tênis Alexandre Cossenza Chiquinho Leite Moreira Carlos Santos Natália Maya

Artigo publicado nesta revista