Ganhe força e efeito sacando com continental

No saque, a empunhadura continental permite usar todas as possibilidades de efeitos


Observamos alguns juvenis brasileiros, especialmente na idade entre 14 e 16 anos que, apesar de estarem jogando um torneio internacional, ainda não utilizam a empunhadura continental no saque. Por conseqüência, apresentam um serviço irregular e sem variações. Também em competições de adultos notamos alguns jogadores que têm um primeiro saque muito forte (chapado) e, no segundo saque, só colocam a bola do outro lado. Nestes casos, o problema pode estar na empunhadura e é preciso mudar de eastern para continental.

#R#

Quando mudar? Recomendamos a mudança quando um jogador atinge nível intermediário e tem a ambição de melhorar. E, no caso de um tenista juvenil que participa de competições, sugerimos que - no máximo até os 12 anos - ele tenha domínio de todos os fundamentos e empunhaduras.

Por quê mudar? Um jogador que saca com empunhadura eastern fica limitado a um primeiro saque chapado e a um segundo saque "empurrado". Para que ele tenha variações de efeitos no primeiro serviço (slice/cortado, flat/chapado e spin/american twist) e uma boa consistência e potência no segundo (spin), é preciso sacar com continental.

CORREÇÃO
1) Para achar o grip continental, coloca- se a base patelar do indicador no plano dois do cabo da raquete. Uma boa maneira de "sentir" se a empunhadura está correta é imitar a pegada de um martelo.

A dificuldade com a empunhadura continental está em fazer a pronação do punho no momento da laçada até o contato com a bola. Quando o aluno não consegue fazer a pronação, o saque sai com slice em excesso, direcionando a bola para a lateral da quadra.

2) Para facilitar o processo, faz-se a seguinte seqüência. Inicialmente, o jogador deve controlar a bola com o grip novo, quicando-a no chão.

3) Depois dessa tarefa, faz o movimento do saque contra a tela de fundo com uma bola presa na mesma.

4) Em seguida, deve executar o movimento do saque lançando a bola e prendendo-a na tela. Caso haja dificuldade, pedir para seu jogador fazer o movimento do saque parcial, ou seja, saindo com a raquete já de cima, na posição do "smash".

5) O próximo passo é o de executar o saque lentamente, da linha de saque. Depois, efetuar a progressão, afastando até conseguir efetu´-lo da base.

As principais vantagens do uso da empunhadura continental são a utilização dos efeitos (slice e topspin) e ganho de potência (devido à flexão do punho).

Cesar Kist E Eduardo Eche

Publicado em 25 de Abril de 2007 às 08:44


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista