Instrução Duplas

Na rede

Dicas básicas para quando você estiver na rede nas duplas


HÁ QUEM DIGA QUE, MAIS DO QUE um bom sacador, quem define os games de saque nas duplas é o tenista da rede. Saber jogar nessa área da quadra é fundamental nas duplas e, para se dar bem, podemos listar algumas dicas básicas que todo voleador precisa saber.

Em primeiro lugar, é importante o tenista da rede entender a sua função. Ele tem o papel de interceptar as bolas e defender o centro da quadra. É preciso estar sempre atento com o posicionamento.

Não adianta querer defender só o corredor de duplas. Aquela área é muito difícil de atacar. Então, esteja preparado para cobrir o centro. Entre os amadores, você deve, sim, cobrir o corredor, mas não ficar isolado no canto da quadra. De vez em quando, deve arriscar fechar o meio ou mesmo cruzar para interceptar a bola.

Sua grande vantagem é saber o destino da primeira bola (o saque), assim você pode antecipar a próxima jogada. Outra coisa importante que você precisa fazer é se movimentar sem a bola, ou seja, fazer com que o adversário esteja sempre preocupado, acreditando que vai cruzar. Isso, além de tirar a concentração do oponente, também diminui sua precisão na devolução.

O tenista da rede deve ser rápido e sempre tomar a iniciativa. Sua mentalidade dever ser: “quando tocar na bola, é para definir o ponto”. É muito importante que o jogador da rede transmita confiança e iniciativa para o sacador.

Algumas dúvidas comuns:

Se meu parceiro executou um segundo saque muito fraco, os adversários devolveram e vieram para a rede, o que faço?

Se o segundo saque é fraco, você tem que defender seu lado da quadra. É muito difícil tentar fazer alguma coisa, pois o recebedor vai estar atacando a devolução.

Meu parceiro sacou bem aberto, devo tentar cruzar ou fechar mais a paralela?

No saque aberto, o ideal é cobrir a paralela e, no saque no “T”, aí sim o tenista da rede pode tentar cobrir mais o meio ou cruzar.

Os adversários estão me lobando com frequência, o que faço?

Simples. Dê um ou dois passos para trás. Isso dificulta o lob.

Tomei um lob, cruzei e agora estou de frente com o outro adversário que também está na rede. E agora?

Se você cruzou e está frente a frente com seu adversário, o melhor é cobrir seu lado e aguardar um bom momento para tentar cruzar e definir o ponto.

Quando interceptar a bola na rede, qual o melhor lugar para definir o ponto? Na direção do adversário que está na rede ou uma cruzadinha curta?

O lugar para definir o ponto pode ser os dois, dependendo da situação de jogo. Você pode definir com uma bola firme na direção do adversário, que é o mais seguro, ou usar os ângulos e curtinhas.

Se meu parceiro vem para a rede, devo recuar? Devo ficar na rede? Devo me preocupar com o quê?

Na rede, você nunca deve recuar, a não ser quando toma um lob bem executado. O objetivo nas duplas é ser agressivo e, uma vez que chegou à rede, fique lá. Definir o ponto será mais fácil perto da rede do que no fundo da quadra.

Por André Sá

Publicado em 13 de Abril de 2014 às 00:00


Duplas duplas dicas básicas dúvidas lob

Artigo publicado nesta revista

Jovem esquadra

Revista TÊNIS 126 · Abril/2014 · Jovem esquadra

As proezas das novas promessas do tênis brasileiro