Don''t call me Nadia

Ex-top 3, Petrova faz homenagem à mãe e altera a grafia de seu primeiro nome

Mudança acontece no momento em que circulavam rumores de que a tenista possa trocar a nacionalidade russa pela americana


A tenista russa Nadia Petrova (número 30 do mundo) solicitou a alteração da grafia de seu primeiro para a temporada 2012 do circuito da WTA. A partir de agora, Petrova adota o nome de sua mãe e deverá ser chamada Nadezda Petrova. A mudança já foi publicada no perfil da atleta no site oficial da entidade.

A mudança de nome, que remete mais ao seu país de origem ocorre no momento em que circulavam rumores de que Petrova, dona de 10 títulos de simples e ex-top 3 (em 2006), poderia atuar sob bandeira norte-americana neste ano.

Mudanças na grafia para facilitar a leitura/pronúncia ou mesmo para aproximar o tenista de sua nacionalidade são mais comuns na Europa. No último dia 22 de dezembro, quando Ksenia Pervak confirmou sua mudança de nacionalidade (da Rússia para o Cazaquistão), seu nome foi grafado como Xeniya Pervak. Dois dias depois, Pervak voltou a ser Ksneia, mas ainda continua cazaque. Um caso famoso e definitivo é o da atual líder do ranking mundial Caroline Wozniacki. A tenista nascida na Dinamarca é de origem polonesa e foi batizada pelos pais como Karolina Wozniacka.

Nesta semana, Petrova está disputando a chave de duplas do forte Premier de Sydney ao lado da compatriota Maria Kirilenko. Cabeças de chave 4, as russas estreiam no evento na madrugada desta terça-feira contra a parceria formada pela polonesa Agnieszka Radwanska e a eslovaca Daniela Hantuchova.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Sérvia Bojana Jovanovski sofre acidente de carro a caminho de torneio em Sydney

+ Mesmo com aval de diretor, Venus ainda não se decidiu se jogará o Aberto da Austrália

De shortinho e proteção no tornozelo, Serena já treina forte em Melbourne para oAustralian Open

Promessa do tênis, Bia Maia é convocada pela 1ª vez para defender o Brasil na Fed Cup

+Sharapova prioriza recuperação do tornozelo e recusa convite para disputar WTA de Hobart

Lesionada, Serena Williams abandona Brisbane e é dúvida para o Aberto da Austrália

Sharapova chega cedo em Melbourne e já treina no palco do Aberto da Austrália

ESPECIAL:Tênis na telinha - Mesmo sendo ficção, novela contribui para a disseminação do esporte no país  (Confira)

Da redação

Publicado em 9 de Janeiro de 2012 às 14:34


Notícias