Deixada: uma arma para ser usada

O dropshot pode ser tão eficaz quando um bom saque ou um bom forehand. Como, quando e por que utilizá-lo é o que você deve entender


Rafael nadal

Um bom Saque ou um bom forehand são grandes armas no tênis que nos chamam a atenção. assim como estes dois golpes, uma deixada (dropshot) bem executada também pode ser um golpe tão efetivo quanto o saque devastador de andy roddick ou o potente forehand de fernando Gonzalez.

Vamos entender melhor a deixada e perceber “Como?” (técnica), “quando?” e “Por quê?” (tática) executá-la.

“COMO?” (TÉCNICA)
1. empunhadura

Em termos técnicos, a deixada é um golpe bastante simples. a empunhadura mais adequada é a Continental, embora alguns jogadores utilizem a empunhadura eastern. Com a Continental o jogador terá maior facilidade de controlar a bola, para dar o slice (o corte) necessário para que a bola não suba ao quicar na quadra adversária. Muitos jogadores juvenis têm dificuldade de usar a deixada porque não estão habituados com a empunhadura Continental. Com isso, ficam limitados aos golpes de fundo.

2. Mecânica
A mecânica da deixada é bastante parecida com a mecânica do slice de fundo e do voleio. nestes golpes a trajetória da raquete é de cima para baixo, a fim de gerar o slice. a diferença do dropshot é no ponto de contato e na velocidade do golpe. na deixada, o toque na bola deve ser efetuado mais na parte de baixo da bola, enquanto, no slice de fundo e voleio, deve ser também em baixo, porém mais atrás da bola.

4. Direção
Em simples, execute a deixada preferencialmente na paralela e, em duplas, na cruzada. no caso de simples, isso se deve principalmente ao fato de que a distância percorrida pela bola no golpe paralelo é menor que no golpe cruzado, dando assim menos tempo ao adversário para chegar na bola.

5. Controle
Para executar uma boa deixada é necessário controle (toque de bola). Para aprimorar seu “toque”, treine com a empunhadura Continental no quadrado do saque ou perto da parede, sempre buscando sentir bem a bola, ou seja, controlá-la em sua direção, altura e força.

James Blake

Quando e Por quê? (TÁTICA)
Um dos segredos de uma boa deixada é escolher a hora certa para executá-la. isso está relacionado há dois aspectos principais:

1) a posição do seu adversário
2) a sua posição na quadra
Quanto mais atrás da linha de base o seu adversário estiver e quanto mais dentro da sua quadra você estiver, melhor é momento para a execução da deixada. uma boa combinação entre estes dois aspectos vai levá-lo a escolher o momento ideal para dar um drop.

É importante você entender que nem sempre a deixada precisa ser um winner. Você poderá utilizá-la como parte de sua estratégia de jogo. Lembre-se que se sua deixada ficar na rede, o ponto já acabou e você não terá mais chances no ponto. Portanto, concentre-se em evitar erros na rede. Se o adversário chegar na bola, prepare-se para defender ou contra-atacar e jogue o ponto. Veja exemplos em que você poderá usar a deixada como uma boa tática: jogadores que são lentos para correr para frente, ou que não jogam bem na rede, ou que não têm um bom condicionamento físico, ou para quebrar o ritmo das trocas de bolas. Mesmo que seu adversário chegue na bola, você poderá ganhar o ponto se: ele errar a bola de chegada na deixada, ou com uma passada, um lob, ou um erro de voleio do seu oponente.

Se você ainda não está habituado a usar a deixada no seu jogo, não perca mais tempo. Pratique nos seus treinamentos e, quando já estiver confiante, aplique. Você se surpreenderá com o resultado. Boa sorte!

Da redação

Publicado em 30 de Julho de 2008 às 07:31


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista