O que seria o tal "momento da partida" e como ele influencia no resultado?
DURANTE UMA PARTIDA de tênis existem momentos que podem definir a tendência do jogo. São circunstâncias e instantes em que um jogador está dominando o outro, momentos em que parece que o jogo está fluindo e as coisas estão favoráveis. É isso que costumamos chamar de "momentum" - uma expressão bastante comum, usada pelos tenistas profissionais.
Os bons jogadores são capazes de sentir este momento e aproveitá-lo a seu favor. Para isso é necessário estar concentrado e ter sensibilidade para perceber como está o andamento do jogo. É preciso estar ligado no placar, nas estratégias usadas pelo adversário e também em como está o emocional dele. Talvez você já tenha passado por situações em que parecia que tudo estava indo bem, mas, de repente, o jogo mudou. Ou talvez o contrário, parecia que o jogo estava perdido e você buscou a partida. O que aconteceu? No primeiro caso, provavelmente você relaxou ou se desconcentrou, cedendo o momento do jogo para o seu adversário. Já no segundo exemplo, foi o seu oponente quem deixou escapar "momentum".
COM QUEM ESTÁ O "MOMENTUM"?
Alguns aspectos podem demonstrar que o momento está favorável ou não. Vejamos alguns exemplos para ilustrar:
Você começa o jogo e logo abre 3 a 0 = momento favorável.
O jogo está equilibrado e finalmente você fecha o primeiro set com 7/5. Neste final de primeiro set e início do segundo set = momento favorável.
Você perdeu o primeiro set, estava perdendo o segundo com uma quebra de saque e quebrou de volta empatando a partida = momento favorável.
Você estava perdendo o terceiro set por 4/2 e consegue passar à frente com 5/4 = momento favorável.
Postura do adversário: irritação, falta de concentração, está muito tenso ou muito solto, cansaço físico, dispersão etc = momento favorável. Cada ponto em uma partida é importante, mas alguns têm maior influência no desenvolvimento do jogo. Muitas vezes, a importância de um ponto só é reconhecida após este ter sido disputado. Pesquisas demonstram que as séries ou sequências de três pontos ganhos contribuem para que o jogador tenha um momento favorável no jogo. Além disso, em termos estatísticos, na grande maioria dos casos, o tenista que tem a maior quantidade de séries de três pontos ganhos é o vencedor da partida. Seguem exemplos para que fique claro: As séries podem ser 15/0, 30/0, 40/0; ou 30/15, 30/30, 30/40; último ponto do game anterior, 15/0, 30/0; etc.
DICAS
Portanto, é muito importante que os treinadores ajudem os seus jogadores a gerar o momento favorável dentro da partida. Uma dica para isso é organizar jogos em que a pontuação é adquirida somente após o jogador ganhar três pontos seguidos.
Exemplo 1: contagem valendo até 10 games, sendo que cada game é obtido após o jogador ganhar três pontos seguidos. Quem perde o ponto passa o saque para o adversário.
Exemplo 2: contagem até cinco, sendo que o jogador somente pontua quando vencer três pontos seguidos (o saque sempre pertence a quem ganhar o ponto).
Dica final: sempre que sentir que o momento está desfavorável, tome tempo, não jogue rápido. Por outro lado, sempre que sentir que o momento está favorável, faça com que o jogo flua, não dê tempo para o seu adversário quebrar este momento através de pausas muito longas entre os pontos. Neste caso, também tome cuidado para não apressar demais o jogo e perder o que você está fazendo de melhor para vencer.
Publicado em 11 de Novembro de 2009 às 15:50