Duplas

Australiana

Você sabe como jogar na famosa formação em "I" nas duplas? Caso consiga dominar essa técnica, deixará seus adversários perdidos em quadra


 

VOCÊ CERTAMENTE JÁ ASSISTIU a partidas de duplas em que o parceiro do tenista que está sacando fica agachado sobre (ou muito próximo) a linha do T ou então do mesmo lado da quadra que o sacador. Na certa você já pensou ao ver isso: "Se o sacador errar o saque, o parceiro vai tomar uma bela bolada na nuca". Entre os tenistas profissionais, é pouco provável que isso aconteça. Até mesmo entre os amadores isso não deve acontecer, desde que o sacador entenda onde deve sacar nessa situação, comumente chamada de formação "australiana", ou então, formação em "I".

Jogar dessa maneira é uma boa forma de plantar a dúvida na dupla que está devolvendo, que é obrigada a adivinhar para que lado o tenista que está na rede vai. Então, essa é uma boa opção tática caso você e seu parceiro estejam sofrendo com as boas devoluções dos adversários. Ela é muito usada no circuito profissional, mas você também pode tentar no seu clube e ganhar vários pontos de graça. Veja como funciona:

 

1 O sacador fica na linha de base, obviamente, e próximo da linha que divide a quadra no meio. Enquanto isso, seu parceiro fica agachado sobre a linha do T, no centro da quadra, próximo à rede.

2 Ao usar essa tática, o sacador geralmente vai servir em direção ao meio, para não dar muito ângulo para o devolvedor. E também há maior chance de acertar o primeiro saque, já que está sacando sobre a parte mais baixa da rede.

3 Sua dupla deve combinar previamente para que lado o tenista que está na rede deve ir. Isso pode ser feito antes do saque, conversando, ou usando sinais. Lembre-se de sempre tentar anular a melhor devolução do oponente. Ou seja, caso um deles tenha uma ótima devolução cruzada, o tenista da rede deve, geralmente, ir nessa direção para forçá-lo a bater na paralela, onde a rede é mais alta e o risco é maior.

4 Nesta formação, o sacador não precisa necessariamente vir para a rede após o saque. Ele também pode ficar no fundo e vir em um momento mais oportuno.

 
Você deve combinar previamente para qual lado o jogador da rede vai se deslocar após o saque
Arnaldo Grizzo

Publicado em 22 de Março de 2011 às 05:54


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista