ATP/WTA

Confira 10 motivos para acompanhar a reta final da temporada no tênis mundial

Entre vários destaques, se destacam as brigas pelo topo do ranking na ATP e na WTA, a 'nova' Copa Davis e a volta de Delpo


Nadal tem boas chances de assumir o topo do ranking (Foto: Reprodução Twitter/ATP)

Com o fim do US Open, último Grand Slam do ano, a temporada do tênis entra em seu quarto final. Ainda assim, muitas coisas estarão em jogo nos meses derradeiros e vale a pena seguir acompanhando o circuito, tanto masculino quanto feminino.

Leia mais:

Serena, Osaka, Halep: saiba onde as estrelas da WTA jogarão até o fim do ano

Federer, Nadal e Djokovic: saiba onde as estrelas da ATP jogarão até o fim do ano

Confira 10 motivos para ficar de olho nos torneios que definirão a história da temporada 2019, na ATP e na WTA:

1 - Briga pela liderança da ATP

Novak Djokovic ainda lidera o ranking, mas contabilizando apenas a pontuação de 2019, Rafael Nadal está na frente. Com isso, a disputa promete ser forte na reta final do ano. Outro elemento importante na briga é a condição física do sérvio, que abandonou o US Open por conta de lesão no ombro.

2 - Luta pelo topo da WTA

No tênis feminino, a disputa pelo número 1 também será intensa na parte final do ano. Atualmente, a ponta é de Ashleigh Barty, mas a australiana vai precisar de bons resultados, sendo perseguida de perto por nomes como Karolina PliskovaSimona Halep Bianca Andreescu.

3 - Federer e Nadal na Laver Cup

Já nos próximos dias, entre 20 e 22 de setembro, acontece a Laver Cup, competição por equipes que coloca Time Europa e Time Mundo frente a frente, neste ano em Genebra. O destaque fica pela presença de Federer e Nadal, com a expectativa de que eles voltem a jogar duplas juntos, como fizeram no mesmo evento em 2017.

4 - Nova fase final da Davis

Em novembro, acontece a primeira edição da nova Copa Davis. Agora, haverá uma fase final com 18 países, e não mais o sistema mata-mata que leva até os dois finalistas. Além disso, as decisões serão em sede única, na Caja Magica, em Madri. Entre as estrelas, já foi confirmada a presença de Djokovic, mas agora fica a dúvida pela condição física do sérvio.

Djokovic confirmou presença na Davis, mas depende da recuperação no ombro (Foto: Reprodução Twitter/Davis Cup Finals)

5 - Andreescu seguirá brilhando após o primeiro Slam?

Campeã da chave de simples no US Open, a garota Andreescu, de 19 anos, colocou a cereja do bolo em uma temporada vencedora e de afirmação. Agora, já como uma estrela da WTA, fica a expectativa sobre as próximas campanhas da canadense. Manterá o pique ou relaxará após o grande troféu?

6 - Medvedev tenta seguir crescendo e incomodando

Se Andreescu se afirmou no feminino, o mesmo pode se dizer de Daniil Medvedev entre os homens. Vice no US Open, após ter sido campeão do Masters 1000 de Cincinnati, o russo chegou ao 4º lugar do ranking. A questão agora é se ele seguirá em crescimento, incomodando ainda mais o trio Federer-Nadal-Djokovic.

7 - Serena tenta título para não terminar ano sem taças

Serena Williams bateu na trave nos últimos torneios que disputou em 2019, perdendo as finais de Wimbledon, Toronto e US Open. A estrela norte-americana ainda não levantou taças em 2019 e tentará não ampliar o jejum, que já vem desde que retornou após ter sua filha. Resta saber qual serão os torneios que ela disputará até o fim da temporada.

8 - Retorno de Del Potro às quadras

Em junho, Juan Martín Del Potro sofreu nova fratura no joelho, precisando de cirurgia e assustando os fãs. Contudo, a situação parece promissora. O argentino já confirmou seu retorno para outubro, no ATP 250 de Estocolmo. Ele inclusive já postou vídeos voltando a treinar em quadra.

9 - João Menezes tenta novo salto no ranking

Entre os brasileiros, o ano de maior crescimento é de João Menezes. Campeão do Pan, ele estreou recentemente no top 200 e agora mira novos saltos. Para isso, deve tentar novas campanhas importantes no circuito Challenger. O mineiro já afirmou que espera terminar a temporada entre os 150 do mundo.

10 - Bruno Soares tenta entrosamento com Mate Pavic

No circuito de duplas, o brasileiro Bruno Soares trocou de parceiro durante a temporada, deixando Jamie Murray para atuar com Mate Pavic. Os primeiros resultados ainda não foram os melhores, mas a expectativa é de que a reta final de ano sirva para melhorar o entrosamento com o croata, visando grande temporada em 2020.

Da redação

Publicado em 13 de Setembro de 2019 às 23:53


Notícias Roger Federer Rafael Nadal Novak Djokovic Serena Williams Naomi Osaka ATP WTA