João Menezes
Nome CompletoJoão Magalhaes Hueb de Menezes
Também conhecido comoMenezes
Data Nascimento17/12/1996
22 anos, 10 meses
Local NascimentoUberaba
Facebook Oficial João Menezes
Instagram Oficial João Menezes
Wikipedia João Menezes

Persistente, João Menezes contou com o apoio do pai, superou lesões e tem se firmado no circuito profissional

João Menezes é um dos principais nomes do tênis brasileiro no circuito masculino de simples. Nascido em Uberaba, interior de Minas Gerais, o tenista carrega o amor pelo tênis desde o berço. 

Quando criança, João era levado pelos pais às quadras para dar suas primeiras raquetadas. Entusiasta dos esportes, ele aos poucos foi ganhando preferência pelo tênis. 

Leia mais:
Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

O mineiro entrou no circuito juvenil da ITF aos 16 anos. O grande ponto de sua carreira na categoria foi o vice-campeonato de duplas do US Open jogando ao lado do gaúcho Rafael Matos. João ainda ficou com o segundo lugar no Banana Bowl na categoria 18 anos. Os bons resultados levaram o mineiro a 21ª posição do ranking juvenil.

Focado em entrar no circuito profissional, Menezes teve dificuldades para fazer a transição por conta de uma série de lesões, que o fizeram passar por 3 cirurgias no joelho esquerdo e uma na coluna. Por conta disso, o promissor tenista pensou em abandonar o esporte, mas por esforços do pai ele mudou de ideia e seguiu buscando o sonho.

João passou quase dois anos de sua carreira treinando em Barcelona, na Espanha, na academia do ex-tenista Galo Blanco. No período, ele alcançou um grande salto profissional após treinar com tenista de nível alto, como os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Final de semana mais que especial... Encontro da familia HUEB!! Muita música para celebrar a união dessa família maravilhosa.. Ja estou esperando o próximo encontro em novembro

Uma publicação compartilhada por João Menezes (@joaomenezes12) em

Sozinho na Espanha, ele decidiu voltar ao país natal no final de 2018. "Aqui no Brasil vou estar um pouco mais próximo de casa, das pessoas que conheço e com treinadores que fizeram parte do meu desenvolvimento como tenista", comentou João em entrevista à Revista Tênis à época.

O estilo agressivo do mineiro, que considera Nadal seu maior ídolo no esporte, foi se consolidando e Menezes tem cada vez mais conquistado seu espaço entre os melhores tenistas do mundo. Em 2019, ele conquistou seu primeiro título de Challenger, em Samarkand, no Uzbequistão, e vem se firmando cada vez mais no circuito profissional.

Confira entrevistas de João Menezes para a Revista Tênis
João Menezes: Motivado e preparado para se consolidar no circuito profissional

João Menezes fala sobre convocação para o Pan, Copa Davis e meta de disputar o Australian Open