Fisioterapia

Antes dos golpes, o equipamento

Cinco dicas para você aprender a ajustar seu equipamento e evitar dores e lesões


Antes de entrar em quadra, ajuste sua corda, o overgrip e outros detalhes que podem evitar lesões

Muita gente se preocupa com a relação da técnica incorreta dos golpes com as lesões do tênis. E estão certos, pois um problema na mecânica da batida pode, sim, trazer um problema na musculatura, tendões etc. Porém, para começar, antes de tratarmos dos golpes, vamos falar sobre o equipamento. Afinal de contas, conhecer os equipamentos do jogo e ajustá-los para o seu estilo e idade é de fundamental importância, podendo evitar lesões. Então, antes de entrar em quadra, pergunte-se:

QUAL O MATERIAL DE SUA RAQUETE? PESO? EQUILÍBRIO?

Os adultos devem evitar raquetes pesadas ou muito leves, pois requerem que você tenha que fazer muita força para segurá-la e isso poderá lhe causar danos. Para crianças, existem raquetes (de material e tamanho proporcionais) e bolas específicas. Fiquem atentos. Consultem um especialista certificado MRT (Master Racquet Technicians).

QUAL TIPO DE CORDA VOCÊ USA? E A TENSÃO?

É muito comum atendermos pacientes na clínica que não sabem essas especificações. Em relação à sobrecarga dos membros superiores, evitem cordas simples de nylon e poliéster, prefira colocar uma corda sintética e de calibre fino. As cordas têm vida útil ótima, ou seja, não se deve esperar quebrá-la para trocá- las. Troque a sua em, no máximo, dois meses de uso. Prefira colocar libras menores, como por exemplo 45 lbs. Encordoar em uma máquina eletrônica, às vezes, é diferente da manual, portanto cheque com o seu encordoador.

ANTIVIBRADORES, PARA QUE SERVEM?

Você está acostumado a usar antivibrador? Então continue. Mas saiba que cientificamente os antivibradores não diminuem a vibração da raquete, só mudam o som da batida, pode acreditar.

SEU OVERGRIP ESTÁ MUITO GASTO? QUAL TIPO VOCÊ USA?

Você esta sofrendo com calos e bolhas na mão? A causa pode ser o ressecamento do overgrip, que é uma fita que se coloca em todo o cabo da raquete. Ela tem a função de absorver a transpiração e proporcionar conforto na empunhadura. Fique atento, pois, apesar de todos parecerem iguais, já há modelos diferentes no mercado, cada um com alguma função específca.

VOCÊ SABE O QUE SÃO GROMMETS?

Os grommets são as pecinhas de plástico que protegem a corda no frame da raquete. Trocá-las quando necessário podem garantir a vida útil da corda e uma melhor performance de jogo.

SUGESTÕES

Gostaríamos de sugestões de temas, dúvidas e até críticas, para direcionar nosso trabalho. Mande suas opiniões para ricardohtakahashi@gmail.com
Mais informações em:
www.ricardotakahashi.com.br / www.fisioesporte.com.br

Ricardo Takahashi

Publicado em 22 de Janeiro de 2013 às 14:01


Equipamento

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2013

Revista TÊNIS 112 · Fevereiro/2013 · Brasil Open 2013

O ATP brasileiro recebe Nadal na edição de 2013