As cordas que mudaram o tênis

Três razões por que as cordas de poliéster mudaram a maneira de se jogar


 

 1) ELAS MUDARAM O JOGO DOS TENISTAS COM GOLPES LONGOS E BRAÇOS SAUDÁVEIS
As novas cordas de poliéster proporcionam mais controle e potência se usadas de maneira híbrida, junto com uma tripa natural, e com baixa tensão. Mas a maior diferença é o efeito. Você pode gerar tanto topspin que as bolas que parecem que vão sair no fundo da quadra acabam caindo dentro, como se tivessem descido por um elevador sem freio. Gostaria que houvesse poliésteres quando estava no circuito.
Naquela época, era só nylon e tripa e, se você quisesse ganhar mais potência, teria que mudar de raquete e perder um pouco do controle. Pode-se ter ambos (potência e controle) apenas mudando a tensão de uma corda de poliéster para que se ajuste ao seu golpe.

2) ELAS ALERTAM OS AMADORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENCORDOAMENTO
Poliésteres forçarão os tenistas amadores a perceberem o enorme diferencial de performance que uma corda pode fazer. Elas deveriam ajudar os amadores a perceber quão importante é encordoar a raquete regularmente, não apenas quando a corda quebra. Perceba os profissionais: eles querem cordas novas a cada troca de bolas em uma partida. Um tenista amador que jogar quatro ou cinco vezes por semana deveria trocar de corda a cada seis semanas.

3) ELAS FAZEM O TÊNIS PROFISSIONAL SER MAIS EXCITANTE
Mais controle significa trocas de bola mais longas e variadas. As cordas também nivelam o jogo para o devolvedor, ajudando-o a devolver um saque a 200 km/h e manter a bola na quadra.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Brad Gilbert

Publicado em 18 de Novembro de 2010 às 08:10


Equipamento cordas

Artigo publicado nesta revista