Como escolher as bolinhas de tênis?

Peso, tamanho, durabilidade. Existem fatores a se ponderar na hora de escolher uma simples bolinha


BOLAS DE TÊNIS são todas iguais? Certamente não, se partirmos do princípio que o tenista que se preocupa com os "detalhes" do jogo - como o equipamento - precisa ter algumas informações para fazer a escolha adequada das bolas que usará. Isso influenciará diretamente no jogo e também no bolso (pela durabilidade que a bola pode ter). Primeiramente, o tenista deve saber em qual tipo de quadra jogará, pois temos bolas para superfícies duras (ou rápidas), saibro (ou lentas) e para qualquer tipo de piso. Essa diferença se dá pelo material usado na fabricação. A bola de tênis é uma mistura entre borracha, lã artificial e lã natural. A qualidade e procedência de cada material definirão suas características finais, como velocidade e durabilidade.

TIPOS
Bolas para quadra dura (ou rápida): Esse tipo tem, em sua mistura, maior quantidade de lã natural que artificial no feltro, pois a lã natural oferece maior atrito e, conseqüentemente, isso a deixa um pouco mais lenta. Esse fator também interfere na durabilidade da bola.

Bolas para quadra de saibro (ou lenta): As bolas para quadras lentas possuem maior quantidade de lã artificial, que é mais "lisa", resultando em menos atrito e tornando o jogo mais rápido.

Bolas para todo tipo de quadra: Esse tipo de bola "all court" é o "feijão com arroz", pois se trata de uma mistura homogênea de lã natural e artificial na composição do feltro, tornando-se ideal para qualquer superfície.

Muitos tenistas, de profissionais a amadores, têm suas marcas e modelos de bolas de preferência, seja qual for o motivo. E muitos devem se perguntar se podem, realmente, existir diferenças em características como tamanho, peso etc. Isso é possível, mas, no geral, é algo sutil, pois, para as bolas, a ITF possui padrões e define recomendações na fabricação, que garantem bolas homogêneas nas marcas confiáveis.

Existem exigências da ITF, que define um padrão mundial, que garantem que não vamos encontrar modelos tão distintos entre as marcas. A entidade exige padrões de peso, circunferência, pressão e quique. Por isso, é ideal procurar um tubo de bola de uma marca credenciada por alguma entidade de respeito no tênis, para não passar nervoso.

Muitos tenistas sentem grande diferença quanto ao peso da bola, de marca para marca. Realmente, isso existe. O que define se uma bola é mais pesada que outra é a qualidade e tipo de borracha usada. Apesar de a diferença não ser gritante, ela existe. Por isso, devido a essa sensação do peso, dá-se a preferência de muitos tenistas por marcas mais pesadas ou mais leves, para evitar problemas físicos.

QUESTÕES FREQÜENTES
Aqui vão algumas perguntas comuns dos tenistas, mas de extrema importância:

Para que servem os números impressos nas bolas de tênis?
É simplesmente uma questão de diferenciação, pois a bola é exatamente igual. Por exemplo: Vou jogar em meu clube em um fim de semana e escolho a bola da marca x com o número 3. E meu colega também compra a marca "x", mas de número 1. Estes números só servem (inteligentemente) para não misturar com as bolas do oponente.

Qual o prazo de validade das bolas?
Antigamente, algumas marcas especificavam o prazo de validade de uma bola em 18 meses. Realmente, elas duram bastante tempo quando estão guardadas em tubos pressurizados, porém, esse tempo é relativo, pois algumas podem durar mais do que isso (não muito mais!), mas, dificilmente duram menos. Por isso, não há um prazo de validade milimétricamente determinado.

O que fazer com bolas sem pressão?
Quando a bola perde pressão ou o tubo é aberto, seus dias já estão contados, pois ela fica murcha, quicando muito menos. Além de fazer aquele barulho estranho na hora do golpe. Porém, estas bolas são recomendadas para crianças, por serem menos duras. Existem as bolas soft, de espuma, ideais para crianças (em minha opinião, de até aproximadamente oito anos).

Como guardar as bolinhas?
Comentei que, a partir do momento que se abre um tubo, as bolas já estão com os dias contados. No entanto, existe um acessório muito útil: o pressurizador de bolas. Trata-se de um tubo de bolas "rosqueável", que mantém as bolas abertas sob pressão, prolongando sua vida útil. Acho de grande valia, desde que a bola seja de uma qualidade boa. Ou seja, ela precisará ter boa durabilidade de feltro para valer a pena o investimento.

Como vimos, as bolas de tênis não são itens tão simples de serem escolhidos. Como todos os equipamentos, elas merecem algum conhecimento que certamente fará diferença na hora do jogo.

Fabrizio Tivolli
Encordoador e consultor de equipamentos de tênis há mais de 10 anos

fabrizio@tivollisports.com.br

Fabrizio Tivolli

Publicado em 28 de Agosto de 2008 às 07:22


Equipamento

Artigo publicado nesta revista