Experiência

Vença com sabedoria

Ensine aos oponentes mais jovens uma lição que eles nunca irão esquecer


QUANDO fui ficando mais velho, fui descobrindo uma estratégia que garante a vitória: não jogue contra ninguém muito bom, especialmente se esse alguém for jovem. Isso é uma brincadeira, mas, infelizmente, apenas em parte.

Perder me deixa cabisbaixo pelo resto do dia e, como não tenho em mente voltar para o tênis profissional, não vejo razão em competir com alguém tão forte. Seleciono cuidadosamente os oponentes que podem ser competitivos, mas procuro evitar os competidores que me estressam a ponto de eu poder me lesionar. Meu primeiro conselho para jogadores mais velhos é que escolham seus adversários de maneira prudente.

1 - NÃO SE INTIMIDE

Mas, se você insistir em testar sua agilidade dentro das quadras, tome alguns cuidados básicos. As coisas mais importantes primeiro: não se intimide com a maneira brutal como o seu oponente bate na bola, ou quão bom ele parece ao agir dessa maneira. As aparências podem enganar. Até mesmo os melhores jogadores têm fraquezas que os olhos mais experientes podem detectar e explorar. Você já enfrentou muitos jogadores durante a vida, então não há razão para se preocupar com o adversário se você tiver uma boa estratégia.

2 - SEJA PACIENTE

O segundo conselho é: seja paciente. Tênis é um jogo de porcentagens e riscos controlados. Jogar a bola perto das linhas pode ajudar o oponente a dar um winner, mas também aumenta as chances dele ou dela cometer um erro - e não é uma tática ideal. Se o seu jovem adversário já conseguiu muitos winners, não ceda à tentação de mostrar que você também é capaz de estraçalhar a bola. Continue com seu jogo normal de alta porcentagem.

Na verdade, jogadas com pouca força vão causar mais problemas ao oponente. Muitos jovens estão acostumados a jogar com trocas de bolas pesadas, então o ideal é usar bastante slice e golpes marotos que irão quebrar o ritmo deles e deixá-los loucos. Conforme você vai ficando velho, derrotar oponentes mais jovens sempre tem a ver com eles mesmos se autodestruindo em quadra. Mas vitória é vitória, e será muito melhor se o adversário terminar se perguntando "Como pude perder para esse velhote?".

3 - VIVA O PRESENTE

Por fim, não compare seu jovem oponente com você quando era mais novo. Você não pode golpear tão forte quanto antes, nem correr tão rápido quanto costumava. E daí se você poderia dar uma surra nesse garoto há 20 anos? Viva no presente. Você não pode jogar como quando tinha 30 anos e deve aceitar isso sem ressentimento. Não deixe que pensamentos como esse o distraia: "eu costumava conseguir fazer...". Entenda que, por mais que queira, você também não pode voar. Ficar imaginando o que poderia, ou o que costumava ser, é um erro tolo.

4 - MUDANDO AS REGRAS

É claro que estas estratégias para vencer jovens só podem chegar até certo ponto. Eventualmente todos chegamos a uma idade em que nada do que fizermos irá nos esquivar de perder as habilidades físicas. Neste estágio, teremos que modificar as regras. Aqui vão algumas das minhas maneiras favoritas de equilibrar os jogos contra adversários mais jovens: nada de deixadinhas, sem devoluções winner e, em casos extremos, permita que o oponente bata a bola somente em meia quadra (no lado do iguais ou da vantagem). Se você tentar isso e mesmo assim não conseguir ganhar, talvez seja a hora de ir jogar golfe.

Allen Fox

Publicado em 20 de Outubro de 2009 às 15:34


Comportamento

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016