Prêmio

Oscar do tênis

Revista TÊNIS celebrará os "Melhores do ano 2009" com grande festa de entrega de prêmios para os destaques da temporada


HÁ TEMPOS o momento do tênis brasileiro não se mostrava tão bom e com tamanho clima de otimismo. Em 2009, chegamos a ter três tenistas entre os 100 primeiros do mundo (Thomaz Bellucci, Marcos Daniel e Thiago Alves) - o que não acontecia desde 2003, ou seja, desde o boicote que transformou o tênis fora das quadras, mas que também foi fatal dentro delas. Em setembro, festejamos quando Thomaz Bellucci venceu o ATP de Gstaad, pois o Brasil estava há quatro anos sem uma conquista neste nível de torneio.

Por fim, o Rio de Janeiro foi escolhido como sede das Olimpíadas de 2016 e passamos a acreditar nas futuras conquistas do esporte - sejam elas dentro de quadra, com títulos; sejam fora, com mais pessoas se interessando pelas raquetes e bolinhas e com espaço e estrutura para desenvolverem sua paixão. Tudo isso fez renascer o otimismo daqueles que acompanham o tênis e crer em um futuro cada vez mais brilhante para nossos atletas.

Assim, a Revista TÊNIS - dentro de sua missão de incentivar a prática do esporte da raquete e da bolinha em qualquer patamar, do profissional ao amador -, para coroar este bom momento, resolveu criar o Prêmio TÊNIS, evento chancelado pela Confederação Brasileira de Tênis [CBT]), que celebrará os "Melhores de 2009".

Para tanto, um seleto júri de especialistas escolherá os melhores tenistas brasileiros da temporada em diversas categorias - desde juvenis, passando por profissionais, até veteranos, masculino e feminino. Os principais eventos (competições Futures, Challengers, ATP) também serão contemplados, assim como o público participará da eleição com categorias abertas à votação na internet.

Ainda estão programadas homenagens especiais aos personagens que historicamente ajudaram a levantar o nosso tênis. E para fazê-lo em grande estilo elegemos o belo teatro Raul Cortez para receber os "Melhores do ano 2009", as personalidades da história do tênis brasileiro, o melhor da imprensa especializada, empresários e autoridades ligados ao tênis pela paixão a este nobre esporte.

A cerimônia, fechada a convidados, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 19h30, no Teatro Raul Cortez, no edifício da Fecomercio, em São Paulo, para a entrega dos prêmios aos vencedores e homenageados.

Novas notícias sobre o Prêmio TÊNIS podem ser acompanhadas através de nosso site www.RevistaTENIS.com.br

Rubens Chiri Valeriano di Domenico

#Q#

Ron C. Angle / TPL

FATOS DE 2009

Esta temporada tem sido bastante prolífica para o tênis nacional. No primeiro evento do ano, logo após o Réveillon, o Challenger de São Paulo, já tivemos um título, com Ricardo Mello - que também venceria o Challenger de Brasília em agosto.

Em fevereiro, quem brilhou foi Bellucci, que, embalado pela torcida, fez final do Brasil Open, perdendo para o experiente espanhol Tommy Robredo. Na semana seguinte, quem embalou foi Franco Ferreiro, que saiu do quali para alcançar as quartas-de-final do ATP de Buenos Aires.

Nas duplas, Bruno Soares e seu parceiro Kevin Ullyett, do Zimbábue, também fizeram quartas, mas em dois Grand Slams, em Roland Garros e Wimbledon. Contudo, o melhor ainda estava por vir no fim de julho. Marcos Daniel, que já tinha vencido três Challengers na temporada, alcançou a semifinal do ATP de Gstaad. No mesmo evento, porém, foi Bellucci que entrou para a história do tênis nacional, com a conquista do título - após ter saído do qualifying. Era a primeira conquista de um tenista brasileiro em um torneio deste porte desde 2005, quando Mello havia vencido o ATP de Delray Beach.

Depois, por muito pouco, o Brasil não voltou para o Grupo Mundial da Copa Davis. O Equador, de Nicolas Lapentti, impediu que voltássemos à elite do tênis, de onde saímos em 2003. No entanto, pouco depois, uma grande notícia para o tênis e para o esporte em geral: a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Saber que os próximos anos devem ter grande incentivo ao fomento do desporto nos faz vislumbrar novos horizontes no tênis brasileiro.

Da redação

Publicado em 20 de Outubro de 2009 às 08:57


Notícias

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016