A Casa é Nossa

Nas três primeiras etapas da Copa Petrobras 2009, os donos da casa não deram chances para as visitas


Sergio Llamera

As primeiras três etapas da Copa Petrobras 2009 tiveram algo em comum: os campeões foram tenistas da casa. Em Bogotá, venceu um colombiano (Carlos Salamanca). Em Buenos Aires, ganhou um argentino (Horacio Zeballos). Por fim, em Montevidéu, deu um uruguaio (Pablo Cuevas). Festa garantida para os organizadores, que viram a torcida empurrar seus tenistas até o fim e encher as arquibancadas.

Colômbia

Em Bogotá, Salamanca se impôs e não perdeu durante a competição. Pelo caminho, derrubou o cabeça-de-chave número dois, o chileno Paul Capdeville, nas quartas-de-final, e o brasileiro Ricardo Mello, em seguida, na semifinal, antes de passar pelo italiano Riccardo Ghedin na decisão. Na semi, Ghedin interrompeu o bom momento de Caio Zampieri, que havia furado o quali.

Argentina

Já na segunda etapa, em Buenos Aires, os argentinos vieram em peso acompanhar o evento, que contava com uma estrela "controversa", Gaston Gaudio. O "Gato", campeão de Roland Garros em 2004, que já ameaçou parar de jogar por diversas vezes devido à má fase, ganhou um convite e não fez feio. Ele foi à final do torneio e perdeu um jogo duro para o compatriota Horacio Zeballos - que tinha derrotado o brasileiro Julio Silva na semi. Destaque também para a participação de outro argentino que tenta voltar aos melhores dias, Juan Ignacio Chela, que perdeu na outra semi para Gaudio.

Uruguai

A boa performance em casa fez com que Gaudio fosse embalado para Montevidéu. Lá eliminou os antigos rivais Nicolas Massú, do Chile, e Luis Horna, do Peru, para chegar à semifinal. Contudo, o cabeça um, Pablo Cuevas, impediu seu avanço à mais uma final. O tenista da casa enfrentou o incansável Nicolas Lapentti (que parou Chela na semi) na decisão e levou a melhor para completar o quadro em que todos os tenistas da casa se deram bem nas primeiras etapas da Copa Petrobras. No Uruguai, nenhum brasileiro passou pela estreia.

#Q#
Sergio Llamera Abraham Palacio

RESULTADOS

Etapa Bogotá
Carlos Salamanca (COL) v.
Riccardo Ghedin (ITA) 6/1 e 7/6(5)

Etapa Buenos Aires
Horacio Zeballos (ARG) v. Gaston
Gaudio (ARG) 6/2, 3/6 e 6/3

Etapa Montevidéu
Pablo Cuevas (URU) v.
Nicolas La-pentti (ECU) 7/5 e 6/1

Da redação

Publicado em 21 de Outubro de 2009 às 09:27


Torneio

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016