Veteranos

Não tem idade

Por que é importante para os veteranos jogarem tênis?


Ron C. Angle/TPL

ATUALMENTE MUITO SE FALA A RESPEITO da prática de atividade física na terceira idade. Os médicos recomendam para auxiliar no tratamento de algumas doenças e também como forma de fazer a pessoa sair de casa, se divertir e se relacionar. Sou totalmente a favor, e considero indispensável para o equilíbrio emocional de uma pessoa que ela se mantenha em movimento. Fomos feitos para nos mexer, para pensar e exercitar a capacidade de nos relacionar e também de atingir objetivos. O tênis é um esporte que pode te dar tudo isso.

O tênis na vida de uma pessoa pode representar:

  • A prática de uma atividade física - saúde;
  • Um meio de convívio social;
  • Um esporte atraente, no sentido de ser prazeroso;
  • Um esporte que motiva a melhorar em termos técnicos e táticos;
  • Um esporte competitivo que vai mobilizar uma série de atributos, valores e qualidades;
  • Ascensão social e profissional.

SERÁ QUE PARA OS TENISTAS VETERANOS ISSO É DIFERENTE?

De certa forma sim, pois de modo geral o veterano coloca o tênis num patamar diferente em sua vida. As expectativas podem diferir, mas o tenista mais velho quer jogar, acima de tudo, por que gosta de jogar, gosta de estar ali fazendo bem à sua saúde, gosta de estar com os amigos, gosta de viajar e tem a possibilidade de fazer isso jogando, principalmente porque se sente feliz assim.

TIPOS DE TENISTAS

A partir da minha experiência como tenista, professora e psicóloga identifico quatro tipos de tenistas veteranos:

O iniciante: É aquele que começou a jogar tênis mais tarde, já na vida adulta, e que a paixão pelo esporte tomou conta dele. Então, ele quer jogar com os amigos e se divertir, praticando um esporte.
O atleta: É aquele que praticou bem algum outro esporte quando mais jovem e que agora quer jogar tênis e tem a maior vontade de progredir técnica e taticamente. Ele busca ter aulas, jogar com frequência e disputar alguns torneios no clube ou na academia e, quem sabe, em nível estadual, brasileiro e internacional.
O atleta do tênis: É o tenista que começou a jogar quando criança e teve bons resultados enquanto infanto-juvenil, mas que se afastou do tênis por um tempo para se dedicar aos estudos, trabalho e família. Esse tenista, por sua própria história no tênis, volta a jogar quando mais velho. Ele quer sentir novamente o prazer de tempos atrás e, além disso, resgatar amizades, vitórias e sentimentos que só o tenista que viveu isso desde pequeno sabe o que é.
O profissional: É o tenista que começou a jogar quando criança e disputou torneios infanto-juvenis, foi profissional, passou a ser técnico/professor e ainda joga tênis com frequência e participa de torneios de veteranos. Sua vida sempre foi voltada para o tênis. Lembro, que essa classificação não segue nenhum padrão, é apenas uma constatação.

A IMPORTÂNCIA DO TÊNIS

Em resumo, jogar tênis é importante para o veterano porque:

  • É um esporte saudável que pode ser praticado por muito tempo;
  • Ganhar e perder faz parte do jogo e o mais importante é simplesmente estar jogando;
  • É uma maneira de se colocar novos desafios;
  • É um complemento na vida, no sentido que ocupa um espaço importante em termos de tempo e convívio com amigos e pessoas que têm o gosto pelo esporte;
  • É se sentir vivo, tendo o prazer de sentir o cheiro do saibro molhado, bater uma bola, suar a camisa, tomar um bom banho e depois conversar com os amigos e se divertir.

Portanto, acho que os veteranos devem jogar tênis e ter um espaço também significativo dentro do esporte, seja no clube onde pratica, seja junto às instituições que promovem o tênis.

As expectativas podem diferir, mas o tenista mais velho quer jogar, acima de tudo, por que gosta de jogar, fazer bem à saúde, divertir-se etc

Roberta Menezes

Publicado em 30 de Março de 2012 às 08:35


Comportamento

Artigo publicado nesta revista