Como ser um atleta

O que é ser um atleta? É apenas fazer uma atividade física? Não, é estar comprometido com o esporte


Ron C. Angle/TPL

"ELE É UM ATLETA", quando nos referimos a alguém desta forma, normalmente trata-se de um elogio, que indica bons hábitos, disposição e prática de uma vida saudável. Não se trata apenas de alguém que realiza uma atividade física. Atleta é um título que deveria ser creditado não àqueles que incluem algumas horas de prática esportiva no dia-a-dia, mas àqueles que devotam sua vida em harmonia com o esporte.

O tênis possui um dos melhores exemplos de atleta da história dos esportes. Seu profissionalismo vai muito além dos resultados das partidas, da fama, da conta bancária e mesmo dos recordes. Recentemente, Roger Federer foi apontado como a segunda pessoa mais respeitada do mundo, ficando atrás somente de Nelson Mandela. Ele é o exemplo, o tipo de pessoa que sintetiza o título de "atleta".

Atleta é uma forma de ser e agir, dentro e fora das quadras, buscando desempenho e aceitação nos esportes. Um estilo de vida. Para alcançar isso, são necessários diversos fatores. Alguns deles são:

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Photoxpress.com

Quando falamos em esporte, falamos em desgaste e energia; e automaticamente falamos em combustível e reposição. O ponto de partida para o sucesso ou fracasso está na alimentação. Tênis é um esporte muito complexo nesse sentido, dado que uma partida pode demorar de 50 minutos a 4 horas. Então, é necessário não entrar muito pesado, ter reservas e ir repondo as energias. E mais importante é que o mecanismo "inteligente" do seu organismo saiba que há energia para gastar e que haverá reposição.

Não pode haver carências energéticas, ou seja, a alimentação precisa suprir todas as necessidades do organismo e da musculatura. Completa e bem balanceada com alimentos que sirvam de combustível imediato, complementados com outros que produzam as reservas.

Enfim, aquilo que todos sabem e poucos fazem: alimentar-se com qualidade e variedade, em pelo menos cinco refeições diárias, sendo, como diria o professor Nuno Cobra: o café-da-manhã de um rei, o almoço de um príncipe e o jantar de um mendigo; e, nos intervalos, uma colação nutritiva e pouco calórica, além de muita hidratação com sucos, isotônicos e água. Lembre-se: siga as orientações de um nutricionista.

Além disso, todas as ações que você realiza diariamente são hábitos que podem ser melhor aproveitados com disciplina. Por exemplo, seu descanso e horas de sono serão mais proveitosos quando estão claros para o seu organismo. Por isso, o ritual do sono é uma ótima prática. Tentar "apagar" no sofá com a tevê ligada não trará um sono tranquilo e revigorante. Por outro lado, deitar-se numa cama macia, com um pijama confortável depois de um banho morno é um aviso para o organismo relaxar.

Hábitos como tomar uma ducha, tirar roupas sujas entre dois jogos ou sessões de treino, antes das refeições etc, também trarão melhor proveito dos momentos de descanso. Chegar antes dos treinos e jogos para poder executar todo o seu ritual pré-jogo também. As correrias e falhas na rotina provocam desconforto e estresse desnecessários. Aquecer bem é o aviso que sua musculatura precisa de que será solicitada, e assim seu desempenho será muito melhor. Reavalie esses e outros hábitos e tire o melhor proveito do dia-a-dia.

Para ser um atleta, é preciso cultivar hábitos saudáveis desde as refeições até as horas de sono

RELÓGIO BIOLÓGICO
Seu organismo possui um preciso relógio biológico, que é baseado em intervalos de tempo e programável por meio de sua rotina. É um mecanismo extremamente inteligente, voltado às suas necessidades e que programa seu consumo de energia, dosando também sua disposição.

Se você come em intervalos corretos, ele sabe que você pode gastar mais energia e, por isso, lhe dá mais vigor físico. Do contrário, poupará sua energia fazendo com que você se sinta menos disposto. Esse controle se repetirá também em relação às horas de sono, com resultados diretos em concentração, irritabilidade, raciocínio lógico e estado de espírito.

Dessa forma, se você deseja estar disposto física e mentalmente, deve não só comer bem e dormir uma determinada quantidade de horas, mas comer em intervalos corretos de aproximadamente duas em duas horas e dormir cerca de oito horas com intervalos de 16.

Respeite seu relógio biológico para todas as suas atividades e procure descobrir seus horários mais proveitosos para cada uma delas, assim você se sentirá disposto e eficiente.

CONDICIONAMENTO FÍSICO
Quando tratamos de atletas, automaticamente se pensa em um ótimo preparo físico, em disposição, força, velocidade etc. No tênis, como já mencionamos, você precisa estar preparado para tudo.

Praticar esportes, na maioria dos casos, é exercitar de forma lúdica as suas capacidades físicas, colocar em uso aquilo que você já tem. O condicionamento físico é a forma de condicionar ou preparar seu corpo e mente para cargas mais exigentes de esforço.

A pré-disposição para o treinamento visando a evolução do físico para o desenvolvimento da atividade esportiva é, sem dúvida, um dos fatores mais limitantes na formação de atletas. Aprender a gostar das sessões de preparo físico é aprender a gostar de evoluir.

#Q#

O condicionamento físico é o maior responsável por três aspectos fundamentais na vida de um atleta, principalmente de tênis: desempenho, recuperação e evolução.

No primeiro momento, o condicionamento físico melhora o desempenho - embora a maioria das pessoas só se preocupe com ele quando ele aparece negativamente, como no caso de uma derrota por falta de condição física.

Depois, um jogador pode realizar até dois jogos de simples e um de duplas no mesmo dia e, às vezes, durante dias seguidos. O atleta bem preparado terá uma recuperação muito melhor entre cada uma das partidas e o menos preparado terá queda de desempenho a cada jogo realizado.

Por fim, o aprimoramento técnico está sempre associado ao ganho de potência, velocidade e ritmo. No tênis, o ritmo dos golpes está automaticamente associado ao ritmo da movimentação.

Marcelo Ruschel/Poapress

Aprender a gostar das sessões de preparo físico é aprender a gostar de evoluir

ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA
Mais do que arrumar a raqueteira com toalha e overgrip, a organização e a disciplina estão ligados ao bem-estar e à preparação, mas também ao respeito e aos bons relacionamentos. Com eles, serão honrados compromissos, justificadas faltas, atrasos etc, com parceiros de treino, equipe técnica, árbitros, organizadores, dirigentes e o meio do seu esporte em geral, criando um bom ambiente, que certamente facilitará a sua permanência dentro dele.

A disciplina, ajudará a manter o foco nos treinamentos, jogos, estratégia e tática. Ela é capaz de reduzir pela metade o tempo de evolução e aprendizado de um atleta. Organização e disciplina funcionam como facilitadores e aceleradores dentro do processo de evolução.

Carlos Omaki

Publicado em 12 de Dezembro de 2011 às 13:15


Comportamento

Artigo publicado nesta revista