Novas Técnicas

O tempo traz novos desafios

Você acha que não pode melhorar depois de velho? Nas próximas páginas você aprenderá a ajustar seu jogo, adicionar novas técnicas, aprimorar novas táticas e, talvez, fazer o relógio voltar no tempo


AQUI ESTÁ a verdade: 50 anos não significa velhice. no tênis, isso não é nem perto da velhice. Há muitos cinquentões, ou mesmo sessentões, que ainda podem derrotar garotões de 30.

Contudo, 50 anos é um feito importante. se você tem nível de intermediário para avançado, como a maioria dos jogadores, é hora de aprender a jogar de uma nova maneira. assim, ficará preparado para quando seu corpo começar a ficar mais lento. Considere este como um novo esporte, que começa aos 50.

É por isso que solicitamos o conselho de duas pessoas que literalmente escreveram um livro sobre o assunto, kathy e ron Woods, os autores do "Jogando tênis depois dos 50". Eles sabem tudo sobre manter a veia competitiva enquanto envelhecemos.

Nas próximas páginas, eles darão suas principais dicas para jogos de duplas e simples, assim como aconselhamento técnico para seus golpes. Desta maneira, você aprenderá a cobrir melhor a quadra com menor esforço, tirar o máximo de suas batidas e usar sua cabeça como arma. E, talvez, mostrar aos seus adversários mais jovens uma coisinha ou outra.

Luiz Pires

DICAS PARA AS DUPLAS

Aprenda a volear do mata-burro e diminua a quadra

1 - DIMINUA A QUADRA

Você pode gostar de sacar e volear em duplas, ou mover-se em direção à rede com seu parceiro tanto quanto possível. Se você ainda consegue fazer isso, sensacional.

Mas, aos 50, é hora de aprender a jogar com um parceiro na rede e o outro na linha de base, se é que você já não faz isso. Você descobrirá que o primeiro tipo de movimento que lhe incomodará é correr para trás, de costas, quando a bola passa sobre a sua cabeça. Uma solução é diminuir a quadra. Ficando entre a linha de base e a de saque quando se está atrás, você pode se defender melhor contra deixadinhas; mover-se para frente para os voleios; volear do meio da quadra (como na foto); criar ângulos; diminuir o tempo de seus oponentes; e bater bolas profundas na subida. Aos 50, jogar desta posição pode não ser necessário, porém você precisa aprender a fazer isso agora.

2 - ENCURTE O MOVIMENTO

Para jogar da posição entre a linha de base e a de saque, você precisa diminuir sua preparação (backswing).

1- Use a empunhadura com a qual se sente mais confortável e faça uma rotação curta.
2- mantenha seu peso vindo para a frente junto com o golpe.
3- golpeie a bola na sua frente e continue a terminação. tente bater drives lineares, sem quebra de munheca.

3 - AJUSTE DRIVES E SLICES

Na maioria de seus jogos, você deve ter feito approaches vindo atrás de golpes com topspin. Sugerimos uma troca por golpes chapados ou slices agressivos o tanto quanto possível. Mesmo que você esteja em ótima forma, curvar-se se tornará cada vez mais difícil com o tempo, e golpes com topspin quicam exatamente no local ideal do golpe de seu adversário. Se conseguir fazer approaches chapados ou de slice, você presenteará seus oponentes com uma dor nos joelhos e ganhará muitos voleios fáceis.

#Q#

4- SLICE DE FOREHAND

O slice de forehand é um golpe essencial em duplas acima de 50 anos.

1- Leve sua raquete para trás (mais alto do que a bola) com empunhadura Continental ou Eastern.
2- Corte a bola firmemente.
3- Acompanhe o movimento com a raquete na direção do alvo.

 

Sacar no meio é mais fácil e tira o ângulo do devolvedor

5- A HORA DO "T"

O saque fechado no "t" deve ser sua principal arma, a não ser que seu adversário tenha um golpe muito mais fraco que o outro. É mais fácil sacar no "t" consistentemente porque a rede é menor no meio. mais importante, este saque tira o ângulo do devolvedor. Se conseguir mandar a bola perto do "t", você tanto pode obter uma devolução no meio da quadra, como seu parceiro poderá ter um voleio fácil para definir o ponto.

6 - ENCURTE A RAQUETE

Para aumentar a precisão do seu saque, tente "diminuir" o tamanho de sua raquete. Quando se manuseia uma raquete menor, você tem mais controle sobre ela e uma mira melhor.

7 - PARA CIMA E AVANTE

A devolução em lob se torna um golpe mais importante a cada ano. Quanto mais velhos ficamos, menos gostamos de bater smashes, pois mover-se para trás se torna mais difícil. E ainda você terá tempo de tentar devoluções em lob porque seus oponentes não irão sacar muito pesado com tanta frequência. A melhor devolução em lob é acima do lado do backhand do jogador da rede, o que deixa o sacador tendo que lidar com uma bola profunda e de quique alto - o tipo de bola que faz com que winners sejam extremamente difíceis.

8 - LOB COM BACKSPIN (EFEITO CONTRÁRIO)

O lob com backspin é fácil de aprender e ainda mais fácil de executar que o lob com topspin.

1- Comece um uma preparação curta.
2- venha com a raquete por baixo da bola para ter controle e lide com ela com a parte baixa de sua raquete.
3- Bata devagar e com suavidade.
4- Acompanhe a trajetória da bola com sua terminação.

#Q#

A posição neutra nas partidas de simples deve ser um passo dentro da quadra

DICAS PARA AS SIMPLES

1 - FLUTUAR

Como nas duplas, o mata-burro funciona em simples também. sua posição neutra deveria ser um passo dentro da quadra, no meio dela. Deste local pode-se rapidamente cobrir os ângulos e as bolas curtas. Se seu adversário bater uma bola profunda, pegue na subida. faça o possível para manter-se nesta posição durante os pontos. O quanto menos você se mexer, mais energia economizará no decorrer da partida.

 

2 - VÁ PARA O MEIO

Se você tiver uma grande abertura para bater em qualquer um dos lados da quadra, faça isso sempre que possível e, com isso, faça seu adversário correr. Do contrário, considere jogar com porcentagens. Se jogar com bolas fundas e no meio da quadra, seu oponente não terá chance de buscar os ângulos da quadra. Seja paciente e espere uma bola mais curta que lhe permita um golpe ofensivo.

3 - APRENDA A JOGAR COM BOLAS ALTAS

As bolas altas podem ser armas poderosas, como na ilustração ao lado.
1- Bata a bola no meio; seu golpe deve passar a rede com uma boa margem e cair no fundo da quadra. Enquanto seu adversário vai para trás, antecipe-se a uma resposta mais curta.
2- V á para a frente para um voleio vencedor.

4 - VARIE

Você não tem tanta potência nesta idade, sendo assim, acredite mais nos efeitos e nas manhas. Ao invés de bater com topspin sempre, adicione o slice ao seu arsenal e dê aos seus adversários bolas diferentes. Também não se deve golpear as bolas sempre na mesma altura. Uma bola alta pode tirar o ritmo de seu oponente e lhe dar mais tempo para a recuperação entre os pontos. Bolas baixas farão seu adversário se curvar. não é uma coisa bonita, mas funciona.

#Q#

5 - VARIE A ALTURA

Mudar a altura da bola fará com que seu oponente tenha ataques de nervos.

1- Uma bola baixa força seu adversário a se abaixar.
2- Um forehand alto lhe dará tempo de recuperar posição na quadra.
3- Um slice de meia altura é um golpe seguro durante uma troca de bolas..

 

Faça seu adversário mudar de direção tanto quanto possível e pegue-o no contrapé

6 - CONTRAPÉ

Você encontrará diversos cinquentões que se movem rapidamente. Ainda assim, velocidade e habilidade para mudar a direção do movimento são coisas bem diferentes. Arranques e freadas são coisas que se tornam mais difíceis com a idade, então bater no contrapé é uma tática importante em simples. Se você bateu um forehand cruzado e seu adversário começa a voltar para o meio da quadra, vá para a cruzada novamente.

Isso fará com que você consiga diversos pontos, especialmente no saibro.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Kathy E Ron Woods

Publicado em 20 de Outubro de 2009 às 13:18


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016