Instrução nutrição

Quatro mitos populares a respeito da proteína

Ajude seus músculos a crescer desvendando esses segredos


Quando me tornei nutricionista, meus atletas comiam basicamente massa e batatas. A partir do momento em que as dietas "Zone" e "Atkins" se tornaram populares, claras de ovos e peito de frango foram conquistando seu espaço. De fato, a proteína é importante para a manutenção da força, mas superestimar sua importância pode ser bastante perigoso. Aqui vão os quatro enganos mais comuns:

"PROTEÍNA VEGETAL NÃO CONTA"

A proteína de soja fornece proteínas da mesma qualidade da animal - contém todos os aminoácidos necessários para fazer o músculo trabalhar ou se reconstruir. Não subestime seu valor.

"PROTEÍNA NÃO PODE SER ARMAZENADA COMO GORDURA"

A proteína é um dos principais blocos de construção do corpo, mas quando ingerida em demasia, é enviada diretamente para as células de gordura.

"A PROTEÍNA É O NUTRIENTE MAIS IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO MÚSCULO"

De acordo com um estudo realizado pela Tufts University, frutas e vegetais desempenham um papel importante na formação e conservação do músculo. Eis suas conclusões: Adultos com alto nível de ingestão de potássio retiveram mais de 1,5 quilos de tecido magro. O potássio protege o músculo porque um de seus papéis-chave é "captar" os ácidos do corpo, que podem deteriorar seus músculos. Balanceando o pH corpóreo, o potássio mantém o músculo trabalhando normalmente.

"A PROTEÍNA É O COMBUSTÍVEL MUSCULAR"

Quando se corta o carboidrato da dieta e se passa a comer apenas alimentos ricos em proteína, seu corpo é forçado a queimar proteínas. Um efeito dessa ação é a produção de nitrogênio (parte da proteína que não pode ser queimada), o que não é um problema quando a proteína é usada para a manutenção do músculo. Mas o excesso de nitrogênio contribui para um estado de acidez, que provoca a desagregação da massa muscular, exatamente o oposto do resultado desejado.

TRÊS MANEIRAS DE FAZER UM PRATO PODEROSO

Do total de calorias ingeridas por atletas, 50% precisam ser obtidas através dos carboidratos, o que inclui grãos, frutas e vegetais; de 20 a 25% precisam vir de proteínas magras, e os 25 a 30% restantes de gordura "boa", como azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes e sementes. Escolher edamame ou qualquer outra opção vegetariana pode ter bastante e cácia na hora de formar ou reparar o músculo. Você vai conseguir suprir suas necessidades protéicas e ainda deve reforçar a ingestão de potássio. A melhor maneira de permanecer forte é fazendo das frutas sua opção para o café da manhã e lanches, e dos vegetais a escolha para o almoço e jantar. Coma porções moderadas de carne e frutos do mar, não mais que 170 gramas por refeição - da largura e espessura de dois smartphones.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 17 de Junho de 2011 às 10:59


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista