Instrução duplas

Ouro dos tolos

Nas duplas, os winners não são tão valiosos quanto se imagina


fotos: Ron C. Angle/TPL
Pense em forçar o erro dos adversários para ganhar o ponto
fotos: Ron C. Angle/TPL

POUCAS COISAS NAS DUPLAS SÃO MELHORES do que dar um winner arrasador que passa no meio de seus oponentes. Seu parceiro ficará maravilhado, seus oponentes atordoados e você se sentirá incrivelmente sortudo.

Enquanto há diversas zonas para se dar um winner em jogos simples, a estratégia de "jogar onde ele não alcança" nas duplas geralmente traz mais angústia do que prazer. Você vai obter mais sucesso atacando seus adversários através de três maneiras menos ostensivas: bolas baixas, altas ou entre eles.

Bolas altas: Alta significa lob. Um bom lob obriga seus adversários a se afastarem da rede e os força a dar um smash (o golpe mais exigente fisicamente) do fundo da quadra, tarefa que não é simples de se fazer constantemente.

Entre os adversários: Este é o golpe mais efetivo nas duplas. Quando você joga bolas baixas entre seus oponentes, a bola voa sobre o centro da rede, a parte mais baixa. Além disso, os adversários sempre ficam confusos tentando adivinhar quem irá para a bola. Outra vantagem de jogar a bola no meio é a falta de ângulo para a devolução. Eles terão que criar seu próprio ângulo, o que é extremamente difícil.

Bolas baixas: bolas jogadas perto dos pés de seus oponentes estão entre as mais difíceis de serem devolvidas. Mesmo que ele consiga rebater, a devolução vai ser lenta e deverá flutuar sobre a rede, dando-lhe a chance executar um voleio, smash ou até mesmo um golpe de fundo mais potente.

Duplas de nível elevado entendem que esse tipo de jogo não se trata de executar winners arrasadores, mas sim de minimizar os erros e forçar o time adversário a cometê-los. E essas três estratégias garantem os dois objetivos. Deixe seus oponentes executarem os winners enquanto você joga um tênis percentual e disciplinado, que lhe dará a vitória.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Greg Moran

Publicado em 17 de Junho de 2011 às 12:04


Duplas

Artigo publicado nesta revista