Instrução duplas

Pedra, papel e tesoura?

Como os parceiros devem se comunicar na dupla e o que são aqueles enigmáticos sinais de mão?


Você já deve ter visto os sinais que os duplistas fazem antes do começo dos pontos e também aquele cochicho antes de o ponto iniciar. Então, neste texto vou tentar explicar o que exatamente estamos combinando nessas horas. Primeiramente, vamos falar dos sinais mais básicos. Eles podem ser usados tanto nos games de saque como nos de devolução.

A comunicação é imprescindível durante um jogo de duplas e essa linguagem de sinais tem o intuito de tentar antecipar o que vai acontecer durante o ponto. Dentro da quadra, esses sinais servem não só para confundir os adversários, mas também para manter sempre uma boa comunicação entre a dupla.

SINAIS BÁSICOS

1 - Mão fechada Quer dizer: "Não vou me mexer". Estou na rede e vou ficar no meu lado, aguardando uma chance de cruzar e interceptar a bola durante a continuação do ponto e não na primeira bola.

2 - Mão aberta Quer dizer: "Vou cruzar e interceptar a bola logo na devolução de saque do adversário".

SINAIS "AVANÇADOS"

Esses são sinais básicos, mas, durante uma partida, as coisas podem não estar saindo como você quer e aí é preciso improvisar e variar os sinais, como, por exemplo:

1 - Nos games em que sua dupla está sacando Quando você vê o sacador falando com o parceiro, ele esta dizendo onde vai sacar (aberto, fechado ou corpo) e aí o jogador da rede dá o sinal de mão fechada ou aberta, avisando o que ele pretende fazer. Nas duplas, é muito importante a variação dos sinais já que a intenção é atrapalhar o devolvedor.

2 - Nos games em que sua dupla está devolvendo Ocorre basicamente a mesma coisa que nos games de saque. O jogador da rede dá o sinal de mão aberta ou fechada dizendo se vai cruzar ou não na primeira bola após a devolução.

3 - Australiana Os sinais ficam um pouco mais complicados quando a dupla decide fazer uma jogada que se chama "australiana", que tem esse nome porque foi inventada na Austrália. A australiana é quando os jogadores se alinham um atrás do outro (um na rede outro no fundo). Ela só é realizada nos games em que a dupla tem o saque, e é feita para atrapalhar ainda mais o devolvedor. Aí os sinais mudam, pois o jogador da rede indica com os dedos para qual direção ele vai. Com a mão esquerda para trás, você mostra ao seu parceiro com o dedo mindinho que vai para a esquerda e com o dedão (ou indicador), que vai para a direita. Se você for canhoto, vale o contrário.

Observação:

Durante uma partida profissional de duplas você já deve ter observado o sacador, em alguns momentos, dizer "Não!" para o parceiro da rede após ele mostrar um sinal de mão. O que isso significa? Quer dizer que o sacador não quer que o seu parceiro faça aquela jogada (cruzar a rede, por exemplo) e prefere que ele lhe dê outra opção. Então, é comum ouvir "Não!" e "Sim!" do sacador, pois geralmente é ele quem vai definir o que o companheiro deve fazer.

ANDRÉ SÁ
Top 60 do ranking de duplas. Em 2008, formou a 9ª melhor parceria do mundo com Marcelo Melo. Hoje joga ao lado de Franco Ferreiro. Já foi 55o da ATP em simples em 2002, ano em que foi quadrifinalista em Wimbledon.

André Sá

Publicado em 17 de Junho de 2011 às 13:33


Duplas

Artigo publicado nesta revista