Fisioterapia

Foot-Fault!

Não ignore aquela dor no pé. Ela pode ficar bem pior


TODOS JOGAM TÊNIS APESAR DE algumas dores, especialmente, ao que parece, se ela for no pé. Mas jogar com dores nos pés pode levar a problemas maiores rapidamente. O Dr. Matthew Roberts, um cirurgião ortopedista que se especializou em lesões nos pés e tornozelos no Hospital de Nova York, descreve as três lesões mais comuns dos pés de tenistas e a melhor maneira de preveni-las.

TENDINITE NO TENDÃO DE AQUILES
Esta inflamação do tendão de Aquiles, atrás do seu tornozelo, geralmente é causada por excesso de esforço e é comum em atletas que não fazem um alongamento adequado antes do exercício. "Aquela área do tendão não tem um grande suprimento de sangue. Geralmente, as pessoas tentam jogar com dor, e isso pode, em último caso, levar a um rompimento", diz o especialista. A melhor maneira de prevenir é fazer um bom alongamento e aquecimento, que converte músculos rígidos em músculos mais maleáveis. "A lesão pode acontecer com uma estirada rápida para alcançar uma bola. O que você precisa fazer é ouvir o seu corpo e evitar possíveis rupturas uma vez que está com tendinite", conta o Dr. Roberts.


TRATAMENTO: Descanse bastante. Colocar gelo na área afetada também vai ajudar, assim como usar protetores de calcanhar ajudará a reduzir a tensão no tendão. Você também pode tentar compressas ao redor do tornozelo da panturrilha usando bandagens elásticas durante o dia.


ENTORSE NO TORNOZELO
Quando o tornozelo fica sobre uma superfície desnivelada, ou é forçado demasiadamente durante uma aterrissagem, os ligamentos podem se estender para uma posição anormal. "Com uma entorse de grau 1, você é capaz de andar. Se não conseguir andar e achar que pode estar quebrado, é uma lesão de grau 3, e você deve ver um médico imediatamente", explica Roberts.

TRATAMENTO: Em qualquer entorse, o tratamento é o RICE (anacrônimo em inglês para: descanso, gelo, compressa e suspensão). Gelo em ciclos de 10-15 minutos com intervalos de 60-90 minutos pode ajudar a reduzir inchaço. Suportes e muletas podem ser usadas para ajudar a aliviar a dor enquanto ocorre a recuperação.


São três as lesões mais comuns nos pés dos tenistas: tendinites, entorses e fascite plantar

FASCITE PLANTAR
A inflamação da fascia plantar afeta o tecido conectivo grosso que começa na base do osso do calcanhar e se estende através da sola do pé até os dedões. A dor geralmente é sentida na parte de baixo do calcanhar. "Quase todas as lesões de pé e tornozelo são causadas por excesso de uso ou pela síndrome do 'tenista de fim de semana'. Isso também acontece frequentemente com pessoas com músculos rígidos na panturrilha. O que ocorre é que músculos tensos estão sob estresse e isso inevitavelmente leva à lesão", aponta Roberts.

PREVENÇÃO: Dr. Roberts recomenda o alongamento dos corredores. Incline-se para a frente para pressionar seus braços contra a parede. Endireite uma perna atrás de você e pressione o calcanhar no chão por 15 segundos. Troque de perna. Usar o peso do seu corpo para rolar uma bola de tênis debaixo do seu pé também pode ajudar.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Allan Kreda

Publicado em 17 de Maio de 2011 às 08:18


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista