Bollettieri

Esteja preparado

Ter bons golpes não significa nada se você não tiver uma boa preparação


Foto: Ron C. Angle / TPL

1 Uma boa preparação começa com o apoio de pernas. Isso é verdade em qualquer esporte, seja você uma arremessador no basquete, um lançador no futebol americano etc. É preciso ter alguma flexão no joelho e seu peso deve estar para a frente, assim você está pronto para se lançar para qualquer direção que a bola venha. Incline-se os joelhos, não a cintura ou as costas. Se ficar muito reto, começará o movimento com atraso. Você terá o mesmo problema se ficar debruçado sobre a cintura. Não fique tentado a ficar inclinado para o lado do seu golpe preferido. Você apenas está se ajustando para uma devolução lenta quando a bola não vier do lado que você está esperando.

2 Uma boa maneira de melhorar a preparação é prestar atenção no adversário durante o aquecimento. Ele tem um golpe que é uma boa arma? Ele tem uma movimentação melhor da direita para a esquerda ou de trás para a frente? Ele tem uma empunhadura extrema nos golpes de fundo ou nos voleios? Faça algumas anotações mentais durante o aquecimento e você conseguirá se antecipar aos movimentos do seu oponente e chegar na bola com antecedência.

3 Vi diversos tenistas que possuem grandes golpes, muita velocidade, e mesmo uma preparação perfeita, mas ainda assim eles chegavam atrasados à bola e pareciam estar despreparados. Isso acontecia porque eles não reagiam até que a bola estivesse perto deles. É fácil sua mente viajar por alguns segundos depois de você bater na bola. Este pequeno instante pode custar muito. Se você não prestar atenção ao que o oponente faz - como ele se prepara e golpeia a bola -, você não terá uma boa rebatida. É preciso se mover tão logo seu adversário golpeia a bola na sua direção.

4 Não importa o quão bem você se mova ou o quão concentrado esteja, você não estará preparado para todos os golpes. Seu adversário vai lhe colocar em posições difíceis. Quando isso acontece, é preciso entender como sair desse problema e ganhar um tempo para se preparar para o próximo golpe. Minha estratégia favorita: bata a bola alta e no meio. A altura do golpe vai lhe dar uma chance de se recuperar. E jogar no meio dará ao seu oponente poucos ângulos para trabalhar.

5 Há debates sobre quando se deve trazer a raquete para trás na hora de bater na bola. Seus golpes precisam ser rítmicos, do contrário perderão potência, efeito e consistência. Mas ritmo é inútil se você faz contato com a bola atrasado. Prefiro que meus alunos voltem os ombros para a bola mais cedo, não muito depois de saberem o golpe que irão desferir (um forehand ou backhand). Serena e Venus Williams fazem isso, especialmente Serena no forehand. Se isso funciona para elas, podem funcionar para você também.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 17 de Maio de 2011 às 08:51


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista