Nutrição

Coma para vencer

Alimentos que farão você não esmorecer no terceiro set


TÊNIS REQUER FORÇA E ENERGIA, mas vencer está, em última instância, ligado ao vigor. Estudos levaram a três alimentos como os principais na hora de conseguir ter uma boa resistência. Aqui está a ciência por trás da forma como eles trabalham no organismo e maneiras fáceis de incorporálos à sua rotina pré-jogo:

ÓLEO DE PEIXE
Ômega-3 protege o seu cérebro, coração e pele, mas também pode ser um meio de aumentar a energia. Pesquisas indicam que Ômega-3 é rapidamente absorvido nas membranas do coração e dos músculos, onde ele reduz a demanda de oxigênio do corpo durante o exercício, o que se traduz em maior resistência.

PROVE: opte por um suplemento de óleo de peixe diário, como vitaminas, mas verique se a quantidade de Ômega-3 está descrita corretamente e que o óleo não tenha se degenerado e esteja livre de contaminação por metais pesados.

A PROVA: Em um estudo de oito semanas, pesquisadores australianos testaram o impacto do Ômega-3 em óleo de peixe versus óleo de oliva em atletas de elite. A suplementação com óleo de peixe baixou os picos dos batimentos cardíacos, estabilizou o ritmo das batidas e reduziu o consumo de oxigênio corporal.


LENTILHAS
Procurando um lanche pré-jogo que vai mantê-lo intenso até o terceiro set? Tente sopa de lentilhas ou uma salada de lentilhas. Estudiosos dizem que os legumes oferecem vantagens distintas em termos de performance. Seus baixos índices glicêmicos resultam em melhor controle de açúcar e insulina no sangue, enquanto inibem níveis de lactato, um ácido produzido nos músculos durante exercícios intensos e que dispara a dor e a fatiga.

PROVE: Uma opção para apenas esquentar e comer são as latas de sopas de lentilha. Uma opção e lentilha na salada é com vinagre balsâmico e folhas verdes.

A PROVA: um estudo da Universidade de Sydney comparou performances de atletas depois de três refeições diferentes com quantidades iguais de carboidratos: lentilhas, batatas e glucose (açúcar simples) com água. A refeição com lentilha resultou em 20 minutos a mais de resistência.


SUCO DE BETERRABA
Esta raiz vermelha pode ser mais efetiva em reforçar os níveis de energia do que qualquer outra coisa que você possa encontrar nas prateleiras de suplementos. Cientistas dizem que o conteúdo de nitrato natural do suco do vegetal é a chave - ele se transforma em óxido nítrico, um gás que abre os vasos sanguíneos e reduz a absorção de oxigênio, diminuindo a fatiga do exercício.

PROVE: invista no suco de beterraba. Beterrabas frescas estão disponíveis durante o ano todo e, por serem naturalmente doces, possuem sabor forte, então tente misturar com maçã ou cenoura.

A PROVA: um estudo publicado no Jornal de Fisiologia Aplicada descobriu que tomar apenas dois copos de suco de beterraba por dia fez com que atletas pedalem 16% mais tempo do que comparados com outro tipo de bebida.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 17 de Maio de 2011 às 07:49


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista