10 anos de TÊNIS

TÊNIS, a década

A trajetória da Revista TÊNIS nesses primeiros 10 anos de vida


NO FIM DOS ANOS 1990 e começo dos 2000, o tênis se tornou uma febre no País graças a Gustavo Kuerten. O Brasil alcançou mais de 1 milhão de praticantes e outros tantos aficionados. Assim, no fim de 2002, nascia a ideia da Revista TÊNIS, que seria lançada em maio do ano seguinte. Ela vinha, com seu design inovador, para se tornar a principal referência de um mercado que ainda vivia lembrando das antigas revistas da década de 1980.

"Parece revista estrangeira" foi a frase que mais ouvimos na época e tomamos isso como um elogio, pois, para o brasileiro, tudo o que é feito fora do País costuma ser melhor em comparação ao que é produzido internamente. A famosa síndrome de vira-lata. Logo nos tornamos reconhecidos pelo público fã de tênis anoem geral, mas também pelos tenistas profissionais, treinadores e promotores de eventos, que reconhecem a qualidade do que é feito em nossas páginas. Não é à toa que, nesta edição comemorativa aos nossos 10 anos, diversos deles tenham nos enviado mensagens de parabéns.

Hoje, a Revista TÊNIS é a única mensal voltada ao esporte, com circulação nacional em bancas. Além disso, quem possui iPad também pode nos acompanhar, baixando nosso aplicativo na AppStore. Estamos ainda nos principais eventos realizados no Brasil, sendo a revista oficial do Brasil Open, por exemplo, além das recentes exibições de Roger Federer.

Nessa década de atividades, atravessamos todas as fases, desde a crise de gestão que irrompeu na Confederação Brasileira de Tênis e que levou ao boicote dos jogadores até a atual retomada do bom momento no esporte, com a volta dos patrocínios depois que a nova presidência assumiu e trouxe os Correios. Foi com o aval dessa empresa que outras tantas novamente voltaram seus olhos para o tênis. Com isso, o Brasil chegou a ter um dos maiores calendários de torneios do mundo, o que fez com que nossos tenistas tivessem todas as oportunidades para começar suas carreiras. Um verdadeiro trabalho de base com os mais de 1,5 milhão de praticantes que temos atualmente.

 

O Brasil tem 1,5 milhão de praticantes que gastam quase 1 bilhão em equipamentos e acessórios por ano

SEMPRE NA FRENTE

Já que sempre éramos comparados às revistas estrangeiras, decidimos então adquirir os direitos de reprodução das matérias da renomada Tennis Magazine com exclusividade para o Brasil e, assim, passamos a contar mensalmente com artigos de alguns dos maiores treinadores do mundo, como Nick Bollettieri e Brad Gilbert, por exemplo.

Desde o começo, além de reportar o melhor das quadras, também ditamos tendências, conversando com as promessas de uma geração, entrevistando nomes consagrados e outros que virariam celebridades em seguida, trazendo matérias com dicas técnicas, táticas, físicas e mentais de que poucos falavam, mas que se tornariam padrões. Além disso, avaliamos todas as novidades de equipamentos que surgem no mercado, sendo uma referência de compra para inúmeros tenistas amadores, que gastam cerca de 1 bilhão de reais com equipamentos e acessórios por ano.

Ao fim de cada ano, para não ficarmos estagnados, sempre fazemos uma pesquisa com nossos leitores para verificararmos em quais pontos ainda precisamos melhorar. Foi assim que, em setembro de 2010, reformulamos toda a revista graficamente, que ganhou um novo formato (maior, este que você tem hoje nas mãos) e mais agilidade. Descobrimos também que nosso público - sempre assíduo nas quadras -, assim como nós, está sempre querendo melhorar e, por isso, passamos a valorizar, cada vez mais, as matérias de instrução, analisando golpes dos maiores tenistas do mundo com exclusividade, dando dicas dos grandes técnicos e especialistas do planeta.

Sabemos que estamos diante de um público que verdadeiramente gosta de jogar tênis e que não mede esforços para se aprimorar, seja testando novas técnicas em aula ou em jogos com amigos, seja comprando equipamento novo etc. Assim como nós, são pessoas que amam o esporte.

Como o mundo hoje é todo digital, também estamos on-line. Nosso site www.revistatenis.com.br está dentro do maior portal de notícias do Brasil, o UOL, além de mantermos canais de interação com os leitores que buscam informações mais rápidas sobre os eventos cotidianos no Facebook (facebook.com/revistatenis) e Twitter (@revista_tenis). Em breve, nosso site estará reformulado e ainda mais interativo. Aguardem.

São "apenas" 10 anos de Revista TÊNIS. Queremos muitos mais.

Portanto, se tiver sugestões para os nossos próximos 10 anos, escreva para o e-mail a.grizzo@revistatenis.com.br e teremos o prazer de tentar fazer uma revista ainda melhor.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 20 de Maio de 2013 às 11:20


Especial

Artigo publicado nesta revista