US Open

Descubra quem é John Millman, algoz de Federer no US Open, em seis curiosidades

Australiano encara agora Novak Djokovic pela vaga na semifinal do torneio


Reprodução: Twitter/US Open

Uma das grandes surpresas do US Open 2018 foi a vitória do australiano John Millman, apenas #55 colocado do ranking da ATP, sobre o suíço Roger Federer. Na madrugada desta terça-feira, Millman garantiu a classificação para as quartas após vencer o duelo com parciais de 3/6, 7/5, 7/6 (9-7), 7/6 (7-3) em 3h35.

Pouco conhecido do público geral, Millman garantiu a maior vitória da carreira e de quebra eliminou Roger, um dos principais favoritos ao título e cinco vezes campeão em Flushin Meadows. Confira algumas curisiosidades sobre o tenista:

1) Azarado em casa

Tenista de 29 anos, Millman é natural de Brisbane, na Austrália. Seu torneio preferido é justamente o Brisbane Internacional, ATP 250 que abre a temporada do circuito mundial. Lá, ele tem como melhor resultado as oitavas de final, atingida em três oportunidades. Curiosamente, essas três derrotas foram para tenistas bem ranqueados. Andy Murray era o 3º quando o eliminou em 2012, Roger Federer o 2º em 2015 e Grigor Dimitrov o 3ª em 2018.

2) Ano de altas e baixas

Antes de Nova York, Millman vivia um ano inconstante. O número de vitórias e derrotas (15 a 14) era próximo e ele havia ficado entre os oito primeiros apenas nos ATP 250 de Eastbourne e Budapeste. Na série de Challenger, ele foi campeão em Provença, na França, e de Kyoto, no Japão.

3) Algoz de Fognini

Antes de Federer, Millman já havia derrotado outro nome de peso no torneio. Cabeça de chave #14, o italiano Fabio Fognini deu adeus a competição depois de levar 6/1, 4/6, 6/4 e 6/1 em 2h40. Depois, o tenista de 29 anos derrotou o americano Jenson Brooksby na estreia (6/4, 6/2 e 6/0) e o cazaque Mikhail Kukushkin na terceira rodada 6/4, 4/6, 6/1 e 6/3.

4) Frutos da campanha

Com 20 torneios disputados na temporada, Millman alcançou 437 mil doláres em premiação e conquistou 805 pontos. Somente com a campanha em Flushing Meadows ele embolsará 475 mil doláres e receberá 430 pontos. Além disso, o australiano deverá pular, no mínimo, para a 38ª colocação, batendo sua melhor marca da carreira.

5) Fã de Futebol

Fora das quadras, Millman não fica longe dos esportes nem mesmo no tempo livre. Segundo o seu perfil no site da ATP, ele gosta de correr, jogar golf e futebol americano, além de ser um grande fã do Liverpool, da Inglaterra. Em seu Instagram, é possível ver uma publicação desejando sorte ao time antes da final da última Champions League, inclusive, além da foto abaixo, na qual ele veste a camisa do time inglês.

 

 

Still mates with this guy despite his club loyalties 😂😂 #ynwa #atlanta #atp #coutinhoisstaying

Uma publicação compartilhada por John Millman (@johnnyhm) em

 

6) Boom nas pesquisas

Grande "zebra" do torneio até então, John Millman foi um dos tenistas mais buscados no Google após a vitória sobre Roger. Com dados do Google Trends, é possível ver o crescimento do número de pesquisas por seu nomes nos últimos trinta dias e o grande salto da última segunda-feira para cá. Confira:

Da redação

Publicado em 4 de Setembro de 2018 às 18:21


Notícias John Millman Roger Federer US Open