"Põe na quadra!"

A primeira aula da professora Suzana Silva nesta nova série sobre táticas fundamentais para jogos de simples e duplas fala sobre algo primordial, mas facilmente esquecido por todos, que é colocar a bola em jogo


Comece trocando bolas nos quadrados de saque até que os golpes fiquem mais regulares

A NOVA SÉRIE DE INSTRUÇÃO da professora Suzana Silva vai tratar de táticas fundamentais de simples e duplas. Nas próximas edições, você aprenderá alguns macetes para fazer bonito em seu clube ou academia. Os pontos observados nesta seção serão importantes para jogadores iniciantes de qualquer idade, mas também lembrarão tópicos relevantes e muitas vezes esquecidos até mesmo pelos intermediários e avançados. Quer melhorar o seu jogo? Então, fique atento!

Atualmente, no mundo inteiro, a maneira moderna de ensinar o jogo de tênis é jogando. Esta afirmação pode parecer estranha, mas vamos lá: na verdade, saímos de uma maneira analítica de ensinar o golpe do tênis - ou seja, dividindo- o em partes e praticando-o por um longo tempo antes de ensinar outro - e passamos a uma abordagem global. Agora é importante que a pessoa, de qualquer idade, ao aventurar-se em uma quadra de tênis pela primeira vez, já possa sacar, jogar e marcar pontos! Este é o lema do programa "Play and Stay" (algo como "Jogue e Permaneça", citado na edição número 52 na matéria "O papel do professor no ensino do Tênis") da ITF.

Ora, esta abordagem é muito mais divertida, pois a partir da tática ("Como vencer? Que "armas" usar e em que momento?") se aprende e aprimora a técnica (as "armas" em si, ou seja, cada golpe do tênis). Em cada capítulo desta série você vai compreender como as táticas funcionam e aprender como praticá-las com seu professor ou companheiro de treino. Vamos ver como isto funciona?

PRINCÍPIOS TÁTICOS FUNDAMENTAIS DE SIMPLES
Iniciantes: Colocar a bola em jogo. Uma das instruções mais faladas e ouvidas no mundo do tênis é "põe na quadra". Sim, estamos falando o óbvio, mas tenistas iniciantes e intermediários após assistirem a seus ídolos pela TV, parecem só lembrar dos pontos espetaculares com voleios indefensáveis e winners arrasadores. Eles esquecem duas coisas: número de bolas trocadas para chegar à fase de finalização (muitas) e o número de pontos vencidos com bolas indefensáveis ao longo de uma partida completa (poucos).

É pouco realista insistir em táticas muito avançadas quando se está aprendendo a jogar. Ao procurar simplesmente colocar a bola para o outro lado, o tenista iniciante aperfeiçoa seus golpes de base (saque, forehand e backhand) e o controle emocional necessário para construir situações de finalização.

Para melhorar a profundidade de suas bolas, amarre um elástico sobre a rede e faça os golpes passarem por cima dele

 

Marque alvos no fundo e no meio da quadra e treine acertar a bola nesta região

DICA TÉCNICA: para aumentar suas chances de colocar a bola em jogo, vale a pena investir seu tempo em praticar os golpes básicos com topspin (efeito gerado na bola golpeando-a de baixo para cima), pois eles executarão uma trajetória em parábola, passando bem alta sobre a rede e caindo rapidamente na quadra adversária. Tenistas adultos iniciantes, que possuem muita facilidade para o efeito slice no backhand, devem lembrar que a bola deve passar alta sobre a rede para que caia no fundo da quadra.

JOGUINHO: com seu professor ou colega de treino, comece junto à rede, dentro dos quadrados de saque, e estipule uma meta de bolas sem errar. Se ficar fácil, aumentem a distância da rede, sem pressa. O objetivo é trocar muitas bolas, exercitar sua condição cardiovascular, e a paciência! Quando chegarem a um número razoável, podem fazer um game normal, onde cada ponto só começa depois que vocês dois trocarem "X" bolas. Bolas coloridas ajudam à visualização dos efeitos colocados na bola.

Intermediários: Colocar a bola no fundo e no meio da quadra. Ao fazer a bola passar mais alta sobre a rede e mantê-la no fundo da quadra, você não só adquire maior margem de segurança como também dificulta que seu adversário tome o controle do ponto. Bola funda e no meio dificulta também que seu adversário angule as bolas, o que pode ser útil para você se cansar menos ao longo da partida.

DICA TÉCNICA: para aumentar suas chances de colocar a bola no fundo da quadra, trabalhe com alvos. Marque uma área no fundo e no meio da quadra com tampinhas de tubos de bolas e/ou amarre um elástico acima da rede para praticar. Você vai precisar alongar um pouco mais a terminação dos seus golpes de fundo para que a bola atinja o alvo.

JOGUINHO: coloque o elástico sobre a rede e jogue um game com revanche, em que só valem bolas acima do elástico. Ou então, coloque os alvos de tampinhas dos dois lados da quadra e, trocando bolas com seu companheiro, veja quem acerta dez bolas na área alvo primeiro.

No próximo capítulo vamos aprender a importância do controle de direção dos golpes e como fazer para estar sempre bem posicionado nas partidas de simples.
Bons treinos e até lá!

Suzana Silva desenvolveu a linha de Raquetes"EZ Wilson" e é diretorada Tote
Esporte com Arte.
tote@tote.com.br

Suzana Silva

Publicado em 2 de Abril de 2008 às 06:37


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista