Os anos passam

Os anos passam

2003. GUGA ACABA DE SER OPERADO DO QUADRIL, mas, a crença na recuperação do catarinense era tanta que ninguém se perguntava: "Qual o futuro do tênis brasileiro sem ele?" Ele só foi deixar o esporte em 2008, mas a resposta a essa questão começa a surgir agora. Para os críticos (e cegos), o tênis acabou depois da aposentaria de Gustavo Kuerten. Para os que enxergam além de um palmo à frente, o desenvolvimento do esporte está só começando.

O fenômeno Guga trouxe um alarido que acabou não se transformando em uma verdadeira base. No entanto, trilhou minimamente um caminho que hoje parece estar sendo alargado em diversas frentes. Sim, não temos mais um número um do mundo, mas mesmo quando ele ainda atuava, não havia tantos torneios, tantos eventos de tênis acontecendo no País. Além disso, se antes o catarinense dava seu apoio de dentro da quadra, hoje ele se embrenha fora dela para trazer mais gente ao esporte.

Assim, para os cegos, o Brasil agora é um país sem um grande tenista e, com isso, sem expectativas. Para os que trabalham em prol do esporte (como nós) e têm uma visão muito mais ampla, o momento do tênis do Brasil nunca esteve tão positivo. São incontáveis Futures realizados ano a ano. A cada temporada, somam-se a ele Challengers cada vez mais bem organizados e estruturados. A partir de 2013, voltaremos a ter um grande evento da WTA. A partir de 2014, teremos quatro grandes torneios. Culminando, teremos as Olimpíadas em 2016.

Ou seja, a expectativa é enorme e a Revista TÊNIS, que agora completa nove anos, aguarda ansiosa as novidades, assim como um tenista juvenil, sabedor das oportunidades que certamente vão surgir em sua carreira. Nesses nove anos, nunca vimos um momento tão favorável e, portanto, celebramos mais um aniversário.

Dessa forma, nesta edição, aproveitamos para listar as 10 maiores temporadas da Era Aberta, desde 1968. Depois, já no clima de Roland Garros, apontamos programas para você aproveitar Paris sem ter que perder nenhum jogo do torneio. Em seguida, como sempre, trazemos uma série de matérias para você melhorar o seu tênis. Começamos ajudando-o a aprimorar sua técnica de voleio e lob, até que você tenha controle total de uma partida. Enfim, celebre conosco mais esse aniversário e vá para a quadra!

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos


Editorial

Artigo publicado nesta revista