Brasil Open 2013

O nosso torneio

O que esperar da versão 2013 do Brasil Open, que será novamente no Ginásio do Ibirapuera


Não dá para negar. O Brasil Open veio para São Paulo no ano passado e foi um sucesso absoluto de público. Em sua 13a edição, o torneio promete ainda mais. Entre os nomes confirmados está Nicolas Almagro (tricampeão), Juan Monaco, David Nalbandian, Stanislas Wawrinka e, obviamente, Thomaz Bellucci. E há ainda a possibilidade de Rafael Nadal voltar a pisar em terras brasileiras. Até o fechamento desta edição, os organizadores negociavam com o espanhol.

Mas mesmo que ele não venha, ainda assim o evento terá um line-up de peso e, mais do que isso, reascende-se a esperança de termos um campeão nacional em simples (Bruno Soares venceu em duplas em 2012). No ano passado, Bellucci esteve perto, porém caiu na semifinal depois de não ter conseguido se recuperar de um desgastante jogo no dia anterior. Cada vez mais experiente, aumenta a chance, ainda mais sabendo que o saibro coberto favorece o estilo de jogo do brasileiro.

O Brasil Open 2013 promete movimentar São Paulo na semana do Carnaval, de 9 a 17 de fevereiro e a Revista TÊNIS dá dicas para você aproveitar ao máximo o torneio e a cidade durante esses dias.

Divulgação Inovafoto

Almagro vem ao Brasil para tentar o quarto título do torneio

INGRESSOS

As entradas para o torneio estão sendo vendidas desde 10 de janeiro no site da empresa Tickes for fun (ticketsforfun.com.br) e nas bilheterias do Credicard Hall. Estão sendo oferecidos pacotes para a semana toda (nos dias 9 e 10 a entrada é livre), só para as primeiras rodadas, só para as oitavas e quartas, só para as finais e também avulsos por dia. A partir de 22 de janeiro, a bilheteria do Ginásio do Ibirapuera também passa a vender entradas. O primeiro lote de ingressos foi vendido com valores promocionais que variavam de R$ 15 a 125, por dia. No ano passado, os últimos dias lotaram e todas as rodadas noturnas estavam cheias. Portanto, não deixe para comprar de última hora.

DE GRAÇA

Quer ver alguns bons jogos e ainda ter a chance de esbarrar com algumas das feras do torneio andando pelos arredores do Ibirapuera depois de seus treinos? Vá ver os jogos do qualifying nos dias 9 e 10 de fevereiro. A entrada é livre, os jogos costumam ser bons e boa parte dos tenistas garantidos na chave principal chegam mais cedo para treinar.

ONDE FICAR?

Você não é de São Paulo? Não sabe onde se hospedar durante o torneio? A região do entorno do Ibirapuera é repleta de hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos. Aliás, alguns dos top de São Paulo ficam a poucas quadras do ginásio, como o Tivoli-Mofarrej e o Unique, por exemplo. Ficar próximo ao Jardim Paulista é a melhor opção, pois, é possível ir à pé ao torneio e também desfrutar de alguns dos melhores restaurantes da cidade, que também estão por lá. Como a maioria das opções na região é cara, uma dica é buscar hotéis que fiquem próximos a linhas de metrô, pois para chegar ao torneio basta uma caminhada do metrô Brigadeiro na Paulista até o ginásio.

ONDE COMER?

Os jogos das primeiras rodadas estão programados para começar às 12h. Ou seja, não há muito tempo para almoçar. Se você quer algo rápido e fácil, o Shopping Paulista fica próximo e tem uma praça de alimentação bastante interessante. No entorno do ginásio, há ótimas opções para todos os gostos. Algumas sugestões são: o árabe Miski (na esquina da Joaquim Eugênio de Lima com a Caconde), a pizzaria Camelo (perto da esquina da Pamplona com a Estados Unidos), a cantina Lellis (perto da esquina da Campinas com a Estados Unidos), a churrascaria Estacion Sur (esquina da Lorena com a Joaquim Eugênio), todos esses a poucas quadras de distância; fora outras tantas opções caso você queira andar um pouquinho mais e ir para o burburinho de restaurantes entre as alamedas Santos e Jaú.

Divulgação Inovafoto

Brasil Open 2013 vai coincidir com o Carnaval

O QUE FAZER?

Está de férias em São Paulo e os jogos só começam à tarde? Não se aborreça. Se for chegar antes, vá ver o desfile das escolas de samba no Anhembi que serão nos dias 8 e 9 de fevereiro. Se você quer algo mais erudito para esses dias pré-Brasil Open, vá passear no centro e aproveite para passar na Pinacoteca e, depois, assistir a um concerto na Sala São Paulo. Há concertos da Osesp marcados para dia 8 e 9 também, às 19h30. Depois, durante a semana, há várias opções de lazer na cidade. Se o tempo estiver bom (chove muito nessa época), vá caminhar no Ibirapuera e aproveite para ver o belo acervo do Museu de Arte Moderna. Quer fazer compras? Se o seu bolso deixar, vá dar uma volta pela rua Oscar Freire. Se não, tem shopping nessa cidade que não acaba mais, os mais novos e luxuosos são o Cidade Jardim e o JK, que não são baratos. Quer beber algo e se divertir com os amigos depois dos jogos? Pegue um táxi e vá para a Vila Madalena. Os arredores do cruzamento das ruas Mourato Coelho e Aspicuelta são movimentadíssimos.

O QUE ESPERAR DO BRASIL OPEN 2013?

Quem realmente gosta de tênis certamente não vai perder as primeiras rodadas para ver de perto alguns jogadores top. David Nalbandian está perto do fim da carreira, mas seu estilo de jogo ainda é encantador. Quem observa de perto seus golpes curtos entende o porquê de Federer sempre ter tido dificuldade ao enfrentá-lo. Por mais criticado que seja, Stanislas Wawrinka é um tenista para ser acompanhado. Seu jogo é repleto de alternativas, mas sempre foi e será ofuscado pela imagem que temos de outro suíço mais famoso. Juan Monaco é outro jogador por vezes desprestigiado, mas a verdade é que Pico, apesar dos altos e baixos, tem uma “gana” fora do comum. Já o tricampeão Nicolas Almagro tem uma potência de golpes fenomenal. Quem acredita que sua esquerda de uma mão pode ser uma fraqueza, logo descobre que ela também desfere batidas fortíssimas. A intensidade de seu jogo é espantosa. No mais, vale a torcida por Bellucci.

BRASIL OPEN 2013
De 9 a 17 de fevereiro no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera e Ginásio Mauro Pinheiro) – Rua Manoel da Nóbrega, 1.361 - Paraíso - São Paulo

INGRESSOS:
Ticketsforfun.com.br ou nas bilheterias do Credicard Hall (av. Nações Unidas, 17.955), ou bilheterias do Ginásio do Ibirapuera (a partir de 22 de janeiro)

Arnaldo Grizzo

Publicado em 21 de Janeiro de 2013 às 09:59


Torneio

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2013

Revista TÊNIS 112 · Fevereiro/2013 · Brasil Open 2013

O ATP brasileiro recebe Nadal na edição de 2013