Torneio Brasileirão
Os destaques do Brasileirão e da Copa das Federações 2015
No começo de julho, uma multidão de jovens de todas as partes do Brasil estiveram reunidos no Praia Clube, em Uberlândia, Minas Gerais, para disputar os mais importantes torneios juvenis brasileiros: o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil (Brasileirão) e a Copa das Federações.
Neste ano, a categoria sub-23 anos foi uma das que mais chamou a atenção, não somente por reunir jovens que estão prestes a despontar no circuito profissional, mas também por proporcionar a eles um “empurrãozinho” para seguirem seus caminhos. Os vencedores no masculino e feminino ganharam considerável prêmio em dinheiro, mas as mulheres tiveram um incentivo a mais, uma vaga no qualifying do Brasil Tennis Cup, o WTA de Florianópolis.
Quem levou a melhor foi a carioca Ingrid Gamarra Martins, de 19 anos. “Estou muito feliz, era o meu objetivo principal participar do WTA”, afirmou a campeã, que disputou o quali do torneio catarinense pela segunda vez. Para garantir a vaga, ela venceu a mato-grossense Isabella Capato Camargo por 6/0 e 6/4 na final.
Entre os homens, Igor Marcondes, um dos destaques juvenis brasileiros, sagrou-se campeão ao derrotar outra jovem promessa, Gabriel Sidney, por 6/2 e 6/1. Ambos estão entre os top 100 do ranking de 18 anos da ITF.
Nos 16 anos, Marcelle Cirino, que em 2013 havia sido campeã brasileira na categoria 14 anos, voltou a levantar o troféu. Na final, ela bateu Laura Wayerbacher por 6/2 e 6/3. Laura, no ano passado, havia sido vice nos 14 anos. Jogando na categoria acima, ela surpreendeu e, na semi, superou a primeira colocada do ranking de 16, Nathalia Gasparin.
Entre os meninos, o goiano Armando Ferreira parecia embalado depois de superar o qualifying e alcançar a final, mas parou no bom jogo do carioca Christian Oliveira, por 6/2 e 7/6(3).
Na categoria 14 anos, Alexandra Silva, que havia sido vice nos 12 anos no Brasileirão 2013, venceu a decisão contra a brasiliense Luiza Fullana – que precisou passar pelo quali e superou a número 1, Nalanda Silva, na semi – por complicados 3/6, 6/3 e 6/4.
Entre os garotos, a vitória ficou com o cearense Jackson Xavier, campeão da etapa de Natal do Circuito Juvenil Correios semanas antes. Ele conquistou o título ao vencer o baiano Natan Rodrigues (vice nos 12 anos do Brasileirão 2014) por 7/6(2) e 6/1. “Foi uma grande conquista para mim porque eu nunca tinha ganhado o Brasileirão e nunca tinha me saído tão bem assim”, comemorou Xavier.
Na categoria 12 anos, os troféus ficaram nas mãos de Camilla Bossi e Pedro Boscardin Dias. Camilla superou a número 1 do ranking, a goiana Lorena Cardoso, por 6/2 e 6/4. Lorena havia sido campeã dos 10 anos em 2013, assim como Dias. O garoto, porém, sagrou-se bicampeão dos 12 neste ano ao derrotar o mineiro João Loureiro por 6/0 e 6/3.
Por fim, na Copa das Federações, São Paulo recuperou a hegemonia ao superar o Rio Grande do Sul e o Paraná, respectivamente segundo e terceiro colocados neste ano. No ano passado, os paulistas haviam perdido o título para Minas Gerais, que, em 2015, ficou apenas em quarto. São Paulo esteve presente em sete das oito finais possíveis, vencendo quatro.
Classificação final Copa das Federações |
São Paulo – 140 pontos Rio Grande do Sul – 108 pontos Paraná – 83 pontos Minas Gerais – 73 pontos Santa Catarina – 72 pontos Goiás – 72 pontos Distrito Federal – 58 pontos Rio de Janeiro – 49 pontos Bahia – 45 pontos Ceará – 28 pontos Mato Grosso do Sul – 26 pontos Pernambuco – 24 pontos Amazonas – 14 pontos Paraíba – 12 pontos Mato Grosso – 10 pontos Pará – 7 pontos Maranhão – 5 pontos |
Resultados finais do brasileirão |
Simples 12 anos 14 anos 16 anos Sub-23 anos |
Publicado em 23 de Agosto de 2015 às 00:00
Vitória em Florianópolis coloca Teliana no top 50