Miami

Direto para Miami

Está indo para Miami e não sabe o que fazer por lá? Aqui vão 10 dicas para aproveitar tudo o que o segundo Masters 1000 do ano pode oferecer


UM DOS ÍCONES TURÍSTICOS dos Estados Unidos - é um dos três destinos mais procurados do país -, a cidade de Miami é a queridinha dos brasileiros. Cerca de 500 mil passam por lá anualmente, atraídos pelas praias, lazer, compras, cenários encantadores e bons restaurantes. Para os amantes de tênis, Miami é ainda mais atrativa, já que, em março, é a casa do segundo Masters 1000 da temporada. Por que, então, não unir o útil ao agradável e fazer tudo de uma vez? Alternar passeios turísticos com os jogos que certamente vão ser inesquecíveis. Aqui vão dez dicas para você aproveitar tudo o que esta cidade mágica pode proporcionar.

1. Passeie pelo Bal Harbour Shops - Quem costuma passear pelo Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, vai notar a semelhança. O shopping a céu aberto, que fica ao norte de Miami, abriga algumas das marcas mais luxuosas do mundo. Na lista estão Armani, Cartier, Prada, Chanel, Marc Jacobs, Jimmy Choo e Neiman Marcus. Um detalhe: lá fazem compras, por exemplo, Jennifer Lopez e Oprah Winfrey. Na hora do almoço, boas opções são o Carpaccio, um restaurante para ver e ser visto, e o bistrô francês La Goulue.

2. Visite o Miami Design District - uma das regiões de maior ascensão dos últimos anos, o Design District se tornou referência em decoração. Ele reúne, num diâmetro bem pequeno, galerias de arte, lojas conceito, decoração e bons bares e restaurantes. Entre as grandes redes, marcam presença Christian Louboutin, Fendi Casa, Kenzo Maison, Y-3 (loja conceitual da Adidas em parceria com o designer Yohij Yamamoto) e a Marimekko. Um dos restaurantes mais badalados da região é o Michael's Genuine Food & Drink, famoso por suas tapas espanholas, e o W Wine Bistrô, com sua carta de mais de 200 vinhos, muitos deles de pequenos produtores.

fotos: divulgação

3. Vá ao Distrito Art Deco - Praticamente um museu a céu aberto, o distrito de Art Deco foi o primeiro bairro do século XX a ter reconhecimento pelo Registro Nacional de Locais Históricos, com cerca de 800 estruturas históricas. Andar por lá admirando as construções sofisticadas é uma delícia. Aproveite para passear pela Lincoln Road, uma das ruas mais conhecidas do bairro, que é comparada à Rodeo Drive de Los Angeles. Uma dica é sentar para observar o movimento em algum dos cafés da região, como o Van Dyke ou o Segafredo, que costuma ficar bem cheio ao entardecer.

4. Faça um tour pelos museus da cidade - Visitar uma cidade e não passar por seus principais museus é um pecado, ainda mais se tratando de Miami. Inclua na lista o Museu Vizcaya, que foi a residência milionária de James Deering, fundador de Miami; o Miami Art Museum, cujo acervo de arte contemporânea é bem interessante; o Museu da Ciência de Miami, uma mistura de museu de ciência, planetário e zoológico (com os famosos crocodilos da Flórida) e o Museu da Criança, que oferece programas ligados à ciência, história, literatura e cultura em geral para os pequenos.

5. Conheça Little Havana - Em Nova York há a Little Brazil e, em Miami, os cubanos têm a Little Havana, também conhecida como Calle Ocho, que fica em Downtown. Como o nome sugere, o que não falta na vila são charutos, música latina e comida típica. Há diversos restaurantes que servem comida cubana e também de outros países latinos. Na última sexta-feira de cada mês há ainda as Viernes Culturales, uma festa que celebra a cultura cubana como um todo.

6. Navegue no Biscayne Bay Sightseeing Cruise - O passeio de barco dura cerca de 90 minutos e percorre toda a baía de Biscayne. O tour passa por diversas casas espetaculares de lá, como a de Xuxa e de Julio Iglesias, por exemplo.

7. Assista a um jogo da NBA - Durante a semana de jogos do Masters 1000 de Miami, haverá um duelo imperdível na NBA. O time da casa, Miami Heat, e o atual campeão da liga, Dallas Mavericks, se enfrentarão no dia 29 de março, na AA Arena, numa reedição da final de 2011.

8. Banhe-se na Piscina Veneziana - A histórica piscina pública de Miami, que fica em Coral Gables e tem mais de 3 milhões de litros de água fresca, é o lugar perfeito para passar uma tarde ensolarada com a família.

9. Faça um passeio ecológico - Miami é cheia de parques e áreas ricas em fauna e flora. Dois dos parques mais visitados de lá são Zoo Miami (ex-Metrozoo), uma área de 117 hectares construída sobre uma antiga base militar onde os animais circulam livremente (lá estão alguns raríssimos tigres brancos) e o Everglades Safari Park, o maior parque marinho do país - e que foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e como Reserva Internacional da Biosfera. Lá vivem crocodilos, garças azuis, falcões e lagartos.

fotos: divulgação

10. Conheça seus restaurantes - A fama da diversidade gastronômica de Miami se prova nas inúmeras opções de restaurantes. Há os clássicos, como o Joe's Stone Crabs e seus famosos caranguejos sazonais (só são servidos na temporada de outubro - maio) e o News Café, que fica na Ocean Drive e é perfeito para apreciar o movimento. Mas há outros muito bons, como o Prime 112, a steakhouse mais disputada da cidade; o Azul, de cozinha mediterrânea e carta de vinhos premiada; o Blue Door Fish, sucesso que tem como chef o brasileiro Claude Troisgros; Casa Tua Restaurant, eleito o melhor italiano da cidade e o Dolores but you can call me Lolita, um badalado restaurante em Downton que tem dois cardápios: um mais básico, o Lolita, e outro mais sofisticado, o Dolores.

Carolina Almeida

Publicado em 29 de Fevereiro de 2012 às 09:09


Torneio Turismo Dicas de Turismo Dicas de Viagem O que fazer em Miami Masters 1000 de Miami

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2012

Revista TÊNIS 101 · Março/2012 · Brasil Open 2012